Qual abordagem de ensino e aprendizagem é adotada pela Base Curricular Municipal da Educação Fundamental de Concórdia (2023)?
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante às crianças o direito de:
Ao longo dos anos iniciais, as crianças precisam compreender o funcionamento do Sistema de Numeração Decimal (SND), aprendendo que:
No texto “A reinvenção da alfabetização”, Magda Soares (2003) afirma que a alfabetização e o letramento são processos distintos:
Inspirada na obra de Kishimoto (2005), a respeito dos jogos e brincadeiras, a Base Curricular Municipal da Educação Fundamental de Concórdia (2023) afirma que:
De acordo com Sarmento e Pinto (1997), o direito sobre o qual menos progressos se verificam na construção das políticas e na organização e gestão das instituições para a infância é o da:
A BNCC (2017) aponta que, na área de Ciências da Natureza, espera-se que os alunos façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas, entre outros, no princípio:
Conforme as orientações da BNCC (2017), no ensino de História, é fundamental considerar:
Para a Base Curricular Municipal da Educação Fundamental de Concórdia (2023): “a avaliação constitui-se num processo de caráter e , portanto, desenvolvida durante todo o percurso educativo, em todas as relações vivenciadas nos tempos e espaços escolares, contribuindo para melhorar o ensino e a aprendizagem, sempre voltada à integralidade da formação.” Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
De acordo com a Base Curricular Municipal da Educação Fundamental de Concórdia (2023) e Libâneo (1994), no processo de ensino e aprendizagem a avaliação tem como função:
Em todas as unidades do componente de Geografia: “destacam-se aspectos relacionados ao exercício da e à aplicação de conhecimentos da Geografia diante de situações e problemas da vida cotidiana, tais como: estabelecer regras de convivência na escola e na comunidade; discutir propostas de ampliação de espaços públicos; e propor ações de intervenção na realidade, tudo visando à melhoria da coletividade e do bem comum.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
No que tange à linguagem oral e ao fenômeno da variação linguística, a BNCC (2017) aponta que:



























