Provas para Download

Prova Perito Criminal - Ciências Biológicas - CPC Renato Chaves/PA
Visualizar os arquivos PDF
Ver perito-criminal-ciencias-biologicas.pdf
PDF
perito-criminal-ciencias-biologicas.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Ver gabaritos-definitivos.pdf
PDF
gabaritos-definitivos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar perito-criminal-ciencias-biologicas.pdf
PDF
perito-criminal-ciencias-biologicas.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Baixar gabaritos-definitivos.pdf
PDF
gabaritos-definitivos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Ver perito-criminal-ciencias-biologicas.pdf
PDF
perito-criminal-ciencias-biologicas.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Ver gabaritos-definitivos.pdf
PDF
gabaritos-definitivos.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
20
Restantes
Questão 1 de 20 Q31 da prova

Um gene é

Questão 2 de 20 Q32 da prova

Quanto às características estruturais das moléculas de DNA e RNA é correto afirmar que

Questão 3 de 20 Q33 da prova

Proteínas são as moléculas mais abundantes e com maior diversidade em sistemas vivos. Praticamente todo processo vital depende dessa classe de macromoléculas. A respeito desse assunto, analise as afirmativas abaixo.

  1. Muito embora mais de 300 aminoácidos diferentes tenham sido descritos na natureza, apenas 20 são comumente encontrados como constituintes de proteínas de mamíferos.
  2. Os aminoácidos comumente encontrados nas proteínas são unidos entre si através de ligações petídicas.
  3. A sequência linear dos aminoácidos ligados contém a informação necessária para gerar uma molécula de proteína com uma forma tridimensional única, que por sua vez determina sua função.
  4. A sequência dos aminoácidos em uma proteína é chamada de estrutura secundária da proteína.
Estão corretas as afirmativas

Questão 4 de 20 Q34 da prova

A vida depende de uma bem orquestrada série de reações químicas. Muitas delas, entretanto, ocorrem muito lentamente para manter os processos vitais. Praticamente todas as reações do corpo são mediadas por enzimas, que são, em sua grande maioria, proteínas que catalisam as reações químicas, aumentando a velocidade dessas reações.
A respeito desse assunto, analise as características destacadas abaixo, que se referem a requisitos para que uma proteína seja considerada uma enzima:

  1. apresenta extraordinária eficiência catalítica;
  2. demonstra alto grau de especificidade em relação a seus substratos (reagentes) e aos seus produtos;
  3. não é consumida ou alterada ao participar da catálise;
  4. não altera o equilíbrio químico das reações.
Estão corretos os itens

Questão 5 de 20 Q35 da prova

As afirmativas abaixo são referentes aos diversos padrões de herança na espécie humana.

  1. As heranças monogênicas, que são determinadas por um único gene, podem ser classificadas em autossômicas ou ligadas ao sexo, conforme os genes envolvidos estejam localizados em cromossomos autossômicos ou em cromossomos sexuais.
  2. No padrão de herança recessiva autossômica monogênica, a anomalia afeta indivíduos de ambos os sexos na mesma proporção.
  3. No padrão de herança recessiva autossômica monogênica, de um casal de afetados nascem apenas filhos afetados, enquanto que de casais constituídos de um afetado e outro normal nascem, em geral, indivíduos normais.
  4. No padrão de herança dominante autossômica monogênica (alelo raro), os indivíduos afetados são filhos de pai ou mãe com a mesma anomalia, porém são afetados mais indivíduos de um sexo do que do outro.
  5. No padrão de herança recessiva ligada ao cromossomo , a frequência de mulheres afetadas é o dobro daquela de homens afetados.
Estão corretas as afirmativas

Questão 6 de 20 Q36 da prova

As afirmações abaixo estão relacionadas ao processamento da informação contida em nosso material genético e ao ciclo celular.

  1. Em 1956, Francis Crick denomina de “dogma central” da biologia a ideia de que o DNA atuaria como molde para a síntese do RNA, que, nos eucariontes, migraria para o citoplasma onde determinaria o arranjo dos aminoácidos nas proteínas.
  2. O “dogma central” da biologia é válido para todos os organismos, com a exceção de alguns tipos de vírus que possuem RNA como repositório de sua informação genética.
  3. A utilização do DNA como molde para a síntese de moléculas de RNA é um processo altamente seletivo, pois apenas uma pequena porção dos genes é copiada em RNA em um dado momento, constituindo o primeiro estágio da expressão g nica e o passo principal em que essa expressão é controlada.
  4. As polimerases do RNA são enzimas que catalisam a síntese de RNA, tendo como molde uma fita de DNA. Esse processo é denominado de tradução do c digo genético.
Estão corretas as afirmativas

Questão 7 de 20 Q37 da prova

Pais, ao gerarem um filho, agora têm a opção de armazenar o sangue do cordão umbilical do bebê imediatamente após o nascimento. Esse sangue, embora com algumas restrições, contém elementos celulares que podem ser transplantados para indivíduos cujo sangue foi danificado por doenças como leucemia, linfoma de Hodgkin e anemia falciforme.
Nessa linha de raciocínio, as células que deveriam ser colhidas do sangue do cordão umbilical para melhor tratar pacientes com as doenças supracitadas são

Questão 8 de 20 Q38 da prova

Imediatamente após uma ruptura na pele, alguns tipos de leucócitos (fagócitos) engolfam as bactérias dentro da ferida. Este é um exemplo de uma resposta imune _________ que é __________ contra um patógeno.
Os termos que completam corretamente as lacunas do enunciado são, respectivamente,

