Provas para Download

Prova Médico Pediatra - Pref. Catas Altas/MG
Visualizar os arquivos PDF
Ver medico-pediatra.pdf
PDF
medico-pediatra.pdf
Ver gabaritos-ps-recursos.pdf
PDF
gabaritos-ps-recursos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar medico-pediatra.pdf
PDF
medico-pediatra.pdf
Baixar gabaritos-ps-recursos.pdf
PDF
gabaritos-ps-recursos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Ver medico-pediatra.pdf
PDF
medico-pediatra.pdf
Ver gabaritos-ps-recursos.pdf
PDF
gabaritos-ps-recursos.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 21 Q3087172 Q16 da prova

O Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Catas Altas apresenta nomeação, reintegração,recondução, aproveitamento, reversão e promoção como formas de provimento de cargo público.A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as formas de provimento a suas respectivas definições, características ou situações de incidência.

COLUNA I

Nomeação
Reintegração
Recondução
Reversão

COLUNA II

( )Decorrente de decisão administrativa ou de sentença judicial transitada em julgado, é ato pelo qual o servidor demitido retorna ao serviço público, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens próprias do cargo.
( )É ato pelo qual o servidor aposentado por invalidez reingressa no serviço público, após verificação por junta médica oficial de que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.
( )Será de caráter efetivo quando se tratar de cargo público de carreira ou isolado, e em comissão,quando se tratar de cargo de livre nomeação e exoneração.
( )É o retorno do servidor efetivo e estável ao cargo anteriormente ocupado, decorrente de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo público municipal.

Assinale a sequência correta.

Reportar Erro
Questão 2 de 21 Q3087173 Q18 da prova

Sobre o Estatuto do Servidor do Município de Catas Altas, especificamente no tocante às vantagens pecuniárias aliprevistas, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 3 de 21 Q3087174 Q20 da prova

Considerando que a educação e a cultura são direitos de todos, nos termos previstos na Constituição Federal,assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( )As universidades gozam de autonomia didático-científica e administrativa, sendo que a gestão financeira e patrimonial de seus bens ficará a cargo da União, em se tratando de universidades federais, ou a cargo dos Estados respectivos, em se tratando de universidades estaduais.
( )É garantida a Educação Básica obrigatória e gratuita dos quatro aos 17 anos de idade,assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
( )O ensino será ministrado com base nos princípios da garantia de padrão de qualidade e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, além da garantia de piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar privada.
( )O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,preferencialmente na rede regular de ensino.

Assinale a sequência correta.

Reportar Erro
Questão 4 de 21 Q3087175 Q22 da prova

A Lei Orgânica do Município de Catas Altas prevê vedações ao acúmulo remunerado de cargos públicos. No entanto, caso haja compatibilidade de horários,poderão ser cumulados

Reportar Erro
Questão 5 de 21 Q3087176 Q23 da prova

Catas Altas participou da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em outubro e novembro de 2019, tendo priorizado, depois das crianças entre seis meses e cinco anos de idade, os jovens adultos entre 20 e 29 anos.O foco nesse grupo se justifica porque

Reportar Erro
Questão 6 de 21 Q3087177 Q24 da prova

[...] o número de pessoas que têm cortado as despesas está crescendo no Brasil. São chamados ‘minimalistas’:que gastam cada vez menos em busca de mais qualidade de vida.
O TEMPO. 27 out. 2019. p. 7.

Apesar de situações de crise econômica explicarem diminuições no consumo, a cultura minimalista vem se afirmando por todo o mundo, independentemente do quadro econômico local. O minimalismo busca

Reportar Erro
Questão 7 de 21 Q3087178 Q25 da prova

Dois dos maiores sites brasileiros de divulgação de notícias falsas sobre saúde, responsáveis pela publicação de centenas de artigos antivacina, têm por traz um comércio de produtos naturais com lojas físicas e on-line, cujos itens são abertamente indicados pelos administradores dos portais como alternativa a medicamentos e vacinas criticados nos textos com informações falsas.
O TEMPO. 30 nov. 2019. p. 15.

