A crônica apresentada, de autoria de Clarice Lispector, revela uma crítica:
Em “ Se tem propriedade, também ”, a palavra “também ” atua como um recurso de coesão:
Em “ Vamos amar que amor não tem número ”, a palavra “que” é empregada como:
A locução “ por causa de ”, no trecho “ A criança morreu por causa de um número ”, poderia ser substituída, sem prejuízo de valor, por:
Em todos os excertos a seguir, a construção em destaque tem valor de adjetivo, exceto em:
Nos excertos a seguir, a palavra em destaque é um pronome demonstrativo apenas em:
O numeral em “ Sem somá-los nem transformá-los em 987 ”, realizado como ordinal, deve ser escrito por extenso como:
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do período a seguir.
Ela se afastou de sua amiga, ___ estava enciumada. Não queria saber o ___ de suas atitudes. Esperava apenas que não se encontrassem mais pelas ruas ___ passavam.
Apresenta-se um conjunto cujas palavras são classificadas como preposições acidentais, e não essenciais, apenas em:
Verifica-se colocação pronominal mesoclítica apenas em:
Três primos fazem um campeonato de futebol de botão. Cada rodada há três jogos, onde os primos jogam entre si. Cada vitória vale 3 pontos, cada empate vale 1 ponto e cada derrota não pontua. Eles definem que o ganhador será aquele que primeiro completar 24 pontos. Quantas rodadas são necessárias, no mínimo, para que algum primo ganhe o campeonato?
Sabe-se que um micrômetro equivale a um milésimo de um milímetro. Com isso, a medida de 100 micrômetros, em milímetros, vale:
Uma receita de bolo indica colocar 6 xícaras de farinha de trigo para se fazer um bolo de 1,5 kg. Se quisermos fazer um bolo de 2,0 kg, quantas xícaras de farinha são necessárias?
O pai de Tereza diz que é mais velho que ela 26 anos e que atualmente tem o triplo da idade dela. Quantos anos Tereza tem?
Quatro amigos, André, Beatriz, Carlos e Daniela, participaram de um concurso de perguntas e respostas. No final do concurso, eles receberam medalhas de ouro, prata, bronze e uma menção honrosa, não necessariamente nesta ordem. Sabe-se que:
• André não ganhou a medalha de ouro nem a de prata.
• Beatriz ficou na frente de André na classificação e atrás de Daniela.
• Daniela não ficou em último lugar nem em primeiro.
• Carlos ganhou a medalha de ouro ou a de prata.
Indique a ordem de classificação dos amigos, em ordem decrescente de colocação (do ouro para a menção honrosa):
A área de notificações em sistemas operacionais desempenha o papel de exibir informações úteis, como status de conexão, atualizações e relógio, auxiliando o usuário no acompanhamento de atividades do computador. No Windows 7, essa área está posicionada em qual dos componentes abaixo relacionados:
A desinstalação de programas no sistema operacional Windows é realizada por meio de ferramentas que permitem gerenciar os aplicativos instalados, removendo aqueles que não são mais necessários. No Windows 7, qual das opções a seguir deve ser acessada para executar esse procedimento:
A segurança na navegação pela internet é frequentemente ameaçada por técnicas fraudulentas que visam obter dados pessoais de usuários. Uma dessas técnicas consiste em enganar as pessoas por meio de comunicações que simulam páginas ou mensagens de instituições confiáveis. Qual é o termo utilizado para descrever essa prática?
Ao utilizar o PowerPoint 2019 para criar apresentações, o recurso de inserção de imagens permite personalizar os slides com elementos visuais. Para adicionar uma imagem armazenada no computador, qual das opções abaixo descreve corretamente o procedimento:
A história da educação especial é marcada por diferentes momentos que caracterizam os paradigmas observados na relação construída entre a sociedade e as pessoas com deficiência. Nesse sentido, sobre o paradigma da normalização, analise as assertivas abaixo: I - Na ideologia da normalização, observa-se a necessidade de introduzir a pessoa com deficiência na sociedade, ajudando-a a adquirir as condições e os padrões da vida cotidiana o mais próximo do normal, quanto possível. II - O princípio da normalização, portanto, deu o apoio filosófico ao movimento da desinstitucionalização, favorecendo tanto o afastamento da pessoa das instituições, como a provisão de programas comunitários planejados para oferecer serviços que se mostrassem necessários para atender a suas necessidades. III - Como principais resultantes do movimento da normalização começaram a surgir novas alternativas institucionais, então denominadas organizações ou entidades de transição – mais protegidas do que a sociedade externa, conquanto menos protegida e menos determinante de dependência que uma instituição total típica. É verdadeiro o que se afirma em:
Destaque o modelo de atendimento educacional especializado (AEE) em que um profissional do AEE vinculado à secretaria de educação atua em mais de uma unidade escolar. Por apresentar essa característica de atuação mais abrangente, esse tipo de modalidade favorece a dimensão formativa da comunidade escolar, em que o profissional do AEE é, em grande parte das vezes, encarregado de orientar o professor do AEE alocado na escola e fortalecer sua articulação com a gestão.
Segundo Capellini, a partir da Declaração de Salamanca. intensificaram-se as discussões em torno do tema “educação da criança com necessidades educacionais especiais”. Acredita-se que o processo inclusivo deva estar ligado a todos os segmentos da sociedade, porém em uma determinada área esse processo aconteceu de forma mais efetiva. Que área é essa?
Para compreender os diferentes níveis de deficiências, conforme Buchalla e Di Nubila, analise as assertivas abaixo: I - A OMS possui duas classificações de referência para a descrição dos estados de saúde: a CID-10 e a CIF12. II - Na família de classificações internacionais da OMS, as condições ou estados de saúde propriamente ditos (doenças, distúrbios, lesões, etc.) são classificados principalmente na CID-10, que fornece um modelo basicamente etiológico, embora tenha uma estrutura com diferentes eixos ou grandes linhas de construção, entre estes o etiológico, o anátomo-funcional, o anátomo-patológico, o clínico e o epidemiológico. A funcionalidade e incapacidade associadas aos estados de saúde são classificadas na CIF8,11. (A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I. (D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é um complemento da I. (E) As asserções I e II são proposições falsas.
Para compreender os aspectos concernentes à educação especial, é importante reportar a LDB. Nesse sentido, em conformidade com esse instrumento legal, “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação [...]”: Analise as afirmativas abaixo: I – currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. II – terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. III – professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. IV – acesso preferencial e em nível maior aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. É falso o que se afirma em:
Sobre o desenvolvimento e aprendizagem na educação especial, conforme a LDB, analise as afirmativas posteriores e marque a alternativa correta.
Considerando as especificidades regionais e culturais que caracterizam o complexo contexto educacional brasileiro, como devem ser as decisões tomadas a partir dos parâmetros legais estabelecidos pelo sistema educacional brasileiro?
Alguns ponderamentos acerca do currículo na educação inclusiva foram descritos abaixo. Destaque a alternativa que traz um erro em sua elaboração.
Sobre a avaliação na educação especial, é impertinente afirmar:
A educação especial na perspectiva da educação inclusiva é pautada em princípios e diretrizes que são encontrados em vários instrumentos, como por exemplo a Declaração de Salamanca. Na sequência, foram descritos alguns desses princípios e diretrizes, analise cada afirmativa e destaque a que possui um erro conceitual.
Segundo Effegen, analise os enunciados abaixo: I – O laudo de um aluno com transtorno global do desenvolvimento ou deficiência intelectual muitas vezes serve de justificativa ou autorização para o não fazer do professor, ou seja, uma ausência de aposta nas possibilidades de se trabalhar com esse aluno. II - A maneira como o aluno é entendido/compreendido tem efeito direto no fazer pedagógico do professor. III - O laudo não pode ser reconhecido por professores como ponto de chegada da ação pedagógica, mas sim o início de todo o processo da busca pelo respeito aos tempos de cada aluno, bem como suas respostas. É verdadeiro o que se afirma em:
Para o atendimento especial aos superdotados, é necessário considerar os aspectos abaixo. Uma das alternativas apresenta um erro conceitual, assinale-a:
Em relação ao público-alvo da educação especial, segundo as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, observa-se que os alunos atendidos em classes especiais devem ter alguns direitos assegurados, como os descritos a seguir. Analise-os e assinale a alternativa que foi mal construída.
