Observe os usos da preposição “para” no trecho a seguir.
Os papéis desempenhados pelos administradores para manter o bom funcionamento das organizações são divididos em três categorias:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Durante a avaliação ultrassonográfica de um paciente com suspeita de trombose venosa profunda (TVP) na extremidade inferior, um médico plantonista radiologista utiliza a ultrassonografia com Doppler para determinar a presença de fluxo sanguíneo e possíveis obstruções. Considerando os princípios técnicos da ultrassonografia convencional e com Doppler, qual das seguintes afirmações melhor descreve o processo e os critérios para uma avaliação diagnóstica precisa da TVP?
Em um recém-nascido prematuro submetido a ultrassonografia transfontanela para avaliação do sistema nervoso central, observam-se anormalidades no exame. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem específicos, qual das seguintes afirmações é mais precisa ao correlacionar o achado ultrassonográfico com a possível condição patológica?
Um médico plantonista radiologista avalia, por meio de ultrassonografia convencional e com Doppler, um lactente de 3 meses com suspeita de patologia abdominal. A análise revela uma estrutura tubular quística no quadrante superior direito do abdome, com sinais de peristaltismo ao exame ultrassonográfico e ausência de fluxo sanguíneo ao Doppler. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem para patologias abdominais em pediatria, qual é o diagnóstico mais provável?
Em um paciente adulto que apresenta dor aguda e edema no terço médio da perna, sem histórico de trauma direto, é realizada uma ultrassonografia com Doppler para avaliar tanto o sistema musculoesquelético quanto o aparato urinário, devido à localização atípica dos sintomas e à suspeita de uma fonte sistêmica para os sintomas. Os achados de imagem revelam uma estrutura tubular dilatada com fluxo sanguíneo aumentado no modo Doppler colorido, localizada adjacente ao músculo gastrocnêmio, e sem evidências de alterações no rim, ureteres ou bexiga. Com base nesses achados, qual é o diagnóstico mais provável?
Em uma paciente grávida de 24 semanas submetida a ultrassonografia com Doppler para avaliação rotineira, observam-se alterações nos fluxos sanguíneos uteroplacentário e fetal. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia e considerando as implicações para o sistema vascular, qual das seguintes afirmações melhor correlaciona o achado ultrassonográfico com a condição clínica da paciente?
Durante a investigação de um paciente com dor lombar crônica e episódios recorrentes de hematúria, é realizada uma urografia excretora. Os achados de imagem revelam uma massa preenchendo defeitos no sistema coletor renal direito e um afinamento cortical significativo com calcificações periarticulares adjacentes à coluna lombar. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem nas áreas do aparelho urinário e sistema musculoesquelético, qual é o diagnóstico mais provável?
Um médico plantonista radiologista avalia um paciente que apresenta dispneia progressiva e fadiga. A radiografia de tórax mostra alargamento da silhueta cardíaca e um exame subsequente de angiografia por tomografia computadorizada (angio -TC) revela dilatação da raiz aórtica e um aneurisma do arco aórtico com sinais de dissecção. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem das doenças do sistema cardiovascular, qual é o diagnóstico mais provável?
Preencha corretamente as lacunas a seguir. Na avaliação da patologia mamária utilizando a mamografia, identifica-se uma lesão caracterizada pela presença de microcalcificações agrupadas com margens irregulares, sugerindo um alto grau de suspeição para malignidade. Este achado é tipicamente associado ao diagnóstico de ________ (1), que pode ser precursor de ___________ (2). A identificação precoce e a caracterização dessas alterações são cruciais para o manejo adequado e o planejamento terapêutico.
Considerando os efeitos biológicos da radiação ionizante e os princípios de radioproteção, qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação ao manejo da exposição à radiação em procedimentos diagnósticos e terapêuticos?
Dentro do contexto de radioproteção, um médico plantonista radiologista planeja um procedimento intervencionista guiado por fluoroscopia em um paciente jovem. Considerando a otimização da proteção radiológica e os riscos associados à exposição à radiação ionizante, qual das seguintes estratégias NÃO é recomendada para minimizar a dose de radiação ao paciente durante o procedimento?