Questão 9 de 20 Q39 da prova

Atualmente, o Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. O mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas é

Questão 10 de 20 Q40 da prova

O teste para saber a que grupo sanguíneo pertence uma pessoa é feito com relativa facilidade, através de uma pequena amostra de sangue colhida do dedo da mão. Duas gotas de sangue são colocadas, uma em cada extremidade da lâmina de microscopia. Em seguida, adiciona-se soro contendo aglutinina anti-A numa das gotas e soro contendo aglutinina anti-B na outra. (LINHARES e GEWANDSZNAJDER, 1997, p. 68 e 69).
Com base na descrição acima, é correto afirmar que, em relação a um resultado de aglutinação para determinação do tipo sanguíneo, segundo o sistema ABO,

Questão 11 de 20 Q41 da prova

O potencial patogênico, para o homem e os animais, de microrganismos que podem vir a ser manuseados em laboratório e/ou em serviços de saúde classifica estes patógenos em quatro classes de riscos, numeradas de 1 a 4, pela ordem crescente de risco, considerando-se critérios que incluem patogenicidade, via de transmissão, estabilidade no ambiente, disponibilidade de medidas profiláticas e de tratamento, endemicidade, consequências epidemiológicas, etc. Considerando-se estes fatores de classificação e os conceitos de classe de risco, é correto afirmar que

Questão 12 de 20 Q42 da prova

Citrato de prata e acetato de uranila são sais de metais pesados comumente utilizados na etapa de contrastação de secções ultrafinas de amostras, depositadas em grades de cobre e que serão analisadas em microscópio eletrônico de transmissão. Essa etapa de contrastação é fundamental para gerar as imagens padrões, obtidas no microscópio eletrônico de transmissão, que mostram detalhes celulares em diferentes tons do cinza ao preto. Sobre este processo de produção da imagem, é correto afirmar que

Questão 13 de 20 Q43 da prova

De acordo com o que rege a Norma Regulamentadora nº 32, julgue as assertivas a seguir.

  1. A Norma Regulamentadora nº 32 é a que cuida da saúde dos profissionais da área de saúde e tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.
  2. Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibração, pressão anormal, iluminação, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes.
  3. No ambiente de trabalho com possível exposição a agente biológico, físico ou químico, é estritamente proibido alimentar-se, beber e guardar alimentos e bebidas, no entanto não há restrições no que se refere a guardar seus pertences pessoais e realizar descanso.
  4. A normativa não se aplica às organizações responsáveis por fabricação de produtos farmacoquímicos.
Estão corretas as assertivas

Questão 14 de 20 Q44 da prova

Os artrópodes, quando encontrados em parte das evidências, em casos legais, podem ser utilizados para auxiliar na elucidação de fatos delituosos em investigações policiais. Sobre a entomologia forense, é correto afirmar que

Questão 15 de 20 Q45 da prova

Sobre as Unidades de Uso Sustentável, é correto afirmar que

Questão 16 de 20 Q46 da prova

Fechar totalmente o diafragma de campo, focalizar as bordas de abertura, mexendo concomitantemente o condensador, até observar com nitidez o contorno multifacetado; centralizar a imagem obtida; abrir o diafragma de campo até coincidir com a abertura da objetiva. Sobre estes três passos descritos, é correto afirmar que

Questão 17 de 20 Q47 da prova

Julgue as assertivas a seguir.

  1. A forma mais conhecida de especiação é a especiação alopátrica, a qual se caracteriza pela ocorrência de dois processos: isolamento geográfico e isolamento reprodutivo.
  2. O processo de vicariância pode ser compreendido como a transposição de uma barreira pré-existente por indivíduos e a posterior colonização de uma nova área.
  3. As espécies consideradas endêmicas são restritas a uma área particular por razões históricas, ecológicas ou fisiológicas.
  4. No processo de dispersão há o aparecimento de uma barreira que separa a população original em duas ou mais populações, isolando-as. Nesse caso, a barreira possui a mesma idade dos táxons resultantes.
Estão corretas as assertivas

Questão 18 de 20 Q48 da prova

A utilização de espécies bioindicadoras, como os macro invertebrados bentônicos, tem sido frequente na avaliação de impactos ambientais e monitoramento biológico. A razão pela escolha dessas espécies de bioindicadores se deve

Questão 19 de 20 Q49 da prova

Julgue as assertivas a seguir.

  1. As variáveis estatísticas são nominais ou ordinais, enquanto as quantitativas se dividem em discretas e contínuas.
  2. A Normalidade de uma amostra, em estatística, trata-se da dispersão dos dados em torno da média e ainda da homogeneidade dessas dispersões entre amostras de dados comparados.
  3. As variáveis dependentes e independentes de uma amostra surgem quando estudamos relações de associação entre variáveis, em que uma variável dependente é a que supomos que afete a variável independente e, portanto, qualifica os tratamentos (grupos).
  4. Entre as abordagens mais comuns em estatística, visa-se compreender um todo (população) a partir da análise de um fragmento (amostra) desse todo.
Estão corretas as assertivas

Questão 20 de 20 Q50 da prova

Durante a análise comparativa de amostras de swab de ampola retal e material fecal de um mesmo paciente humano, foi possível observar por microscopia de luz de campo claro, em ambas as amostras, a presença de ovos larvados transparentes, envolvidos em dupla membrana, apresentando uma face arredondada e outra reta, similar ao formato da letra “D”. Esta descrição diagnostica indica o parasitismo por

Acertos
Erros
20
Total