Alguns aspectos sobre a classe especial foram descritos por meio das afirmativas abaixo: I – Classe especial é uma sala de aula, em escola de ensino regular, em espaço físico e modulação adequada. II – Na classe especial, o professor da educação especial utiliza métodos, técnicas, procedimentos didáticos e recursos pedagógicos especializados e, quando necessário, equipamentos e materiais didáticos específicos, conforme série/ciclo/etapa da educação básica, para que o aluno tenha acesso ao currículo da base nacional comum. III – É prioritário que a classe especial seja composta por alunos que apresentam dificuldades não vinculadas a uma causa orgânica específica. É verdadeiro o que se afirma em:
Complete o excerto abaixo extraído da obra: Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem de alunos da modalidade educação especial na educação básica, de Maria Sylvia Cardoso Carneiro.
“A educação especial em uma perspectiva inclusiva deixa de ser _____________ao ensino regular e assume caráter complementar e suplementar às atividades desenvolvidas na sala de aula comum. A complementação/suplementação das atividades passa a ser responsabilidade do serviço denominado Atendimento Educacional Especializado (AEE), assumido por profissionais habilitados para atuar com alunos público-alvo da educação especial.
Conforme Carneiro, “a expansão da educação especial no Brasil, principalmente na segunda metade do Século XX, embora tenha ampliado oportunidades educacionais a crianças que não teriam acesso ao ensino regular, incorporou uma população identificada como portadora de déficits na aprendizagem, em sua grande maioria provenientes das classes populares”. Tal situação demonstra qual dos aspectos abaixo descritos?
Conforme as Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, um projeto pedagógico que inclua os educandos com necessidades educacionais especiais deverá seguir as mesmas diretrizes já traçadas pelo Conselho Nacional de Educação para educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, a educação profissional de nível técnico, a educação de jovens e adultos e a educação escolar indígena. Nesse sentido, qual o princípio que deverá nortear o acesso ao currículo?
Ao analisar a conclusão da obra: A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil, Mendes afirma que o debate sobre o princípio da inclusão escolar no Brasil é considerado que tipo de fenômeno?
Segundo Mendes, assinale abaixo a alternativa que retrata um marco mundial que traz as seguintes características: foi realizada em 1990, em Jomtien, Tailândia, promovida pelo Banco Mundial, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Analise as assertivas abaixo, marque a que possui um aspecto impertinente.
Complete o excerto abaixo, com o termo correspondente. Iniciativas internacionais das nações Unidas, da UNESCO, da UNICEF, do Banco Mundial e de outras entidades apontam no sentido de um consenso progressivamente mais alargado de que ____________ têm o direito de ser educadas umas com as outras, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, afetivas, sociais, linguísticas ou outras e que a inclusão é benéfica quer no plano educativo quer no plano social.
Analise as assertivas abaixo, marque, na sequência, a alternativa correspondente. A inclusão social compreende todos os cidadãos. Não haverá inclusão da pessoa com deficiência enquanto a sociedade não for inclusiva, ou seja, realmente democrática, onde todos possam igualmente se manifestar nas diferentes instâncias de debate e de tomada de decisões da sociedade, tendo disponível o suporte que for necessário para viabilizar essa participação. Assim, as pessoas com deficiência devem ter acesso aos serviços que necessitem para seu melhor tratamento e desenvolvimento. E, por outro lado, a sociedade deve se reorganizar de forma a garantir o acesso imediato da pessoa, por meio da provisão das adaptações que se mostrem necessárias.

























