Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 04, 11 e 26.
Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada seja uma preposição.
Analise as assertivas a seguir: I. No primeiro parágrafo, é mencionado o nome da pesquisa abordada no texto. II. No quarto parágrafo, é mencionado o principal fator determinante para compra. III. No último parágrafo, há a citação de um especialista. Quais estão corretas?
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas abaixo: I. A pesquisa Future Consumer Index foi realizada com mais de 20 mil brasileiros. II. Mais de 30% dos entrevistados esperam que a mudança climática piore nos próximos meses. III. Mais de 70% dos brasileiros entrevistados pretendem prestar mais atenção ao impacto ambiental de seu consumo no futuro. Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que encontra respaldo no texto.
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas abaixo: I. Dos brasileiros entrevistados, 60% acreditam que custa muito adquirir produtos sustentáveis. II. A falta de informação é um desafio para os consumidores verem o impacto das escolhas que fazem. III. Cerca de 66% dos entrevistados pela pesquisa Future Consumer Index consideram difícil ter acesso a produtos sustentáveis. Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que apresenta a palavra que poderia substituir corretamente o vocábulo “mudança” (l. 05) sem causar alterações significativas no trecho do texto em que ocorre.
As palavras “ambientais” (l. 01), “uso” (l. 12) e “respectivamente” (l. 17) são classificadas, respectivamente, como:
Considerando o fragmento adaptado “A falta de informação, transparência e padronização é um desafio”, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) O sujeito é classificado como composto. ( ) A oração não apresenta adjunto adnominal do sujeito. ( ) O predicado é classificado como verbal. ( ) Na oração, há um verbo de ligação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No fragmento adaptado “Os números são próximos da escala global”, o sujeito é classificado como:
O Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Porto Xavier estabelece que a carreira do magistério público municipal tem como um de seus princípios básicos:
O Art. 8 º do Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Porto Xavier determina que as Classes constituem a linha de promoção dos profissionais do(a):
Segundo o Art. 16 do Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Porto Xavier, faz parte da comissão de avaliação um representante do(a):
O Art. 17 do Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Porto Xavier afirma que as competências da Comissão de Avaliação são: I. Receber e avaliar a documentação de cada professor. II. Informar aos profissionais de educação sobre o processo de promoções em todos os seus aspectos. III. Fazer registro sistemático e objetivo da atuação do profissional da educação avaliado, dando-lhe conhecimento do resultado até 30 dias após a data do término da avaliação correspondente. Quais estão corretas?
O Art. 8º do Decreto nº 3.298/1999 estabelece como um dos instrumentos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência o(a):
De acordo com o expresso no Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Porto Xavier, professor é o profissional da educação com habilitação específica para o exercício das funções de docência nas classes de: 1. Educação infantil. 2. Ensino fundamental. 3. Educação especial. 4. Ensino técnico. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental deve: I. Sinalizar problemas com os métodos, as estratégias e as abordagens utilizados pelo professor. II. Enfatizar o julgamento de valor emitido pelo professor sobre o aproveitamento do aluno a cerca do que ele é capaz de aprender. III. Proporcionar a oportunidade aos alunos de melhor se situarem em vista de seus progressos e dificuldades, e aos pais, de serem informados sobre o desenvolvimento escolar de seus filhos. Quais estão corretas?
Fazem parte dos sistemas municipais de ensino, de acordo com o Art. 18 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os (as): I. Órgãos municipais de educação. II. Instituições públicas de ensino superior. III. Instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal. IV. Instituições de ensino fundamental criadas e mantidas pela iniciativa privada. Quais estão corretas?
Sobre o atendimento escolar, o Plano Nacional de Educação estabelece como diretriz a sua:
O Art. 17 da Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatiza que o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da(s): 1. Imagem. 2. Identidade. 3. Autonomia. 4. Ideias e crenças. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Na Pedagogia Relacional, o professor compreende que:
A Educação 5.0 apresenta como características: I. Cultura maker. II. Pensamento crítico focado em problemas complexos. III. Docente como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Quais estão corretas?
NÃO está entre os objetivos a serem reconhecidos no modelo de ensino híbrido rotação por estações:
A sala de aula invertida de aprendizagem para o domínio associa os princípios da aprendizagem para o domínio à tecnologia de informação para criar um ambiente de aprendizagem: I. Sustentável. II. Expositivo. III. Disciplinarista. Quais estão corretas?
