A necessidade de definição de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica foi posta pela emergência da atualização das políticas educacionais que consubstanciem o direito de todo brasileiro à formação humana e cidadã e à formação profissional, na vivência e convivência em ambiente educativo. Têm estas Diretrizes por objetivos: 1. Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. 2. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica. 3. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica visam estabelecer bases comuns nacionais para: 1. Educação Infantil. 2. Ensino Fundamental. 3. Ensino Médio. 4. Ensino Superior. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente está expresso que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: 1. Condições para o acesso na escola de acordo com as regras regimentais das instituições de ensino. 2. Direito de ser respeitado por seus educadores. 3. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. 4. Direito de organização e participação em entidades estudantis. 5. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Está na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em seu artigo 4º, que a Educação Básica deve se fundamentar nas seguintes competências gerais a serem desenvolvidas pelos estudantes: 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 3. Utilizar diferentes linguagens –verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade e determinação, tomando decisões, com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o artigo 4º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: 1. Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 a 17 anos de idade. 2. Educação infantil gratuita às crianças de até 6 anos de idade. 3. Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria. 4. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. 5. Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Se fossem estendidos em uma única linha, os aproximadamente 100.000 quilômetros de vasos sanguíneos de um adulto de tamanho médio circundariam a Terra 2, 4 vezes” (MCARDLE, KATCH & KATCH, 2019). As câmaras ocas do lado direito do coração realizam quais funções cruciais?
“Sob o fino controle do sistema nervoso, os músculos geram a força necessária à estabilização das estruturas esqueléticas sob uma gama vastíssima de condições” (NEUMANN, 2011). Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a estrutura muscular esquelética.
Desde a antiguidade até a contemporaneidade, com o status científico, a preocupação com a saúde, com o corpo sadio, o esporte e o treinamento sempre foram aspectos de destaque na sociedade” (LIMA, REIS JÚNIOR & BANDEIRA, 2020). “Quanto maior for a diversificação dos estímulos – é óbvio que estes devem estar em conformidade com todos os conceitos de segurança e eficiência que regem a atividade – maiores serão as possibilidades de se atingir uma melhor performance. ” A qual princípio científico do treinamento desportivo o conceito se refere?
“Compreender a constituição cultural do esporte e suas constantes transformações exige bem mais do que um currículo que priorize a dimensão técnica ou, ainda pior, que se limite a ela” (KUNZ, 2017). O autor apresenta princípios pedagógicos visando a uma transformação didático-pedagógica do esporte. Relacione os princípios da coluna 1 com suas respectivas descrições na coluna 2.
“Tudo é possível, quando é (im)possível para todo mundo” (BROTTO, 2020). Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os jogos cooperativos.
“A transformação do agir pedagógico na Educação Física escolar torna-se necessária quando a intenção é propor mudanças” (KUNZ, 2018). Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem pedagógica que considera a possibilidade de codecisão nos níveis de planejamento, objetivos, conteúdos e formas de decisão e comunicação no ensino. As experiências têm relação com o enfoque pedagógico sociocrítico. Acompanha esta nova concepção a necessidade de compreendê-la por intermédio de algumas fundamentações teóricas e exemplos práticos.
“O treinamento intervalado (TI) pode ser definido pela realização de esforços repetidos em alta intensidade intercalados com períodos de recuperação em baixa ou nenhuma intensidade” (BILLAT, 2001). Analise as afirmativas abaixo sobre o treinamento intervalado.
“A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada de cultura corporal” (CASTELANI FILHO, et al, 2009). Analise as afirmativas abaixo sobre a cultura corporal.
“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que “nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório” (BRASIL, 2018). Para a BNCC, todas as práticas corporais (cultura corporal) podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino. Ainda assim, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser atendidos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os critérios de progressão, de acordo com a BNCC.


























