Provas para Download

Prova Professor de Educação Básica em Área Específica - PEB II - Música - Pref. Laranjal Paulista/SP
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-educacao-basica-em-area-especifica-peb-ii-musica.pdf
PDF
professor-de-educacao-basica-em-area-especifica-peb-ii-musica.pdf
Ver gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-educacao-basica-em-area-especifica-peb-ii-musica.pdf
PDF
professor-de-educacao-basica-em-area-especifica-peb-ii-musica.pdf
Baixar gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-de-educacao-basica-em-area-especifica-peb-ii-musica.pdf
PDF
professor-de-educacao-basica-em-area-especifica-peb-ii-musica.pdf
Compartilhar gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 22 Q1483905 Q2 da prova
Na Arábia, a família Saud era, havia muito tempo, a protetora do wahabismo, um credo islâmico puritano. Quem revigorou a fortuna da família no século 20 foi o rei Ibn Saud, que na prática fundou a nova Arábia Saudita. E le era um dos homens mais altos do reino, além de um guerreiro habilidoso. Andava de maneira lenta e digna e suas palavras prendiam a atenção. De acordo com uma interpretação liberal do Alcorão, mantinha quatro esposas, quatro concubinas favoritas e quatro “escravas prediletas”. Havia um tipo de escravidão que persistia, com a concordância de Ibn, e um escravo chegou a tornar-se ministro da Fazenda durante seu reinado. A disciplina e o fervor religioso, de acordo com os preceitos do wahabismo, também tinham a benção do rei. A Arábia Saudita, com sua grande extensão de areia em várias tonalidades, não teve valor econômico durante muito tempo. Após a descoberta do petróleo em 1938, a riqueza da nação aumentou, primeiro lentamente e depois com rapidez. O fato de o país possuir as maiores reservas mundiais do recurso fez crescerem as tentações humanas contra as quais o ramo wahhabi do Islã diligentemente alertava. Mesmo envelhecido, o rei tentou deter o fluxo de licenciosidade que vinha do Ocidente. Até 1951, o futebol esteve banido e os estrangeiros que moravam no país eram proibidos de comprar bebidas alcoólicas. De todas as nações árabes, a Arábia Saudita era a única aliada tradicionalmente de Washington. Os dois países trabalhavam harmoniosamente, um fornecendo o petróleo, e o outro, proteção militar. Os Estados Unidos produziam cada vez menos o petróleo que consumiam e dependiam cada vez mais da Arábia Saudita. Lá, os norte-americanos residentes tinham de seguir, pelo menos aparentemente, os preceitos puritanos do Islã. Na década de 1980, praticamente não havia judeus entre os norte-americanos que viviam no país; os banhos de piscina mistos eram proibidos nos hotéis; e os membros das forças armadas norte-americanas concordaram em não celebrar missas de Natal nas bases. (BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX. 2 ed. São Paulo: Fundamento, p. 298).

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – O rei Ibn Saud fundou o wahabismo. II – O rei Ibn Saud apreciava o liberalismo ocidental. III – O futebol passou a ser permitido na segunda metade do século.

Reportar Erro
Questão 2 de 22 Q1483933 Q17 da prova

Vinha (2000) relata que viveu uma situação profissional na qual havia uma criança que, ao jogar, percebendo que iria perder, afirmava que não queria mais jogar. Foi assim na primeira vez, na segunda os meninos falaram que não queriam mais jogar com ela. O que Piaget ensina é que nós protegemos muito as crianças. Não permitimos que elas sintam a consequência do ato. Quando brigam, vamos lá imediatamente e pedimos para se desculparem. É importante que o adulto permita que as crianças sintam as consequências dos atos. Sobre o assunto, Piaget leciona que, quando for necessário tomar uma atitude diante de transgressões e regras e/ou conflitos vividos por uma criança, o educador deve:

Reportar Erro
Questão 3 de 22 Q1483935 Q18 da prova

Como se sabe, no Brasil, a partir da metade do século XX começaram a surgir novas teorias na área da psicologia educacional, sustentando que o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. São expoentes dessa teoria:

Reportar Erro
Questão 4 de 22 Q1483941 Q21 da prova

Considerando a obra de Marisa Fonterrada, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – O valor da música é um consenso entre os músicos, mas não o é em outros segmentos da sociedade. II – Não é necessário a adoção de um pensar filosófico como norteador de atitudes e escolhas. III – Atualmente, a educação musical requer uma reformulação que possa servir de guia para profissionais e membros da comunidade.

Reportar Erro
Questão 5 de 22 Q1483942 Q22 da prova

Ainda de acordo com a obra de Marisa Fonterrada, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – O fato de a música ter ou não seu valor reconhecido coloca-a dentro ou fora do currículo escolar, dependendo de quanto é ou não considerada pelo grupo social. II – Se a educação musical não tiver reconhecimento, sua posição em relação às demais áreas será marginal. III – O principal papel da música é pedagógico, pois, sendo responsável pela ética e pela estética, está implicada na construção da moral e do caráter da nação, o que a transforma em evento público e não privado.

Reportar Erro
Questão 6 de 22 Q1483944 Q23 da prova

No que se refere aos elementos musicais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – A melodia é uma sequência de notas musicais. II – A harmonia é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. III – Quando dois ou mais sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são chamados de ritmo.

Reportar Erro
Questão 7 de 22 Q1483946 Q24 da prova

No que se refere à obra de Beatriz Ilari, analise os itens a seguir em ao final, assinale a alternativa correta: I – Em se tratando de bebês, o uso da música não está associado à criação de ambientes sonoros que propiciam o sono. II – Uma das características mais marcantes das canções infantis é a simplicidade. III – Canções de brincar geralmente são mais lentas do que as canções de ninar.

