O conto de Dalton Trevisan nos permite fazer inferências, inclusive sobre suas características textuais. Tendo em vista que a carta é um gênero textual dialógico, ou seja, que tem como principal objetivo estabelecer uma conversa entre dois interlo cutores específicos, são aspectos que estabelecem e caracterizam essa comunicação e que foram evidenciados ao longo do texto, EXCETO:
O título é uma síntese precisa do texto, cuja função é estratégica na sua articulação: ele nomeia o texto após sua produção, sugere o sentido do mesmo, desperta o interesse do leitor para o tema, estabelece vínculos com informações textuais e extratextuais e, ainda, contribui para a orientação da conclusão à que o leitor deverá chegar. O fragmento a seguir fundamenta o título dado ao texto:
“As orações finais evidenciam um efeito esperado, um propósito, um intuito, um objetivo.” Assinale o trecho que apresenta a ocorrência da oração a que se refere à declaração anterior.
Tendo em vista as estruturas textuais e seu principal objetivo, é correto afirmar que o conto de Dalton Trevisan é, predominantemente:
Assinale a alternativa em que o sinônimo da palavra sublinhada está incorretamente associado.
Quando se constrói uma metáfora, considera-se que houve uma transferência de um termo para um contexto de significação que não lhe é próprio. É possível inferir que há metáfora em:
As expressões destacadas constituem elementos coesivos por retomarem termos ou ideias anteriormente registradas, EXCETO:
As formas verbais são as variações que os verbos apresentam quando conjugados, ou seja, quando relacionados com um sujeito, ocorrendo flexão em número, pessoa, tempo e modo. Nos excertos a seguir, as formas verbais estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO em:
Numa linguagem bem simples podemos afirmar que a morfologia tem por objeto, ou objetivo de estudo, as palavras dentro da nossa Língua, as quais são agrupadas em classes gramaticais ou classes de palavras. Em outras palavras, “é o estudo da estrutura e dos processos de flexão e formação dos vocábulos, bem como a classificação dos mesmos”. Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO pertence à mesma classe gramatical dos demais.
As expressões evidenciadas nas frases a seguir são preposição, EXCETO:
Considere a seguinte estrutura lógica, cujas premissas são verdadeiras:
• Toda pessoa bonita é feliz.
• Maria é feliz.
• João não é feliz.
Conclusões:
I. Maria é bonita.
II. João não é bonito.
Sobre as conclusões apresentadas, é necessariamente verdadeiro:
A prefeitura de Nova Friburgo ofertou dois cursos para os 150 servidores do setor administrativo: Lingua gem Brasileira de Sinais – Libras, e Conscientização e prevenção ao assédio no ambiente de trabalho. Todos os servidores participaram de pelo menos um dos cursos, sendo que 80 servidores se inscreveram no curso de Libras e 90 servidores se inscreveram no curso de conscientização e prevenção ao assédio. Com essas informações, pode-se concluir que o percentual de servidores que se inscreveram apenas no curso de Libras está compreendido entre:
De acordo com as recomendações técnicas, os gabinetes do setor administrativo da prefeitura municipal devem ter 15 m² e estar conforme o modelo apresentado a seguir:
Segundo essas recomendações técnicas, qual é o valor de x em metros?
Um especialista em finanças públicas elaborou um modelo matemático para descrever a receita e a despesa de um município em função do ano exercício. As funções obtidas por ele foram tais que: R(x) = x² – 5x + 7 e D(x) = 2 + 0,25x, em que R e D são, respectivamente, a Receita e a Despesa no ano exercício de tal modo que x é dado pela seguinte tabela:
Valor de x 0 1 2 3 4 5 6 ...
Ano-Exercício 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 ...
De acordo com este modelo matemático, é correto afirmar que:
Para enfeitar um novo portal na cidade de Nova Friburgo, o responsável decidiu adicionar um letreiro com o escrito “NOVA FRIBURGO” em LED, para iluminar a entrada da cidade durante a noite. Entretanto, durante a construção do letreiro, decidiu-se colocar uma animação em que as letras do escrito “FRIBURGO” aparecem, a cada 10 segundos, em ordem aleatória neste letreiro. Um observador atento disse que a ideia seria ruim, pois em raros momentos o nome da cidade apareceria corretamente, pois os possíveis anagramas formados com todas as letras do escrito FRIBURGO é um número compreendido entre:
Determinado profissional ao utilizar o computador percebeu que a data e a hora estão erradas. Para isso ele utilizou a opção de configurar a data e a hora do computador. Como é ajustado manualmente a data e a hora no Windows 10?
Ana precisou copiar parte do trecho de um documento em uma página da internet; porém, ao colar o texto no Word 2013, escolheu a opção “Colar Especial”. No Microsoft Word, a finalidade da opção “Colar Especial” é colar o conteúdo:
No Microsoft Excel 2013, a função “Quebrar texto automaticamente”:
Em relação à comunicação de dados, o objetivo principal de um protocolo de comunicação em uma rede de computadores é:
Sobre os conceitos de Internet, um Uniform Resource Locator – URL, se refere a:
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu como regra a obrigatoriedade de licitação pública à Administração direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Contudo, a própria Constituição admite que a lei preveja hipóteses excepcionais de contratação direta pela Administração Pública. Nos termos da Lei nº 14.133/2021, a licitação prévia é:
Os contratos administrativos, regidos pela Lei nº 14.133/2021, gozam de algumas características típicas do regime jurídico público. No tocante à sua natureza, os contratos administrativos:
O Art. 5º da Lei nº 14.133/2021 estabelece princípios que deverão ser observados nos processos licitatórios realizados pela Administração Pública, dentre os quais estão o princípio do julgamento objetivo, da vinculação ao instrumento convocatório e da publicidade. Sobre os mencionados princípios, assinale a afirmativa correta.
Sobre as regras estabelecidas na Lei nº 8.429/1992, analise as afirmativas a seguir.
I. O herdeiro ou sucessor daquele que causar dano ao erário ou enriquecer ilicitamente poderá ser obrigado à sua reparação até o limite do valor da herança ou patrimônio transferido.
II. A representação às autoridades sobre fatos que noticiem a prática de condutas que configuram ato de improbidade administrativa poderá ser feita mediante a comprovação da nacionalidade brasileira.
III. O réu em processo judicial de improbidade administrativa tem o direito de ser ouvido; entretanto, o seu silêncio importará em assunção da culpa.
IV. Não comprovada a finalidade ilícita do agente público, a mera nomeação ou indicação política por parte dos detentores de mandatos eletivos não configura improbidade administrativa.
Está correto o que se afirma apenas em:
Ocorre a descentralização da atividade administrativa quando a Administração Pública direta, por meio de lei, cria ou autoriza a criação de novas entidades, as quais integrarão a estrutura da Administração Pública indireta. Desse modo, poderão ser instituídas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. Assinale a afirmativa que corresponda corretamente a características dos entes da Administração Pública indireta.
A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. De acordo com o modelo republicano adotado pela Constituição Federal de 1988:
A proteção jurídica às pessoas vulneráveis encontra abrigo no Estado Democrático de Direito. A tutela das pessoas com deficiência no ordenamento jurídico brasileiro:
O acesso a uma renda básica é um direito social que consta expressamente previsto na Constituição Federal. Essa garantia visa assegurar as condições materiais básicas para o livre desenvolvimento da personalidade. Nesse sentido:
A Constituição trouxe algumas vedações aos entes federados, com a finalidade de trazer equilíbrio às suas relações, garantida a igualdade entre os cidadãos. Tendo isso em vista, é constitucional:
O Poder Legislativo da União adota o modelo bicameral, exercido pelo Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. A casa legislativa composta pelos representantes do povo:
Trata-se de vantagem acessória ao vencimento ou salário do servidor municipal, não constituindo emprego nem se incorporando ao vencimento ou salário, para quaisquer fins, à exceção dos benefícios contidos no Art. 104 § Único da Lei Municipal nº 1.470/1979, sendo atribuída pelo exercício de encargos de chefia, assessoramento e outros, julgados necessários. Em conformidade com o Estatuto dos Servidores de Nova Friburgo, tal vantagem é denominada:
Tendo como base somente a Lei Municipal nº 1.470/1979, a nomeação feita quando há impedimento legal ou temporário de ocupante de cargo efetivo ou em comissão é a nomeação em:
A Lei Municipal nº 4.637/2018 dispõe que são estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores públicos da Administração direta e indireta, admitidos em virtude de concurso público. Se extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável:
Considerando o disposto na Lei Orgânica do Município, aos servidores públicos estatutários é assegurado assistência previdenciária e social prestada, mediante contribuição compulsória, sob forma de:
Tendo como base a Lei Municipal nº 4.667/2019, compete à Comissão de Ética e de Conduta, EXCETO:
Para segurança individual do motorista, é importante conhecer os tipos de condições adversas que variam entre as condições do carro, das estradas, e do próprio motorista. Para isso, ele deve estar em plenas condições físicas, mentais e psicológicas para dirigir. Portanto, NÃO é um fator de condição adversa que afeta o comportamento do motorista:
A direção defensiva é fundamental para a segurança do motorista, dos passageiros e demais pessoas que estão no trânsito. Para isso o motorista deve, EXCETO:
“Sessenta quilômetros por hora é o limite determinado pela CTB aos motoristas que trafegarem sem sinalização regulamentadora em vias _____ ____________ de uma via urbana.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Compete à Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias e estradas federais, EXCETO:
Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, da polícia, de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, observadas determinadas disposições; analise-as.
I. O uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação intermitente somente poderá ocorrer por ocasião da efetiva prestação de serviço de urgência.
II. Os motoristas, ao ouvirem o alarme sonoro ou avistarem a luz intermitente, deverão aguardar no passeio e somente atravessar a via quando o veículo já tiver passado pelo local.
III. Quando os dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da direita, indo para a esquerda da via e parando, se necessário.
Está correto o que se afirma apenas em:
O condutor deve estar ciente dos seus deveres e proibições que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, quanto aos documentos obrigatórios. Com base nesse conhecimento, analise as afirmativas a seguir.
I. O porte do Certificado de Licenciamento Anual será dispensado, quando, no momento da fiscalização for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.
II. O veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, exceto encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, dependente da responsabilidade pelas infrações cometidas.
III. O Certificado de Licenciamento Anual será expedido ao veículo licenciado, vinculado ao Certificado de Registro de Veículo, somente em meio físico, de acordo com o modelo e com as especificações estabelecidos pelo CONTRAN.
IV. Todo veículo automotor, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.
Está correto o que se afirma apenas em:
Os sinais de trânsito devem ser observados quanto aos seus significados e quanto à sua prevalência. Em relação à sequência de prevalência, analise os tipos a seguir.
1. Indicações dos sinais.
2. Indicações do semáforo.
3. Ordens do agente de trânsito.
A sequência está correta em:
O motorista em situações de atendimento de emergência, quando deixa de manter ligado o sistema de iluminação intermitente, ainda que parado, caracteriza infração e penalidade dos tipos, respectivamente:
No processo de habilitação do condutor, o candidato à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, solicitará ao órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, do seu domicílio ou residência, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão ou entidade, a abertura do processo de habilitação para o qual deverá preencher os seguintes requisitos, EXCETO:
Nos motores a combustão, para obter a centelha de ignição no momento exato em que deverá ocorrer a combustão da mistura ar e combustível existe um sistema de ignição composto por diversas partes, sendo que uma delas possui um circuito primário e um secundário que, a partir de uma baixa tensão, geralmente 12 V, induz uma alta tensão, da ordem de 20.000 V, se trata de:
A troca de óleo do motor é um fator fundamental para sua conservação e evita que o motor apresente problemas sérios resultando em sua retífica prematura. Desse modo, o motorista deve estar atento quanto às condições em que o óleo se encontra, além do tipo adequado. Dentre os tipos de óleo existentes, os fabricantes de motores recomendam, atualmente:
O motorista deve estar atento ao funcionamento da parte elétrica do carro, observando seu comportamento e, quando necessário, inspecionar seus componentes. Para isso, deve dominar o conhecimento básico de suas partes principais. Com base nestes componentes, assinale a afirmativa correta.
Durante uma viagem, o motorista observa no painel de instrumentos do veículo a luz acesa com o símbolo da figura a seguir. Sobre o significado deste aviso, assinale a afirmativa correta.
A qualidade em prestação de serviços no atendimento ao público é uma das prioridades que o servidor deve ter, deixando o cidadão satisfeito e bem atendido. Em relação às ações que devem ser praticadas pelo servidor, assinale a afirmativa correta.
Independentemente de raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, orientação política ou posição social, o agente público deve respeitar a todos os cidadãos. São deveres gerais atribuídos ao servidor, EXCETO:





















