Provas para Download

Prova Operador de Máquinas Pesadas - Pref. Nobres/MT
Visualizar os arquivos PDF
Ver operador-de-maquinas-pesadas.pdf
PDF
operador-de-maquinas-pesadas.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar operador-de-maquinas-pesadas.pdf
PDF
operador-de-maquinas-pesadas.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Ver operador-de-maquinas-pesadas.pdf
PDF
operador-de-maquinas-pesadas.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
25
Restantes
Questão 1 de 25 Q1 da prova
Instrução: Leia atentamente o conto popular abaixo e responda às questões de 01 a 05.

A cumbuca de ouro e os marimbondos

ambos ver o terreno.
e, como era em terras do compadre rico,
o pobre não a quis levar para a casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro se largou com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza.
-
ortas, e deixa
j!
O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da
j! M
transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para ajuntá-las.
ã!
E
que os
ã!
! E
í
(Disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/2020/11. Acesso em: 20/07/2022.)

A respeito desse conto popular, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não são apresentadas características dos personagens, além de um ser rico e outro ser pobre.
( ) O humor da história reside no desfecho inesperado, com o propósito do rico não se concretizando.
( ) A transformação de uma coisa em outra, como marimbondo se transformando em moeda de ouro, é um elemento fantasioso muito comum em histórias populares como esta.
( ) O final da história revela que o pobre tornou-se rico e o rico, apesar de continuar rico, mostrou-se mesquinho e maldoso.
Assinale a sequência correta.

Questão 2 de 25 Q2 da prova
Instrução: Leia atentamente o conto popular abaixo e responda às questões de 01 a 05.

O gênero narrativo, como o conto e o romance, apresenta características marcantes. Sobre essas características, assinale a que NÃO integra essa narrativa.

Questão 3 de 25 Q3 da prova
Instrução: Leia atentamente o conto popular abaixo e responda às questões de 01 a 05.

O tempo é elemento importante em narrativas. Qual trecho do texto NÃO apresenta ideia de tempo?

Questão 4 de 25 Q4 da prova
Instrução: Leia atentamente o conto popular abaixo e responda às questões de 01 a 05.

No trecho Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de pregar peças um ao outro., há exemplo de palavras antônimas. Assinale a alternativa em que os dois exemplos são de palavras antônimas.

Questão 5 de 25 Q5 da prova
Instrução: Leia atentamente o conto popular abaixo e responda às questões de 01 a 05.

Os pronomes são usados para estabelecer conexão entre as partes do texto. Assinale a alternativa em que a conexão entre o pronome e o termo dado está correta.

Questão 6 de 25 Q6 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 06 a 08.

A Guerra de Troia

A mitologia conta que a Guerra de Troia foi um grande conflito que envolveu diversos deuses, heróis e mortais. Segundo a lenda, a origem da guerra se deu após o sequestro de Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau.
Páris, príncipe de Troia, raptou a rainha e a levou para seu reino. Assim, Agamenon, irmão de Menelau, reuniu esforços para resgatá-la. Entre os heróis que partiram nessa missão estavam Aquiles, Ulisses, Nestor e Ajax.
A guerra durou dez anos e foi vencida pelos gregos após a entrada de um enorme cavalo de madeira em território inimigo que carregava em seu interior inúmeros soldados.
(Disponível em: www.culturagenial.com/mitologia-grega-mitos-importantes. Acesso em: 25/07/22.)

Sobre o gênero textual, assinale a afirmativa correta.

Questão 7 de 25 Q7 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 06 a 08.

Releia o trecho: Páris, príncipe de Troia, raptou a rainha e a levou para seu reino. Sobre recursos linguísticos utilizados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

Questão 8 de 25 Q8 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 06 a 08.

Em cada parágrafo do texto, há um pronome relativo usado para recuperar um termo anterior (que envolveu, que partiram, que carregava). Assinale a afirmativa que NÃO apresenta pronome relativo.

Questão 9 de 25 Q9 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 09 a 12.

(Disponível em: www.essaseoutras.com.br/ Acesso em: 23/07/22.)
A respeito da charge, assinale a afirmativa correta.

A respeito da charge, assinale a afirmativa correta.

Questão 10 de 25 Q10 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 10 a 12.