Reportar Erro
Questão 8 de 22 Q1483948 Q25 da prova

Ainda de acordo com a obra de Beatriz Ilari, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Os bebês são passivos aos sons do ambiente acústico uterino. II – A partir do primeiro mês de vida, os bebês reconhecem e preferem a voz materna à voz de outra mulher. III – Bebês expostos à música durante a gravidez exibem mudanças em batimentos cardíacos e movimentos corporais quando a mesma música é tocada após o nascimento.

Reportar Erro
Questão 9 de 22 Q1483949 Q26 da prova

De acordo com a obra de Bohumil Med, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – A vibração irregular produz sons de altura definida. II – Nas músicas são usados sons regulares e irregulares. III – Timbre é a extensão de um som.

Reportar Erro
Questão 10 de 22 Q1483951 Q27 da prova

De acordo com a obra de Bennet, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – A escala cromática é composta exclusivamente de semitons. II – A escala de tons inteiros é que contém semitons. III – A escala pentatônica é aquela formada apenas cinco notas compreendidas no intervalo de uma oitava.

Reportar Erro
Questão 11 de 22 Q1483953 Q28 da prova

De acordo com a obra de Bohumil Med, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Música é a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo. II – Som é a sensação produzida no ouvido pelas vibrações de corpos elásticos. III – A vibração regular produz sons de altura definida, chamados sons musicais ou notas musicais.

Reportar Erro
Questão 12 de 22 Q1483954 Q29 da prova

De acordo com a obra de Beatriz Ilari, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – A harmonia é um dos elementos musicais mais fáceis para o aprendizado. II – Os bebês fazem distinções entre acordes consonantes e dissonantes. III – Os bebês preferem ouvir acordes dissonantes.

Reportar Erro
Questão 13 de 22 Q1483956 Q30 da prova

De acordo com a obra de Marisa Fonterrada, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – O romantismo da literatura serviu de ponto de partida para a deflagração do movimento na música. II – O fato de o período romântico considerar a música capaz de expressar conteúdos externos a ela não é uma ideia nova; pelo contrário, esse é um fenômeno observável em inúmeros períodos anteriores. III – A contribuição realmente específica do romantismo foi a colocação da música no topo da hierarquia das artes.

Reportar Erro
Questão 14 de 22 Q1483958 Q31 da prova

De acordo com a obra de Bennet, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Os sons mais baixos que nosso ouvido percebe têm uma frequência de 10 a 14 vibrações por segundo. II – O limite agudo do ouvido humano é aproximadamente de 20 mil vibrações por segundo. III – Notação é o modo pelo qual o instrumento é aprendido.

Reportar Erro
Questão 15 de 22 Q1483960 Q33 da prova

De acordo com a obra de Beatriz Ilari, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Antes mesmo de completar um ano de vida, os bebês são sensíveis às frases musicais. II – O hábito de cantar para acalmar ou entreter os bebês existe em várias culturas do mundo. III – O uso da música e do canto não beneficia bebês prematuros sob risco de vida.

Reportar Erro
Questão 16 de 22 Q1483961 Q34 da prova

Que nome se dá ao sétimo grau de uma escala?

Reportar Erro
Questão 17 de 22 Q1483963 Q35 da prova

Quais são os intervalos que se formam entre a primeira e a segunda nota do fragmento e entre a penúltima e a última nota?

Reportar Erro
Questão 18 de 22 Q1483965 Q36 da prova

De acordo com a obra de Bohumil Med, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – O uso do pentagrama permite a grafia relativa, ou seja, indica que um som é mais agudo que outro. II – A clave é um sinal colocado no início da pauta que dá seu nome à nota escrita em sua linha. III - Figuras e pausas não são um conjunto de sinais convencionais representativos das durações.

Reportar Erro
Questão 19 de 22 Q1483966 Q37 da prova

De acordo com a obra de Bennet, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – As vibrações são levadas através do ar na forma de ondas sonoras que se espalham simultaneamente em todas as direções. II – Muitos instrumentos de percussão produzem vibrações irregulares e seus sons devem, portanto, ser classificados mais como “barulho” do que “notas”. III – A altura de uma nota não depende da frequência de vibrações por segundo.

Reportar Erro
Questão 20 de 22 Q1483968 Q38 da prova

De acordo com a obra de Bohumil Med, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Meio tom é o maior intervalo entre duas notas. II – O sistema temperado representa o abandono da perfeição da afinação absoluta no sistema natural em favor do uso do sistema cromático. III – O sistema natural é mais afinado, mas é, por outro lado, bastante complexo.

Reportar Erro
Questão 21 de 22 Q1483970 Q39 da prova

De acordo com a obra de Beatriz Ilari, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Do terceiro trimestre de gravidez ao terceiro mês de vida pós-natal, os bebês preferem ouvir notas e sons graves. II – Por volta dos seis meses, os bebês preferem ouvir sons agudos. III – Mais do que notas isoladas, o contorno melódico aparenta ser vital na percepção musical do bebê.

Reportar Erro
Questão 22 de 22 Q1483971 Q40 da prova

De acordo com a obra de Marisa Fonterrada, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – A Doutrina das Figuras concebia a música como análoga à retórica. II – Enquanto algumas das figuras podiam ser adotadas pelos músicos sem adaptação, mantendo o mesmo significado da literatura, outras eram aplicadas à música por aproximação. III – Tanto os recursos da Teoria dos Afetos quanto os da Doutrina das Figuras prestavam tributo à união da palavra e da música, e concebiam a música como expressão de sentimento.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota