Números pares podem ser entendidos como todos aqueles que, quando são divididos por 2, não apresentam resto na operação. Os demais números não-fracionários são os ímpares. A partir disso, considere os seguintes conjuntos de números não-fracionários: P={números pares entre 60 e 90, sem considerar ambos} Q={números ímpares entre 50 e 100, considerando ambos} R={números entre 65 e 85, sem considerar ambos} S={números entre 55 e 95, considerando ambos}. Quantos elementos terá o conjunto T = (P ∩ R) ∪ (Q ∩ S), sendo que nenhum elemento é considerado repetido no conjunto resultante de qualquer operação?
Utilizando o Microsoft Excel 2019, em sua versão em Português do Brasil e nas configurações padrão, um usuário digitou funções nas células A6, B6 e C6 de uma planilha, como é possível observar na imagem abaixo: Considerando as funções digitadas, os valores corretos obtidos nas células A6, B6 e C6 são, respectivamente:
Sobre os transtornos de tique na infância e adolescência, marque a alternativa INCORRETA:
Sobre o transtorno do espectro autista (TEA), analise as afirmativas:
Sobre as manifestações psiquiátricas da epilepsia em crianças, marque a alternativa correta:
Sobre os transtornos específicos do desenvolvimento, marque a alternativa correta:
Sobre a psicoterapia na infância e adolescência, marque a alternativa INCORRETA:
Sobre os modelos de atendimento em psiquiatria da infância e adolescência em saúde pública, marque a alternativa CORRETA:
Sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) na infância e adolescência, marque a alternativa correta:
Sobre os transtornos do sono na infância, marque a alternativa INCORRETA:
Sobre o abuso físico e sexual na infância, marque a alternativa correta:
Sobre os modelos de reabilitação em psiquiatria da infância e adolescência, marque a alternativa CORRETA:
Sobre o transtorno do controle dos esfíncteres, marque a alternativa correta:
Sobre a psicofarmacoterapia na infância e adolescência, marque a alternativa correta:
Em relação aos transtornos invasivos do desenvolvimento, assinale a alternativa correta:
Sobre o transtorno de ansiedade de separação, marque a alternativa INCORRETA:
Sobre os transtornos alimentares na infância e adolescência, marque a alternativa correta:
Leia a situação hipotética abaixo. "Uma criança de 5 anos apresenta movimentos repetitivos de piscar os olhos e balançar a cabeça, que pioram em situações de ansiedade e desaparecem durante o sono. A família relata que os sintomas começaram há cerca de 3 meses." A hipótese diagnóstica mais provável é:
Sobre transtornos do humor na infância e adolescência, analise as afirmativas: I. Crianças com transtorno depressivo podem apresentar irritabilidade como manifestação predominante. II. O transtorno bipolar infantil caracteriza-se por episódios de mania classicamente similares aos adultos. III. Sintomas de anedonia e insônia podem indicar transtorno depressivo maior em adolescentes. IV. Diagnósticos de transtorno bipolar infantil incluem obrigatoriamente a presença de euforia. Estão corretas as afirmativas:
Sobre a esquizofrenia na infância, marque a alternativa correta:
Leia as afirmativas sobre o exame psiquiátrico infantil, marque V(verdadeiro) ou F(falso). (__ ) O brincar é uma ferramenta essencial na avaliação diagnóstica de crianças. (__ ) A entrevista deve incluir informações do cuidador principal, sendo dispensável a interação com a criança. (__ ) Testes projetivos são indicados para explorar conteúdos emocionais de difícil verbalização. (__ ) O exame físico deve ser realizado apenas em casos de suspeita de condições orgânicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, analise as afirmativas: I. Durante o estágio pré-operacional, a criança desenvolve a capacidade de representação simbólica. II. No estágio sensório-motor, a aquisição do conceito de permanência do objeto é fundamental. III. O estágio das operações formais caracteriza-se pela capacidade de pensar abstratamente. IV. Durante o estágio das operações concretas, o pensamento lógico é limitado à aplicação prática. Estão corretas as afirmativas:


























