A respeito das figuras de linguagem, analise as afirmações a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para as falsas: (__ ) Em "As licenciaturas abrem muitas portas", há uma figura de linguagem conhecida como metonímia. (__ ) Na sentença "O patrono da Educação Brasileira tem muito a nos dizer", há a figura de linguagem chamada de perífrase. (__ ) Em "Os jovens não parecem nada interessados nas licenciaturas", há uma figura de linguagem chamada de litote. (__ ) Na sentença "São impulsionadores os caminhos da educação", apresenta-se a figura de linguagem polissíndeto. (__ ) Em "Não escolhem licenciaturas; Evadem dos cursos; Buscam novas áreas", há a figura de linguagem anacoluto. (__ ) Em "Cursamos a área mais bonita que conheço: a do lecionar", há a figura de linguagem silepse. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Assinale a alternativa que apresenta o correto emprego do acento grave (crase):
A respeito das características textuais dos Textos 1 e 2, analise as afirmações a seguir: I. Enquanto o Texto 1 é considerado ___________, o Texto 2 é um texto ____________. II. No Texto 1, predomina a função da linguagem conhecida como __________. III. Podemos afirmar que a função do gênero do ___________ é compartilhar informações, pesquisas e outros dados, de cunho científico, com uma linguagem explicativa, didática, o que a distingue da linguagem mais especializada. IV. O gênero do __________ tem como objetivo a representação geométrica de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas. V. O tipo textual predominante no Texto 1 é chamado de _________. Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas nas asserções:
Desenvolver um docente capacitado para a Educação 5.0 demanda investimento em formação continuada. Por esse caminho, o professor necessita cuidar de suas emoções e tentar diminuir ao máximo o estresse para refletir isso em sala de aula. É preciso ter condições e as iniciativas para manter uma vida saudável e demonstrar confiança e entusiasmo com a sua profissão. Esses aspectos estão intrinsecamente ligados ao autodesenvolvimento profissional do professor. É importante que o docente tenha também empatia, porque ele precisa criar conexões emocionais com os seus alunos e dar suporte para que cada um deles supere as suas dificuldades (Oyanguren, 2023). Dada essa contextualização, analise as asserções a seguir: I. A Educação 5.0 é marcada pelo uso intensivo de tecnologias educacionais e uma educação integral com foco em competências digitais e socioemocionais. II. A Educação 5.0 incorpora os pilares STEAM. III. Na Educação 5.0, a tecnologia deixa de ser um apoio e passa a ser um eixo estruturante do ensino, devido às suas possibilidades de personalização, colaboração, inovação e criação. É correto o que se afirma em:
Segundo uma pesquisa de Simielli (2023), a diferença entre a nota de um aluno negro e a de um branco no Pisa equivale a dois anos de escolaridade. Um levantamento elaborado pelo Todos Pela Educação e pela Mahin Consultoria Antirracista, com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2019, demonstra essa disparidade. Em relação a uma criança negra, uma branca tem 18,9% mais chances de ter acesso à Educação Infantil do que uma criança negra; 39,2% mais chances de frequentar a escola; 40,4% mais chances de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e 53,9% mais chances de aprendizagem adequada em Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental; e 48% mais chances de cursar o Ensino Superior (Gotti; Noronha, 2023). Dado esse contexto, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: (__ ) A equidade étnico-racial precisa ser um projeto de nação, com centralidade nas políticas públicas, não apenas como ações adjacentes. (__ ) Dentro da escola, o racismo estrutural é também um desafio a ser enfrentado. (__ ) Um fator que impacta a aprendizagem envolve os problemas psicológicos que o racismo causa. Assinale a alternativa com a sequência correta:
Considerando-se a Lei Orgânica do Município, é correto afirmar que:
A Lei Orgânica do Município de Florianópolis, em seu art. 31, afirma que o servidor, entre outros, será aposentado: III. voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições (entre outras): § 5º Os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em _________, em relação ao disposto no inciso III, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio. Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
Considere as afirmativas relacionadas a Ambientes Virtuais de Aprendizagem apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: (__ ) O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma online utilizada para fins educacionais. (__ ) O Moodle é um exemplo de Ambiente Virtual de Aprendizagem de código aberto e livre de licenciamento. (__ ) Ambientes Virtuais de Aprendizagem oferecem recursos de aulas em vídeo, chat, fóruns, bibliotecas virtuais, entre outros. (__ ) O ChatGPT também pode ser considerado um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, é possível criar e publicar conteúdos de texto, áudio e vídeo, utilizando-se das ferramentas de Inteligência Artificial para geração automática de conteúdo. Assinale a alternativa com a sequência correta:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona fórmulas do Microsoft Excel 365 e a sua função: Primeira coluna: Fórmula 1.=PROCV 2.=CONCATENAR 3.=CONT.SE 4.=SE Segunda coluna: Função (__ ) Permite realizar buscas e trazer resultados verticais (em colunas) dentro do Excel. (__ ) Retorna os valores de várias células em uma única string, é utilizada para unir duas ou mais cadeias de texto em uma única cadeia. (__ ) Função estatística, que permite contar o número de células que atendem a um critério. (__ ) Verifica se determinadas condições lógicas são verdadeiras. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Considera-se público-alvo da Educação Especial: I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de curto prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade. É correto o que se afirma em:
Durante seu trabalho no Atendimento Educacional Especializado, uma professora disponibilizou para o Estudante 1 o soroban, a reglete e o punção. Esses recursos são utilizados para estudantes com:
Com relação aos objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: (__ ) Orientar os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. (__ ) Garantir a escolarização dos estudantes público-alvo da educação infantil até o ensino fundamental. (__ ) Formar professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. (__ ) Promover a articulação intersetorial na implementação das políticas públicas. Assinale a alternativa com a sequência correta:
Leia as afirmações a seguir acerca da Educação, Didática e Metodologia de ensino; avaliando sua pertinência de acordo com os documentos norteadores da Educação Brasileira e os estudos contemporâneos na área da Educação: I. A Educação, sobretudo a educação escolar, é um fenômeno intencional, não neutro, sócio-histórico e cultural. II. A Didática pode ser compreendida como resultado da ação mediadora entre os processos de ensino e aprendizagem. Ou seja, ela se ocupa de refletir sobre os modos, formas e metodologias para ensinar com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes. III. Metodologias de ensino, na contemporaneidade, devem obrigatoriamente estar comprometidas com a transmissão do conhecimento, tomando o professor como única parte ativa no processo de ensinar e aprender. É correto o que se afirma em:
É fundamental ao profissional da educação realizar, continuamente, reflexões sobre a função social da escola pública na contemporaneidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. Cabe à escola, na atualidade, promover a reflexão crítica sobre a sociedade e assumir um compromisso com: a educação integral; com a promoção da igualdade educacional sobre a qual as singularidades devem ser consideradas e atendidas; com a equidade, que pressupõe reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes e a escola tem papel fundamental na redução da desigualdade. II. Cabe à escola, na atualidade, privilegiar a memorização de conteúdos de ensino a partir do exercício mecânico e da repetição. III. Dentre as funções sociais da escola está privilegiar o cuidado com a criança em detrimento dos processos de ensino e aprendizagem, os quais podem ocorrer em outros espaços não escolares. É correto o que se afirma em:
Desde o fim da década de 1990, a educação inclusiva passa a fazer parte das discussões sobre políticas e direitos educacionais. Com relação aos conceitos de educação especial e educação inclusiva, assinale a alternativa correta:
Analise as asserções a seguir: I. A Educação das Relações Étnico Raciais não é uma política somente para os negros ou para sujeito nenhum, se os negros não estiverem fisicamente presentes. PORQUE II. A Educação das Relações Étnico Raciais é para todos e traz centralidade em torno de um sujeito e seus conteúdos como forma de equilibrar as relações sociais e étnicas na escola e, sobretudo, como forma de potencializar a formação de sujeitos que se compreendam iguais nas suas identidades específicas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Acerca da Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu art. 75, há a afirmação de que a ação _____________________________ da União e dos Estados será exercida de modo a corrigir, progressivamente, as disparidades de acesso e garantir o padrão mínimo de qualidade de ensino. Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:




