A divulgação de notícias falsas, fake news, sobre saúde no Brasil, de acordo com o trecho da reportagem, tem por objetivo

Reportar Erro
Questão 8 de 21 Q3087179 Q26 da prova

Cerca de 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem – o número representa 35% do total de casos. A estimativa foi apresentada [...] pelo Ministério da Saúde durante o lançamento da campanha de prevenção do HIV / AIDS [...]. Segundo balanço da pasta, a taxa de detecção de casos de Aids caiu 13,6% entre 2014 e 2018, passando de 20,6 por 100 mil habitantes para 17,8.
O TEMPO. 30 nov. 2019. p. 13.

De acordo com o trecho da reportagem, é correto afirmar,sobre a detecção de AIDS no Brasil:

Reportar Erro
Questão 9 de 21 Q3087180 Q27 da prova

O Brasil não é apenas o quinto país com mais feminicídios do mundo, mas esses números podem aumentar, já que parte dos homicídios de mulheres registrados poderiam ser também feminicídios, assim como a maioria dos estupros de mulheres seguidos de morte devem ser consideradas também feminicídios por terem como motivo o ódio e o desprezo pela mulher.
Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2019.

Em relação ao feminicídio, o trecho da matéria de El Paisaponta que o

Reportar Erro
Questão 10 de 21 Q3087181 Q28 da prova

[...] De acordo com o relatório Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, lançado recentemente pelo IBGE,pela primeira vez na história, os estudantes pretos e pardos passaram a compor a maioria nas universidades públicas brasileiras (50.3%), em 2018. “Ainda que esse grupo continue sub representado, uma vez que os negros constituem 55,8% da população, não há como ignorar o êxito das ações afirmativas, que democratizaram o acesso ao ensino superior” [...]
CARTA CAPITAL. 27 nov. 2019. p. 33.
Conforme o trecho da matéria, considerando o crescimento da quantidade de pretos e pardos matriculados em cursos superiores no Brasil, é correto afirmar:

Reportar Erro
Questão 11 de 21 Q3087182 Q29 da prova

A tecnologia tem moldado novas formas de emprego e comportamentos de consumo nos últimos anos.O processo de “uberização” representa a transformação das relações trabalhistas. A principal distorção aparece na maneira como são feitos os contratos. [...] esses contratos invertem o ônus entre funcionário e empresa.
O TEMPO. 21 nov. 2019. p. 8.

A distorção no sistema de contrato entre funcionário e empresa, no processo de “uberização”, está corretamente apresentado em:

Reportar Erro
Questão 12 de 21 Q3087183 Q30 da prova

A UFMG aparece entre as três instituições brasileiras que mais depositaram pedidos de patentes em 2018,segundo ranking divulgado no último dia 14 (novembro,2019) pela Assessoria de Assuntos Econômicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).A lista é encabeçada pelas federais da Paraíba e de Campina Grande, com 94 e 82 pedidos depositados,respectivamente. Com 62 pedidos, a UFMG manteve a mesma posição de 2017. “Isso é sinal de que mantemos nossa regularidade”, diz Gilberto Medeiros Ribeiro,diretor da Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT).
O TEMPO. 19 nov. 2019. p. 21.

Sobre o pedido de registro de patentes no Brasil,é correto afirmar:

Reportar Erro
Questão 13 de 21 Q3087184 Q31 da prova

Considere um paciente lactente, com 65 dias de vida,nascido de gestação sem intercorrência, parto cesáreo,peso de nascimento: 3 200 g. Apresentou, no período neonatal, infecção precoce, ficando no berçário durante duas semanas, o que atrasou a realização da triagem neonatal. Comparece à consulta de puericultura trazendo o “exame do pezinho” (colhido o sangue há cinco dias), que mostra hemoglobina FAS.