Na avaliação de lesões cerebrais por imagem, a escolha entre Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM) é crucial e deve basear-se nos princípios físicos que regem cada modalidade de imagem, bem como nas características específicas da patologia suspeita. Considerando os princípios físicos e as aplicações clínicas da TC e da RM, qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação à escolha do método de imagem para avaliação de lesões cerebrais agudas?
Analise as seguintes afirmativas relacionadas a equipamentos radiológicos e seus acessórios. I – A grade antidifusora é utilizada para aumentar a nebulosidade da imagem, permitindo uma melhor visualização de estruturas sobrepostas. II – Os colimadores servem para restringir o feixe de raios X à área de interesse, reduzindo a exposição à radiação desnecessária para o paciente. III – A utilização de aventais de chumbo de 0,5 mm de Pb equivale a 100% de proteção contra a radiação dispersa em procedimentos diagnósticos convencionais. IV – Detectores de estado sólido em equipamentos de radiografia digital proporcionam uma melhor resolução espacial em comparação com os sistemas de detecção por filmes radiográficos. V – Em equipamentos de tomografia computadorizada, o tubo de raios X e o detector giram em torno do paciente, enquanto na ressonância magnética, o paciente é posicionado dentro de um campo magnético estático. Estão corretas as afirmativas:
Um paciente de 45 anos apresenta-se com cefaleia súbita de forte intensidade, perda de consciência e rigidez de nuca. Uma tomografia computadorizada (TC) do crânio é imediatamente realizada, seguida por uma ressonância magnética (RM) para avaliação detalhada. Os exames de imagem revelam hemorragia subaracnóidea com focos de sangramento localizados principalmente na região perimesencefálica. Baseado na fisiopatologia e nos achados de imagem específicos do sistema nervoso central, qual é o diagnóstico mais provável?
Em uma criança de 4 anos apresentando episódios recorrentes de febre, dor abdominal e vômitos, uma tomografia computadorizada (TC) do abdome é realizada, revelando múltiplas áreas de baixa atenuação no fígado. Uma subsequente ressonância magnética (RM) do abdome com contraste específico para hepatobiliar confirma a presença de lesões focais hepáticas, com realce em fase tardia. Com base nos princípios da fisiopatologia e nos achados de imagem das doenças em TC e RM nos órgãos, sistemas e aparelhos mencionados, qual é o diagnóstico mais provável?
Um paciente adulto apresenta-se com dor lombar persistente e hematúria. Uma tomografia computadorizada (TC) do abdome sem contraste revela uma massa renal direita com calcificações internas e áreas de necrose. Uma subsequente ressonância magnética (RM) do abdome com contraste específico para o aparelho urinário mostra realce heterogêneo da massa após a administração do contraste, além de invasão da veia renal direita. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem das doenças no aparelho urinário, qual é o diagnóstico mais provável?
Um paciente de 60 anos, com histórico de hipertensão arterial sistêmica e tabagismo, apresenta-se com dor torácica aguda. Uma tomografia computadorizada (TC) de tórax com contraste é realizada, revelando uma área de dilatação da aorta ascendente com uma íntima calcificada e um flap intimal sugestivo de uma camada interna deslocada. Além disso, uma ressonância magnética (RM) do tórax confirma a presença de um hematoma intramural na aorta ascendente sem evidência de extravasamento de contraste. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem das doenças no sistema cardiovascular, qual é o diagnóstico mais provável?
Uma mulher de 32 anos, sem histórico prévio de patologias ginecológicas significativas, apresenta-se com dor pélvica crônica e episódios de sangramento irregular. Uma ressonância magnética (RM) da pelve é realizada, revelando múltiplas massas uterinas de intensidade variável de sinal em T2 e realce heterogêneo após administração de contraste. Além disso, observa-se espessamento da junção endomiometrial e áreas de adenomiose. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem das doenças em ginecologia e obstetrícia, qual é o diagnóstico mais provável?


























