Provas para Download

Prova Professor de Educação Básica - Pref. Jijoca de Jericoacoara/CE
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-educacao-basica.pdf
PDF
professor-de-educacao-basica.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-educacao-basica.pdf
PDF
professor-de-educacao-basica.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-de-educacao-basica.pdf
PDF
professor-de-educacao-basica.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 21 Q3036610 Q16 da prova

A temática do financiamento da educação tem assumido importante papel na compreensão da organização e da gestão da educação, particularmente a partir de estudos e análises que exploram a relação entre o financiamento, as políticas educacionais e o Estado no Brasil, ganhando densidade também no sub-campo da economia da educação. Essa discussão constitui-se em tarefa complexa em vista das condições materiais nas quais o financiamento se efetiva no país envolvendo os diferentes entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios) e a esfera privada. Apesar da complexidade da temática, a compreensão da estrutura e das bases do financiamento da educação coloca-se como uma necessidade para toda a sociedade, devendo envolver, especialmente, os gestores educacionais, os profissionais da educação, os pais, os estudantes e a comunidade local. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir sobre o financiamento da educação pública.

  1. Se compreendermos o orçamento como o cálculo da receita que se deve arrecadar em um exercício financeiro e das despesas que devem ser feitas pela administração, podemos inferir que o planejamento das ações da educação, dos sistemas e das escolas deve ser cuidadosamente pensado, tendo em vista que colocar essas ações em prática depende, em grande parte, das condições objetivas (condições financeiras, materiais e humanas) do poder central e local.
  2. Além de definir a educação como um direito de cidadania e estabelecer a responsabilidade de cada ente federado (União, estados e municípios) para que a oferta da educação básica seja garantida, a Constituição Federal de 1988 vincula um percentual de recursos específicos que cada ente governamental deve aplicar na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).
  3. Segundo o artigo 212 da Constituição Federal de 1988, alterado pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996, o ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas, na forma da lei. A base do salário educação é a folha de contribuição da empresa para a previdência social.
Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) correta(s).

Reportar Erro
Questão 2 de 21 Q3036611 Q17 da prova

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Todas as alternativas a seguir indicam corretamente metas desse PNE, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 3 de 21 Q3036612 Q18 da prova

O ProUni, Programa Universidade para Todos, foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo em contrapartida isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao programa.

Assinale a alternativa incorreta a respeito dessa política de incentivo ao ensino superior.

Reportar Erro
Questão 4 de 21 Q3036613 Q20 da prova

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 5 de 21 Q3036614 Q21 da prova

Conforme o Art. 214 da Constituição Federal de 1988, a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a alguns objetivos. Assinale a alternativa que indica corretamente alguns desses objetivos.

Reportar Erro
Questão 6 de 21 Q3036615 Q22 da prova

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 7 de 21 Q3036616 Q23 da prova

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 8 de 21 Q3036617 Q24 da prova

Conforme o Art. 9 da Lei nº 9.424 de 24 de dezembro de 1996, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, no prazo de seis meses da vigência desta Lei, dispor de novo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, de modo a assegurar algumas situações. Todas as alternativas a seguir indicam corretamente tais situações, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 9 de 21 Q3036618 Q25 da prova

Os conteúdos não devem ser trabalhados como simples transmissão. É necessária uma abordagem crítica para que o ensino proporcione ao aluno uma melhor compreensão da realidade, possibilitando uma ação consciente sobre a mesma. É no contexto escolar que o professor deverá ter clareza sobre a integração entre os conteúdos, os objetivos, a metodologia utilizada e a avaliação para que os alunos consigam, através de atividades propostas pelo professor, perceber a importância e a significação da aprendizagem.

Reportar Erro
Questão 10 de 21 Q3036619 Q26 da prova

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. Nesse sentido, foram então estabelecidos alguns critérios para definir e escolher os temas transversais. Relacione cada um dos critérios a seguir com sua respectiva justificativa.

  1. Urgência social.
  2. Abrangência nacional.
  3. Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
  4. Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.
( )Por ser um parâmetro nacional, a eleição dos temas buscou contemplar questões que, em maior ou menor medida e mesmo de formas diversas, fossem pertinentes a todo o País. Isso não exclui a possibilidade e a necessidade de que as redes estaduais e municipais, e mesmo as escolas, acrescentem outros temas relevantes à sua realidade.
( )Esse critério norteou a escolha de temas ao alcance da aprendizagem nessa etapa da escolaridade. A experiência pedagógica brasileira, ainda que de modo não uniforme, indica essa possibilidade, em especial no que se refere à Educação para a Saúde, Educação Ambiental e Orientação Sexual, já desenvolvidas em muitas escolas.
( )Esse critério indica a preocupação de eleger como Temas Transversais questões graves, que se apresentam como obstáculos para a concretização da plenitude da cidadania, afrontando a dignidade das pessoas e deteriorando sua qualidade de vida.
( )A finalidade última dos Temas Transversais se expressa neste critério: que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença, intervir de forma responsável. Assim, os temas eleitos, em seu conjunto, devem possibilitar uma visão ampla e consistente da realidade brasileira e sua inserção no mundo, além de desenvolver um trabalho educativo que possibilite uma participação social dos alunos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

Reportar Erro
Questão 11 de 21 Q3036620 Q27 da prova

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é o resultado de reflexões sobre os objetivos da educação, uma definição de caminhos e procedimentos a serem empreendidos por todos os envolvidos com o processo educativo. Sobre o PPP, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 12 de 21 Q3036621 Q28 da prova

Ao longo da idade escolar (de 6 a 11 anos), o crescimento cognitivo possibilita que as crianças desenvolvam conceitos mais elaborados sobre ela mesma, assim como maior controle emocional. Essas emoções podem ser positivas ou negativas, são automáticas, inconscientes e preparam o nosso corpo para agir diante do perigo, de situações incômodas ou mesmo diante de situações prazerosas. Ao tomarmos consciência dessas reações emocionais, experimentamos sentimentos que precisamos aprender a reconhecer e a lidar. Sobre o desenvolvimento emocional de crianças em fase escola, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 13 de 21 Q3036622 Q29 da prova

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 14 de 21 Q3036623 Q30 da prova

A função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura socialmente valorizada, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social foi delegada à instituição escola. Pensando na escola em seu contexto social, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 15 de 21 Q3036624 Q31 da prova

A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de se trabalhar o conhecimento que buscam uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Com isso, busca-se conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispomos para conhecê-la e não porque o seja em si mesma. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

  1. Com a interdisciplinaridade questiona-se essa segmentação dos diferentes campos de conhecimento. Buscam-se, por isso, os possíveis pontos de convergência entre as várias áreas e a sua abordagem conjunta, propiciando uma relação epistemológica entre as disciplinas.
  2. Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, porém para trabalhar os temas transversais adequadamente deve-se ter uma perspectiva disciplinar única.
  3. Através da interdisciplinaridade torna-se possível a aproximação com mais propriedade dos fenômenos naturais e sociais, que são normalmente complexos e irredutíveis ao conhecimento obtido quando são estudados por meio de uma única disciplina. As interconexões que acontecem nas disciplinas são causa e efeito da interdisciplinaridade.
Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) correta(s).

Reportar Erro
Questão 16 de 21 Q3036625 Q32 da prova

A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia, dos conteúdos ou dos objetivos. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 17 de 21 Q3036626 Q34 da prova

Em cada uma das salas de aula de uma escola, existem 30 carteiras. Distribuídos os alunos da escola nas salas, uma delas fica com exatamente 20 carteiras vazias e, as demais, totalmente ocupadas. Utilizando quatro salas a menos e acrescentando 10 carteiras em cada uma delas, todas ficam totalmente ocupadas. O número de alunos da escola é:

Reportar Erro
Questão 18 de 21 Q3036627 Q35 da prova

No início de um ano, uma pessoa investiu R$ 5.000,00 em um fundo de ações. No 1º trimestre do ano, ela perdeu 30% do que havia investido e, no 2º trimestre, recuperou 30% do que havia perdido. Dessa forma:

Reportar Erro
Questão 19 de 21 Q3036628 Q36 da prova

Na compra de um televisor de LCD, Rodrigo optou por pagar o valor de R$ 2.000,00 em duas prestações iguais: a primeira, no momento da compra e, a segunda, após um mês. Considere que a loja cobra a taxa de juros de 5% sobre o saldo devedor e marque a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 20 de 21 Q3036629 Q38 da prova

Educação ambiental é uma área do ensino voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais e não poluindo o meio ambiente. Sobre a Educação Ambiental, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 21 de 21 Q3036630 Q39 da prova

O Ceará é o 11º menor estado do Brasil em área, distribuído ao longo de 148.887,632 km², e apresenta uma formação geomorfológica relativamente simples. Sobre a geografia do Estado do Ceará, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota