Segundo José Marcelino Poersch, “[...] A alfabetização é uma atividade pedagógica, inserida no processo ensino/aprendizagem de línguas, que tem como escopo munir o cidadão com mais um instrumento de comunicação verbal, a escrita. Seu objetivo primário concentra-se na decodificação de uma mensagem oral numa mensagem escrita e vice-versa.” (Poersch, 1983,p.32).
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A habilidade de ler e escrever, nos dias atuais, é colocada na base de todo o sistema de ensino, pois é um pressuposto operacional.
II. Tanto o ensino de disciplinas culturais quanto o treinamento de disciplinas técnicas e artísticas não têm, no material escrito, sua fonte de informação e de formação.
III. A habilidade de ler e escrever é uma tarefa altamente complexa e sujeita à influência de inúmeras variáveis.
IV. Na alfabetização, diversos fatores interagem: pedagógicos, psíquicos, sociais e linguísticos, sendo que cada um deles responde, parcialmente, pela consecução do objetivo final, que é a habilidade de ler e escrever.
“O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, envolverá articulação entre passado, presente e futuro no âmbito de experiências, construções e pensamentos produzidos em diferentes circunstâncias e realidades do povo negro.” (Diretrizes Curriculares da Educação Básica, p. 485).
Leia as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A educação das relações étnico-raciais se desenvolverão no cotidiano das escolas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, como conteúdo de, principalmente, Educação Artística, Literatura e História do Brasil, sem prejuízo das demais.
( ) O ensino de História Afro-Brasileira abrangerá, entre outros conteúdos, iniciativas e organizações negras, incluindo a história dos quilombos, a começar pelo de Palmares, e de remanescentes de quilombos, que têm contribuído para o desenvolvimento de comunidades.
( ) O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana se fará por diferentes meios, em atividades curriculares ou não, em que se explicite, busque compreender e interpretar, na perspectiva de quem o formule, diferentes formas de expressão e de organização de raciocínios e pensamentos de raiz da cultura africana.
( ) É meio privilegiado para a educação das relações étnico-raciais e tem por objetivos o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, garantia de seus direitos de cidadãos, reconhecimento e igual valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A língua é um fator social que sofre mudanças continuamente, por isso é preciso ter plena consciência de que a gramática normativa não pode ser tomada como verdade absoluta. O ensino de língua materna na sala de aula, mais especificamente o ensino de gramática, tem sido foco de muitas discussões no sentido de estabelecer novas bases teóricas e práticas, visto que tal ensino encontra-se distante da realidade de seus aprendentes, não fazendo, em muitas das vezes, nenhum sentido para eles. Assinale a alternativa incorreta.
Leia a afirmação abaixo, sobre Literatura:
Nem todos os povos e culturas chegaram a ter domínio da _______. Apesar disto, praticamente todos eles tiveram algum tipo de manifestação literária. Literatura é ________, é a arte da ________. Conhecê-la equivale a compreender um pouco da nossa própria história e de nossa condição humana.” (Cereja e Magalhães, 2005, p.18).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“Interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva: dizer alguma coisa a alguém, de uma determinada forma, num determinado contexto histórico e em determinadas circunstâncias de interlocução. Isso significa que as escolhas feitas ao produzir um discurso não são aleatórias, ainda que possam ser inconscientes, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado” (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 20-21).
Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Leia a citação abaixo, de Mikhail Bakhtin, acerca da intertextualidade:
“Os enunciados não são _______, nem autossuficientes; são mutuamente _______ e refletem um ao outro... Cada enunciado é pleno de ecos e ______ de outros textos, com os quais se relaciona pela comunhão da esfera da comunicação ________. [...] Cada enunciado refuta, confirma, complementa e depende dos outros; pressupões que já são conhecidos, e de alguma forma os leva em conta.” (Bakhtin, apud Cochar & Magalhães, 2009, p.47).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Segundo Roman Jakobson, são seis as funções da linguagem, e elas são muito úteis para análise e produção de textos:
a referencial (referente), a emotiva (emissor), a conativa (receptor), a fática (canal de comunicação), a metalinguística (código) e a poética (mensagem).
Assinale a alternativa incorreta.
Segundo Cereja & Magalhães (2005, p.30), “As palavras não apresentam um sentido único. Dependendo da forma como são utilizadas ou da situação em que são empregadas, podem assumir diferentes sentidos. Além disso, toda palavra é uma resposta a outra palavra; e, no diálogo entre as palavras e os textos, as palavras ainda podem ganhar novos sentidos”.
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A denotação e a conotação são elementos importantes para a construção de sentido na linguagem literária.
( ) As palavras ou os enunciados são conotativos quando apresentam o sentido literal, do dicionário.
( ) A linguagem publicitária frequentemente emprega recursos da linguagem literária, como a conotação, a polissemia, a ambiguidade e a aliteração.
( ) As palavras ou os enunciados são denotativos quando apresentam sentido figurado, determinado pela situação e pelo contexto histórico-cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
As diferentes formas que um texto pode apresentar, buscando responder a diferentes intenções comunicativas, é chamado de tipologias textuais, cujas finalidades podem ser: contar, argumentar, informar etc. Diante disso, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Art. 44: “A Educação de Jovens e Adultos, voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, é pautada pela inclusão e pela qualidade social” (Diretrizes Curriculares, da Educação Básica, p. 141).
Sobre o que é requerido nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Um processo de gestão e financiamento que lhe assegure isonomia em relação ao Ensino Fundamental regular.
II. Um modelo pedagógico próprio que iniba a apropriação e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais.
III. A implantação de um sistema de monitoramento e avaliação.
IV. Uma política inconstante de formação de seus professores.
V. Maior alocação de recursos para que seja ministrada por docentes não licenciados.
“A linguagem é um lugar de interação humana, pois é por meio dela que os sujeitos praticam ações, agem sobre o ouvinte, constituem compromissos e vínculos que não preexistiam. Para o autor, “a língua só tem sentido no jogo que se joga na sociedade, na interlocução, e é no interior de seu funcionamento que se pode procurar estabelecer as regras de tal jogo” (GERALDI, 1984, p. 43).
Diante disso, assinale a alternativa incorreta.
Para o comunicólogo e intelectual Juan Diaz Bordenave, “A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar” (Bordenave, 1986, p.17-19)
Para a comunicação se estabelecer, é preciso que haja: emissor, mensagem, receptor, canal de comunicação, código e contexto. A partir destas informações, assinale a alternativa incorreta.
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais.
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, _______ existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo _______ em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas _______, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania”.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
No processo de alfabetização, podemos contar com a _______ textual para desenvolver a leitura e a escrita dos nossos alunos. Assim, utilizamos textos informativos, biográficos, instrucionais, poéticos e populares entre outros. A ______ textual permitirá aos alunos a aquisição de um conhecimento ______ dos textos que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais e, com certeza, terão ______ de compreendê-los e produzi-los quando precisarem.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
No quesito Leitura e Produção de Textos [...] “as quadrinhas, parlendas, cantigas de roda, adivinhas, trava-línguas, canções são expressões da cultura popular que foram passando de geração a geração por meio da tradição oral. Muitas destas expressões não têm autor, são de domínio público, por isso não sabemos quem as compôs. Mas grandes poetas como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira também fizeram quadrinhas. Usamos essas expressões para cantar, recitar e brincar” (p.15).
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As quadrinhas são textos que podemos usar no processo de leitura e de escrita em toda a segunda fase do Ensino Fundamental.
II. As quadrinhas têm a finalidade de criar situações descontraídas, lúdicas, de aprendizagem na sala de aula.
III. A quadrinha é uma estrofe de quatro versos, ou seja, um quarteto. As rimas são simples, assim também como as palavras que fazem parte de seu texto.
IV. Não é recomendado trabalhar semanalmente diferentes quadrinhas.
Segundo Cereja & Cochar (2009, p.43), “um texto, para ser um texto de verdade, não pode ter um punhado de frases soltas. Ele precisa apresentar conexões, tanto gramaticais quanto de ideias”, ou seja, ele precisa ter coesão e coerência textuais.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um dos princípios básicos da coerência textual é a não contradição (as ideias não podem ser contraditórias entre si nem apresentar incoerência em relação à realidade).
( ) No trecho “Chover é bom, mas eu não gosto”, o conectivo “mas” expressa sentido de consequência.
( ) Em “O menino caiu errado e chutou a bola”, temos um enunciado sem problema de coerência textual.
( ) Coesão textual são as conexões gramaticais existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto, que são essenciais para compor o sentido textual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito das Diretrizes Curriculares da Educação Básica, leia atentamente.
“O Ensino Fundamental foi, durante a maior parte do século XX, o ______ grau de ensino a que teve acesso a grande maioria da população. Em 1989, já na virada da última década, portanto, a proporção de suas ______ ainda representava mais de ¾ do total de alunos atendidos pelos sistemas escolares brasileiros em todas as etapas de ensino. Em 2009, o perfil seletivo da nossa escola havia se atenuado um pouco, com a expansão do acesso às diferentes etapas da escolaridade. Contudo, entre os 52,6 milhões de alunos da Educação ______, cerca de 66,4% estavam no Ensino Fundamental, o que correspondia a 35 milhões de estudantes, incluídos entre eles os da Educação _______ e os da Educação de Jovens e Adultos” (conforme a Sinopse Estatística da Educação Básica, MEC/INEP 2009, p.106).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A Figura de Linguagem “[...] é uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em um sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas” (Cereja & Magalhães, 2005, p.35).
Trata-se de um recurso muito utilizado na linguagem literária. Diante disso assinale a alternativa incorreta.
A segunda concepção de gramática é a descritiva, que entende a gramática como conjunto de regras que o cientista encontra nos dados que analisa, regras utilizadas pelos falantes na construção real dos enunciados.
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A gramática, nesta concepção, é um sistema de noções que descrevem os fatos de uma língua, permitindo associar as expressões dessa língua a uma descrição estrutural.
( ) As correntes linguísticas que dão base à gramática descritiva têm em comum o fato de proporem uma homogeneidade do sistema linguístico.
( ) Não é aceito, nesta corrente gramatical, as variedades linguísticas, pois estas ocorrências são consideradas, pelos estudiosos, como agramaticais.
( ) A gramática descritiva não abstrai a língua de seu contexto, ou seja, ela não trabalha com um sistema formal abstrato que regularia o uso que se tem em cada variedade linguística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.



