LAVAR AS MÃOS

Bons hábitos são tudo. Creio nisso como na luz do dia e na escuridão da noite. Por isso cumpro rigorosamente a cerimônia diária de higiene que, estou certa, me livrou, me livra e livrará de todos os males.
É a primeira coisa que faço quando acordo de manhã. Também me apresso a fazê-la assim que chego em casa, carregada de pacotes, afoita e sem ar, depois de subir quatro lances de escada.
Jogo tudo que me ocupa as mãos, o ombro, os braços, em cima do móvel da entrada e corro pra me proteger do mundo que trago comigo quando venho da rua.
Sinto um prazer difuso no cheiro de verbena que sobe da pia e inunda minhas narinas. Repito sempre que este é um luxo, mas como todo bom luxo, ele me é tão necessário! E desisto de comprar um produto mais barato para meu ritual de higiene.
Sou adepta dos prazeres. Com abandonar algo que me faz feliz? Não abandono, é claro, e gasto uma fortuna no sabonete líquido importado pra sentir aquele cheiro do sul da França preenchendo minha vida paulistana e me livrando, com elegância, de todos os germes, amém.
(Disponível em: www.viveragora.com.br/cronicas-rapidas. Acesso em: 28/07/22.)

Sobre o texto, analise as afirmativas.
I - Quem narra o texto é também a personagem. Trata-se de uma mulher que vive na cidade de São Paulo e mora no quarto andar de um prédio.
II - O ritual de higiene da personagem acontece diariamente, até mais de uma vez ao dia, em que é usado um produto estrangeiro.
III - A luz do dia e a escuridão da noite servem de base para as crenças da personagem.
IV - Há mais coisas que são jogadas sobre o móvel da entrada do apartamento, além das compras, quando a personagem chega da rua.
Estão corretas as afirmativas.

Questão 11 de 25 Q11 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 10 a 12.

Os trechos Bons hábitos, cerimônia diária e sabonete líquido exemplificam uma regra geral da concordância do adjetivo em termos da escrita culta. Assinale a alternativa que apresenta corretamente concordância do adjetivo.

Questão 12 de 25 Q12 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 10 a 12.

A linguagem do texto respeita as normas cultas da escrita padrão, mesmo com toques de informalidade. A oralidade, diferentemente da escrita, se apresenta despreocupada com as regras gramaticais. Assinale a alternativa que apresenta marca da linguagem oral.

Questão 13 de 25 Q13 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 13 a 24.

Lei Municipal nº 1.099, de 14 de abril de 2.009 cria o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FHIS) de Nobres e institui o Conselho Gestor. O Conselho Gestor é um órgão de caráter deliberativo composto por representantes de entidades públicas e privadas, bem como de segmentos da sociedade ligados à área de habitação, tendo como garantia o princípio democrático de escolha de seus representantes e a proporção de 1/4 (um quarto) das vagas aos representantes de movimentos populares, sendo eles: 01 (um) representante do Rotary; 01 (um) representante da Maçonaria; 01 (um) representante da Associação de Moradores; 01 (um) representante da Pastoral da Criança. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta o número total de vagas do Conselho NÃO ocupadas pelos representantes de movimentos populares.

A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta o número total de vagas do Conselho NÃO ocupadas pelos representantes de movimentos populares.

Questão 14 de 25 Q14 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 13 a 24.

De janeiro a maio de 2022, foram registradas 746 admissões formais e 558 desligamentos em Nobres, resultando em um saldo positivo de 188 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano anterior, quando o saldo foi de 120. A partir dessas informações, o aumento percentual no saldo positivo de novos trabalhadores foi de, aproximadamente,

A partir dessas informações, o aumento percentual no saldo positivo de novos trabalhadores foi de, aproximadamente,

Questão 15 de 25 Q15 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 13 a 24.

De janeiro a maio de 2022, foram registradas 746 admissões formais e 558 desligamentos em Nobres, resultando em um saldo positivo de 188 novos trabalhadores. Sabe-se que os saldos positivos de novos trabalhadores foram iguais em fevereiro e março, que em abril foi de 29 novos trabalhadores, que em maio foi de 30 novos trabalhadores e que em janeiro o saldo positivo foi 12 unidades inferior ao de fevereiro. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta o valor do saldo positivo de novos trabalhadores em março.

A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta o valor do saldo positivo de novos trabalhadores em março.

Questão 16 de 25 Q16 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 13 a 24.

Nobres é o 8º município mais populoso da pequena região de Cuiabá, com 15,3 mil habitantes. O PIB da cidade é de cerca de R$ 614,1 milhões, sendo que 39,6% desse valor advêm da indústria. Na sequência, aparecem as participações dos serviços (29,5%), da administração pública (17,4%) e o restante advém da agropecuária. A participação da agropecuária no PIB de Nobres é, aproximadamente,

A participação da agropecuária no PIB de Nobres é, aproximadamente,

Questão 17 de 25 Q17 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 13 a 24.

Se a área dos estabelecimentos agropecuários de Nobres corresponde a 247.657 hectares, então essa área corresponde a

Se a área dos estabelecimentos agropecuários de Nobres corresponde a 247.657 hectares, então essa área corresponde a

Questão 18 de 25 Q18 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 13 a 24.

Considerando as informações apresentadas no quadro abaixo, assinale a alternativa que apresenta o saldo total de empregos em Nobres no segundo semestre de 2021.

Considerando as informações apresentadas no quadro abaixo, assinale a alternativa que apresenta o saldo total de empregos em Nobres no segundo semestre de 2021.

Questão 19 de 25 Q19 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 19 a 24.

Em 2016, 2017 e 2018, Nobres produziu 580.000, 422.000 e 1.049.000 litros de leite, respectivamente. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta o total de metros cúbicos de leite produzidos nesses três anos.

A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta o total de metros cúbicos de leite produzidos nesses três anos.

Questão 20 de 25 Q20 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 19 a 24.

Suponha que a prefeitura realize a contratação de empresa para execução de obra de pavimentação asfáltica em diversas ruas do bairro Jardim Glória e Aeroporto, no Município de Nobres/MT, e que a empresa consiga realizar a obra em 90 dias com 20 operários igualmente eficientes, trabalhando 8 horas por dia. Quantos operários igualmente eficientes como os primeiros devem ser acrescidos à equipe original, para que a empresa consiga concluir a obra em 60 dias, com a equipe trabalhando 10 horas por dia?

Quantos operários igualmente eficientes como os primeiros devem ser acrescidos à equipe original, para que a empresa consiga concluir a obra em 60 dias, com a equipe trabalhando 10 horas por dia?

Questão 21 de 25 Q21 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 19 a 24.

Um agricultor nobrense plantou arroz numa área em formato de trapézio retângulo com as medidas de três dos seus lados, em metros, apresentadas na figura abaixo. Estimando uma produtividade de 8300 kg/ha, quantas sacas de 50 kg de arroz esse agricultor irá colher?

Estimando uma produtividade de 8300 kg/ha, quantas sacas de 50 kg de arroz esse agricultor irá colher?

Questão 22 de 25 Q22 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 22 a 24.

Nobres possui diversos atrativos turísticos, dentre eles a Estância da Mata que oferece atividades de arborismo a R$ 35,00 por pessoa e de tirolesa a R$ 35,00 por pessoa, e o Mirante do Cerrado que oferece atividades de arborismo a R$ 50,00 por pessoa e de tirolesa a R$ 60,00 por pessoa. Em determinado dia, dois grupos de amigos visitaram a Estância da Mata, onde o primeiro grupo participou da atividade de arborismo e o segundo grupo, da atividade de tirolesa e juntos gastaram R$ 665,00. No dia seguinte, os dois grupos visitaram o Mirante do Cerrado e repetiram as mesmas atividades, gastando R$ 1.020,00. Qual o total de amigos do primeiro grupo?

Qual o total de amigos do primeiro grupo?

Questão 23 de 25 Q23 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 22 a 24.

A cada 42 dias e a cada 78 dias, um representante de produtos de tecnologia e um representante farmacêutico visitam a cidade de Nobres, respectivamente. Se hoje, os dois representantes estiveram na cidade, daqui a quanto tempo eles estarão, novamente, visitando a cidade, simultaneamente?

Daqui a quanto tempo eles estarão, novamente, visitando a cidade, simultaneamente?

Questão 24 de 25 Q24 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 22 a 24.

Em uma fazenda no Município de Nobres, a cada dia, durante 21 dias, uma máquina colheitadeira foi ligada exatamente às 5h 43min e 30s e desligada às 18h 17min e 25s. Quanto tempo essa máquina funcionou na realização da colheita?

Quanto tempo essa máquina funcionou na realização da colheita?

Questão 25 de 25 Q25 da prova
Instrução: Leia o texto e responda às questões de 25 a 30.

Quanto às definições legais previstas na Lei Municipal nº 992/2006, que reforma o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Nobres/MT, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

Acertos
Erros
25
Total