A interpretação correta desse resultado é:

Reportar Erro
Questão 14 de 21 Q3087185 Q32 da prova

A rinite alérgica é motivo recorrente de procura aos consultórios médicos e emergências.Sobre esse quadro alérgico, é correto afirmar:

Reportar Erro
Questão 15 de 21 Q3087186 Q33 da prova

Considere que um lactente, quatro meses de idade, sexo masculino, previamente hígido, há cinco dias iniciou com obstrução nasal, rinorreia clara, espirros e febre baixa, temperatura axilar máxima de 38 ºC. Há dois dias com tosse frequente e cansaço. Ao exame: alerta, corado,hidratado, acianótico, afebril, boa perfusão capilar,frequência respiratória 70 irpm, frequência cardíaca 140 bpm. Ausculta pulmonar com sibilos expiratórios difusos, crepitações inspiratórias difusas, tempo expiratório prolongado e esforço leve. Restante do exame físico sem alterações.

Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para ocaso relatado.

Reportar Erro
Questão 16 de 21 Q3087187 Q34 da prova

Sobre a doença exantemática, definida como infecciosa sistêmica, em que manifestações cutâneas acompanhamo quadro clínico, gerando dificuldade diagnóstica,assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 17 de 21 Q3087188 Q35 da prova

Um pediatra acompanha uma criança de dois anos deidade, com diagnóstico confirmado de asma alérgica,que faz uso de corticoide inalatório em dose considerada média (spray), com espaçador valvulado. Há um mês acriança estava clinicamente estável, com controle dos sintomas, sem crises, mas no último mês apresentou piora: tem sintomas com exercício, tosse à noite, a qual interfere no sono, e teve três crises, com duração da crise de quatro a cinco dias, com necessidade de utilizara gentes beta-2-agonistas de ação curta de resgate.Nos últimos dois meses, a criança passou a morar com os avós, que informam manter o tratamento de forma regular, todos os dias.

Qual é a conduta mais adequada para esse caso?

Reportar Erro
Questão 18 de 21 Q3087189 Q36 da prova

Considere que um paciente escolar, sexo feminino, com nove anos de idade, consulta-se na Unidade Básica de Saúde e se queixa de dolorimento em região mamária à direita com um mês de evolução. Ao exame físico,apresenta broto mamário unilateral à direita, dolorido à palpação. Ausência de pelos pubianos. Peso e estatura na média para a idade. Sem outras alterações.

A classificação do estágio puberal, segundo os critérios de Tanner, e a conduta mais adequada nessa situação são, respectivamente,

Reportar Erro
Questão 19 de 21 Q3087190 Q37 da prova

Considere uma menina, oito anos de idade, previamente hígida, tratada por pneumonia em Unidade Básica de Saúde com amoxicilina, baseada em quadro clinico de tosse, febre, queda do estado geral e presença de estertores crepitantes em base pulmonar direita. Evolui com melhora do estado geral e desaparecimento da febre, com persistência de tosse. A pedido da mãe, foi realizado radiografia de tórax, duas semanas após início do quadro, que revelou opacidade homogênea em base direita.

A conduta adequada para esse caso é

Reportar Erro
Questão 20 de 21 Q3087191 Q38 da prova

Considere que um menino de nove anos de idade,compareceu a uma Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina anual. Mãe refere que criança vem apresentando roncos noturnos, sono agitado e episódios de pausa respiratória. Ela informa que o filho é agitado,desatento e dorme em sala de aula. Antecedente pessoal: rinite controlada com higiene nasal e profilaxia ambiental. Exame físico: hipertrofia de amígdalas grau III, hipertrofia de cornetos nasais e respiração oral.

O diagnóstico e a conduta são, respectivamente,

Reportar Erro
Questão 21 de 21 Q3087192 Q40 da prova

Considere que uma criança de três anos de idade,hígida, apresenta múltiplas pápulas cor da pele, lisas e firmes de 0,1 a 0,3 cm localizadas na lateral do tronco,assintomáticas, há um mês.Com base no quadro clínico descrito, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota