Assinale a alternativa que indica o sentido dado pela leitura do trecho a seguir, retirado do texto:
“A ‘pessoa física’ acabou ficando em segundo plano, e ele inclusive deixou de praticar esportes”.
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. Thiago se demitiu de uma empresa na qual era funcionário havia 14 anos porque buscava tornar-se sócio de um novo empreendimento.
II. Thiago ficou com mais de 100 kg durante a pandemia por focar na vida profissional e colocar sua saúde em segundo plano.
III. As prioridades da vida são estabelecidas com base em pressões externas. Segundo o texto, a família e os relacionamentos amorosos não são considerados como fonte de pressão.
Quais estão corretas?
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 14, 25 e 38.
Assinale a alternativa na qual o trecho retirado do texto NÃO apresenta a linguagem figurada.
Assinale a alternativa que indica a correta possibilidade de reescrita do trecho a seguir, sem que, com isso, sejam causadas alterações significativas ao seu sentido original.
“Thiago garante que o movimento inicial para a mudança foi muito racional”.
Assinale a alternativa que indica o sentido correto introduzido pela expressão “Por isso” (l. 15).
Assinale a alternativa que indica a correta transposição do trecho a seguir, retirado do texto, para a voz passiva.
“O gestor de finanças também começou a acompanhar a esposa nos treinos de corrida e a treinar triatlo”.
Assinale a alternativa que indica a correta transitividade da forma verbal sublinhada no trecho a seguir, retirado do texto, considerando essa situação de ocorrência.
“O gestor de finanças passou mais de uma década dedicando grande parte de sua energia ao trabalho”.
Considerando o emprego correto das preposições, analise as assertivas abaixo a respeito do trecho a seguir, retirado do texto:
“O foco na vida profissional fez com que abandonasse o hábito e parasse de cuidar da saúde. Assim, chegou aos 106 quilos na época da pandemia”.
I. Em “na vida profissional”, há a contração da preposição “em” com o artigo definido feminino singular “a”.
II. Em “chegou aos 106 quilos”, há a combinação da preposição “a” e do artigo definido masculino plural “os”.
III. Em “fez com que”, há a preposição “com” empregada indicando “companhia”.
Quais estão corretas?
Considerando o vocábulo “desgastado” (l. 22), analise as assertivas a seguir:
I. Trata-se de um substantivo que apresenta flexão de gênero.
II. A palavra é um adjetivo formado a partir de um verbo.
III. Um sinônimo possível para tal vocábulo é “deflagrado”.
Quais estão corretas?
O nome da cidade de Passo do Sobrado foi criado em ______, pelo fato de haver uma passagem em um arroio, situado na entrada da cidade. Próximo a esse arroio, havia uma casa de madeira, conhecida como “sobrado”. Então, carroceiros e tropeiros atribuíram a essa passagem o nome de “passo do sobrado”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Na década de 1930, Passo do Sobrado teve seu nome alterado. No entanto, a população não ficou satisfeita com o novo nome e iniciou uma campanha para a retomada do nome original. Com qual nome a cidade foi rebatizada, voltando posteriormente ao seu nome original?
Em 1993, o programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book como a atração de televisão:
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 aconteceram de 28 de agosto a 8 de setembro. Durante 12 dias, mais de 4 mil atletas de 184 países competiram em 22 modalidades na capital francesa. O Brasil chegou forte para a disputa e contou com uma delegação de 280 atletas, tendo a maior participação feminina na história do país, com 117 representantes. Nessa edição, quantas medalhas, entre bronze, prata e ouro, o Brasil conquistou?
O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou, no dia 30 de agosto de 2024, a suspensão de uma rede social no Brasil. Qual é o nome dessa rede social?
Segundo o seu art. 3 º, o referido Plano terá como princípios básicos a qualificação, a dedicação e a valorização dos profissionais da educação, assegurando aos seus integrantes, em observância aos princípios constitucionais:
1. Ingresso mediante aprovação em concurso público de provas e títulos.
2. Melhoria da qualidade de ensino.
3. Promoção através da produtividade do trabalho executado na comunidade.
4. Condições de trabalho com pessoal de apoio qualificado e material didático adequado.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
De acordo com o art. 9 º do referido Plano, cabe aos profissionais da educação:
I. Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Organizar, planejar e selecionar as atividades de articulação da escola, com as famílias e a comunidade.
III. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
Quais estão corretas?
Compete à Comissão de Avaliação da Promoção, de acordo com o art. 24 da referida Lei:
I. Fazer registro objetivo e seletivo da atuação do profissional da educação avaliada, dando-lhe conhecimento do resultado em até 30 dias após a data do término da avaliação correspondente, para seu pronunciamento.
II. Informar aos profissionais da educação sobre o processo de promoções em todos os seus aspectos.
Quais estão corretas?
O art. 26 do Plano afirma que os profissionais da educação são distribuídos na rede municipal de ensino, para o desempenho de suas atividades, mediante:
I. Reversão.
II. Remoção.
III. Lotação.
IV. Designação.
Quais estão corretas?
Entre os direitos dos integrantes do magistério, dispostos no art. 53 do Plano, estão:
1. Elaborar de forma independente e individual o projeto político-pedagógico da sua unidade de ensino.
2. Ter oportunidade de frequentar cursos de formação, atualização, aperfeiçoamento e especialização profissional.
3. Ser discriminado no exercício da função, em decorrência da forma de admissão no magistério público municipal.
4. Receber, através do serviço especializado de educação, assistência ao exercício profissional.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
O art. 46 do referido Plano afirma que os integrantes do magistério público municipal, com titulação específica, que atuam em classe de educação especial ou classe de apoio a alunos especiais, com no mínimo 7 alunos, fazem jus a um percentual de incentivo correspondente a _____, calculado sobre o vencimento básico da carreira.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Segundo o art. 54 da Lei nº 8.069/1990, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
De acordo com o art. 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é incumbência dos estabelecimentos de ensino:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica destacam que a complementaridade e a articulação entre a base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental possibilitam o (a):
I. Homogeneização da cultura nacional em detrimento das culturas e valores regionais.
II. Atendimento das necessidades dos alunos.
Quais estão corretas?
A Meta 2 do Plano Nacional de Educação (PNE) tem a faixa etária dos 06 aos 14 anos como público-alvo e suas estratégias têm como foco o(a):
De acordo com Gandin (2014), em que etapa do plano ocorre a comparação entre o ideal e o real?
Os centros de interesses, criados por Decroly, constituem um método globalizador e interdisciplinar. Neles, há três etapas básicas na abordagem de cada grande tema ou assunto, que são:
De acordo com Flôres e Aguiar (2014), são características que compõem os Objetos de Aprendizagem (OAs):
1. Adaptabilidade: adaptável a qualquer ambiente de ensino.
2. Interoperabilidade: habilidade de operar através de uma variedade de hardware, sistemas operacionais e browsers, com intercâmbio efetivo entre diferentes sistemas.
3. Reusabilidade: o objeto deverá ser reutilizável diversas vezes em diferentes contextos de aprendizagem.
4. Acessibilidade: acessível facilmente via Internet para ser usado em diversos locais.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Em uma Educação 5.0, o estudante é estimulado a desenvolver, através de projetos interdisciplinares, o desenvolvimento das denominadas soft skills. Estão entre elas, EXCETO:
Assinale a alternativa correta sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Segundo Paulo Freire, são características da “educação bancária”:
I. É fundamentada na transmissão de conteúdos e na experiência do professor.
II. Atribui uma importância suprema ao conteúdo e espera que os alunos o absorvam e o reproduzam sem modificações em provas e exames.
III. Torna o aluno um ser passivo, exímio memorizador e deve manejar conceitos abstratos.
Quais estão corretas?
“A aprendizagem invertida é um modelo híbrido, ativo, que faz todo sentido em um mundo conectado, móvel e digital” (Moran, 2019). Segundo o autor, um dos motivos para a realização da aprendizagem invertida é o fato de que ela:
Sobre a importância do Planejamento, segundo Menegolla (2014), é INCORRETO afirmar que:
Sant’Anna (2014), ao analisar critérios de correção de instrumentos de avaliação, enfatiza que:
I. O progresso dos alunos deve ser avaliado comparando-os uns com os outros.
II. As avaliações devem ser um meio para confirmar o progresso do aluno e o alcance dos objetivos estabelecidos.
III. Os testes devem ser elaborados de forma predominantemente objetiva e aplicados sempre ao final dos cursos.
Quais estão corretas?
Sobre a avaliação por rubrica, analise as assertivas abaixo:
I. É uma ferramenta apropriada para emitir juízo de valor sobre o aluno e para verificar a quantidade de conteúdos internalizados por ele ao final de um período.
II. Na avaliação por rubrica, atribui-se pesos aos diferentes critérios e níveis de conquista do aluno.
III. A avaliação por rubrica mede o avanço e a progressão do estudante, indo ao encontro da avaliação formativa.
Quais estão corretas?
Ao analisarmos o desenvolvimento motor na infância a partir dos estudos de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), no que diz respeito às habilidades de locomoção na infância, os autores pontuam seis habilidades, que são: correr, galopar, correr lateralmente, skip, saltar e saltitar. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição da habilidade skip.
De acordo com as regras de natação, presentes na página da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, existe o seguinte conjunto de provas: estilo livre; nado de costas; nado de peito; nado borboleta; e Medley individual e revezamento Medley. A respeito da forma de saída para cada um dos estilos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A saída nas provas estilo livre, peito, borboleta e individual Medley será com mergulho.
( ) A partida nas provas de nado costas e revezamento Medley será na água.
( ) A saída nas provas estilo livre, costas, borboleta e individual Medley será com mergulho.
( ) A partida nas provas de nado peito e revezamento Medley será na água.
( ) A saída nas provas estilo costas, peito, borboleta e individual Medley será na água.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Vasconcellos (2002), planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Com base nos estudos desse autor, assinale a alternativa correta.
De acordo com Coll et al. (2000), se encontra uma tentativa de ampliar o conceito de conteúdo por meio das seguintes questões: o que se deve saber; o que se deve saber fazer; e como se deve ser. Essas questões buscam alcançar os objetivos educacionais. Nesse direcionamento, se atribui aos conteúdos um conjunto de três dimensões, que são:
Nas provas de atletismo, há um conjunto amplo de modalidades. Entre elas, se encontram as provas de revezamento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conjunto de distâncias oficiais nas provas de revezamento.


