Para Perrenoud (1999), a abordagem por competências convida, firmemente, os professores a, EXCETO:
Educar pela pesquisa significa: I. Considerar a pesquisa um princípio educativo em que aluno e professor tornam-se reprodutores de informação e conteúdo. II. O aluno perceber que os conteúdos não estão prontos e acabados e que são produtos de um trabalho de investigação provisória, que podem modificar, rever e ampliar. III. O aluno ser movido pela dúvida e encontrar prazer na descoberta e na investigação: é o aprender a aprender. Quais estão corretas?
São várias as formas de aplicação dos métodos ativos. Entre elas, podemos identificar o(a): 1. Espiral Construtivista. 2. Seminário. 3. Júri Simulado. 4. Aprendizagem Baseada em Equipes. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
O planejamento escolar assegura ao trabalho docente, EXCETO:
O filósofo e pedagogo _________ foi influenciado pelo pragmatismo de William James e preferia usar as expressões “instrumentalismo” ou “funcionalismo” para identificar a sua teoria. Defendia que as ideias estão ligadas à prática e são propriamente instrumentos para resolver problemas, portanto a relevância (ou não) e a eficácia para alcançar esse fim garantem sua validade. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
Em uma prática avaliativa mediadora, o professor deve: I. Oportunizar aos alunos muitos momentos para expressar suas ideias e retomar suas dificuldades. II. Realizar muitas tarefas em grupo para que os próprios alunos possam se auxiliar nas dificuldades, mas garantindo o acompanhamento de cada aluno a partir de tarefas avaliativas individuais em todas as etapas do processo. III. Propor, a cada etapa, tarefas relacionadas às anteriores, em uma gradação de desafios coerentes com as descobertas feitas pelos alunos, as dificuldades apresentadas por eles e o desenvolvimento do conteúdo. Quais estão corretas?
Em junho deste ano, em Porto Xavier, foi constatada a presença de uma massa de macrófitas aquáticas na área onde as balsas realizam a travessia para a Argentina. Em reservatório para geração de energia, esse fenômeno é comum, e são vários os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dessas plantas nesses ambientes, EXCETO:
Segundo Espinola e Ferreira (2007), “As barreiras geográficas durante muito tempo limitaram o movimento das espécies nativas ou indígenas, ou seja, aquelas encontradas historicamente em uma região ou ecossistema. Por exemplo, filtros biogeográficos tais como glaciações e barreiras geográficas evitam que algumas espécies colonizem certos corpos de água ou regiões elevadas. As espécies que passam por estes filtros são capazes de tolerar as condições abióticas (filtro fisiológico), passando a interagir com as espécies presentes (filtro biótico)”. Espécies introduzidas em outro ecossistema ou região onde não são historicamente encontradas, por ação antrópica (como mostra a Figura 1, acima) ou não, são denominadas:
De acordo com Montanari (2016), “As células possuem uma pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso e ribossomos. O retículo endoplasmático liso (geralmente chamado de retículo sarcoplasmático) é bem desenvolvido e armazena íons Ca2+”. Considerando essa descrição, essas células pertencem a qual tecido do corpo?
Um átomo X da família 2A (Z = 12) liga-se a um átomo Y da família 6A (Z = 8). Assinale a alternativa que apresenta a fórmula molecular do composto formado por X e Y.
Observe a Figura 2, a seguir, que apresenta uma flor típica das angiospermas. A produção de grãos de pólen ocorre no:
Sobre a evolução biológica e as teorias evolucionistas, analise as assertivas abaixo: I. Para Lamarck, a mudança evolutiva era devida a duas causas ou mecanismos: o direcionamento à perfeição (progresso) e a capacidade intrínseca de adaptação do organismo ao seu meio. II. Para Darwin, a seleção natural era o principal mecanismo causal da evolução. De acordo com essa ideia, os indivíduos tendem a se adaptar ao ambiente e às mudanças que ocorrem nele. III. A adaptação evolutiva ocorre em nível de população ao longo do tempo. Sendo assim, qualquer mudança fisiológica ou ontogenética pode ser evolutiva. Quais estão corretas?
“Trata-se de uma doença que ocorre em todo o território nacional, durante todos os meses do ano, principalmente nos meses chuvosos, favorecendo a ocorrência de surtos. Em áreas urbanas, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas, apresenta um caráter epidemiológico mais grave, devido a altas aglomerações populacionais de baixa renda, que vivem à beira de córregos, em locais com infraestrutura sanitária precária e com infestações de roedores, que são fatores que predispõem ao aparecimento de pacientes” (Brasil, 2014). O trecho acima refere-se à:
Em qual das equações abaixo os coeficientes estequiométricos estão INCORRETOS?
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre a equação da reação e o tipo de reação.





















