Prematuro de 29 semanas de idade gestacional apresenta, minutos após o nascimento, taquipneia, gemência, cianose, batimentos de asa do nariz e retrações intercostais e subcostais, com piora progressiva. A hipótese diagnóstica provável é:
Recém-nascido a termo, parto vaginal, pesando 3200g e Apgar 8/9. Gestação sem intercorrências. Alta com a mãe com 48 horas de vida. Na segunda semana de vida, apresentou dificuldade alimentar, letargia, vômitos, icterícia e hepatoesplenomegalia. Hemograma completo normal, PCR negativa e hiperbilirrubinemia com predomínio de bilirrubina direta. Após suspensão da dieta, houve melhora do quadro clínico. A hipótese diagnóstica mais provável é:
RN a termo, Apgar 8/10, em aleitamento materno exclusivo. Após 36 horas de vida evolui com desconforto respiratório importante, palidez e irritabilidade, mãe relata que criança não conseguia sugar o seio materno e evoluiu com hipotonia e palidez acentuada. Os pulsos são de baixa amplitude, taquicárdico, pressão arterial baixa, radiografia de tórax com hiperfluxo pulmonar e eletrocardiograma demonstrando sobrecarga ventricular direita. O diagnóstico cardiológico provável é:
RN a termo, Apgar 8/9, sexo masculino e pequeno para idade gestacional foi encaminhado ao alojamento conjunto após o nascimento. Com 19 h de vida, em aleitamento materno exclusivo, apresentou vômitos biliosos e distensão abdominal. A radiografia simples do tórax e abdome é mostrada abaixo. A imagem é sugestiva de que diagnóstico, e como ela é conhecida?
Das opções abaixo, assinale aquela que representa doenças neonatais que cursam com vômitos biliosos:
RN a termo, nascido de parto normal, sem intercorrências. Foi observado, após 24 horas de vida, icterícia em zona 3 de Krammer. A tipagem sanguínea da mãe é O positivo e do RN é A positivo. Com base nesse caso, assinale a alternativa correta:
RN com 4 horas de vida, parto vaginal, com idade gestacional de 38 semanas, Apgar 8/9, apresentando desde o nascimento desconforto respiratório e cianose que melhoram durante o choro. A melhor hipótese diagnóstica e o exame para confirmá-la são:
Em relação à asfixia perinatal, é correto afirmar:
RN de 38 semanas e 2 dias, assintomático, nascido de parto cesariano sem intercorrência. A aferição de glicemia de rotina apresenta hipoglicemia. A melhor conduta, seria:
RNPT, PIG, com características fenotípicas que sugerem síndrome de Edward, apresenta ausculta cardíaca um sopro com intensidade de 3+/6+. A cardiopatia que pode justificar essa ausculta, é:
Sobre as crises convulsivas neonatais, é correto afirmar:
É uma complicação neonatal dos filhos de mãe Diabética:
Sobre a persistência de canal arterial, é correto afirmar:
Sobre a hipertensão pulmonar no recém-nascido, é correto afirmar:
Sobre a icterícia neonatal, analise as afirmativas abaixo: I. A eliminação lenta ou ineficaz da bilirrubina resulta em algum grau de icterícia em cerca da metade dos recém-nascidos a termo e 90% dos recém-nascidos prematuros; II. A icterícia fisiológica manifesta-se 48 a 72 horas após o nascimento. O nível sérico de bilirrubina atinge um pico de 4 a 12 mg/dl em torno do 3º ao 5º dia após o nascimento; III. A icterícia patológica ocorre dentro das primeiras 24 horas após o nascimento; o nível de bilirrubina sérica se eleva acima de 13mg/dl. Estão corretas:
Sobre nutrição neonatal, é correto afirmar: I. Quanto menor o RNPT, mais precoce deve ser a indicação da NP, uma vez que as reservas energéticas destas crianças são bastante limitadas; II. Nutrição enteral deve ser administrada, preferencialmente, com leite humano e ainda o mais precocemente possível, nas primeiras 48 horas de vida; III. Crianças com peso inferior a 2500g devem receber Nutrição Parenteral (NP) nas primeiras horas de vida e sugere-se, inicialmente, solução contendo aminoácidos, glicose e eletrólitos. Estão corretas:
A infecção adquirida em ambiente hospitalar é primariamente um problema para os prematuros e para aqueles de termo com disfunções médicas que exigem hospitalização prolongada. Sobre este assunto, é correto afirmar: I. Infecções hospitalares são quaisquer infecções que não estejam presentes ou incubando no momento da admissão hospitalar e, portanto, adquiridas durante a hospitalização ou até 72 horas após esta; II. De maneira geral, a maior influência na ocorrência de infecção hospitalar é o baixo peso ao nascer; III. O pneu mococo é o principal agente causador de infecções nosocomiais em recém-nascidos; IV. O contato precoce com a mãe e o aleitamento materno promove a colonização do recém-nascido por microrganismos da flora materna, protegendo-o, em parte, contra a colonização pelos germes hospitalares. Estão corretas:































