Leia o texto a seguir:
A gestão democrática é um grande desafio para a construção de uma escola em que todos os seus segmentos sejam contemplados, em especial os alunos, que em última análise são o sentido de toda escola.Considera-se também, aqui, que a democracia passou a ser, em tese, o escopo de toda a gestão dos órgãos públicos do país a partir da abertura democrática do Brasil na década de 1980.
Na perspectiva da gestão democrática na educação, é imprescindível a participação da família, dos educandos, dos professores, dos funcionários e entidades representativas da comunidade onde as escolas se localizam. Somente com a participação efetiva destes segmentos é que as decisões podem refletir os anseios desta comunidade.
A escola se constitui em um espaço de contradições, diferenças e encontros de grupos sociais com diferentes dinâmicas culturais, religiosas, familiares etc. Esses grupos deveriam articular-se, em aprendizagens coletivas, a partir dos princípios da convivência democrática, promovendo a cultura participativa.Contudo, salienta-se, essa cultura participativa não poderá ser imposta por diretrizes e regulamentos ou mesmo por gestores, pois perder-se-ia o princípio próprio da democracia. Ela deverá ser construída no debate, no conflito de ideais, na argumentação, em uma dinâmica construída pelos próprios membros que compõem a organização escolar.
Assinale a alternativa que completa as frases a seguir com a concordância correta:
Leia o texto a seguir:
Aos poucos o dia vai-lhe (1) entrando pelo corpo. Ouve um ruído de folhas secas pisadas. Passos longínquos, miúdos e apressados. Uma criança corre na estrada, pensa. De novo, o silêncio. Diverte-se (2) um momento escutando-o (3). É absoluto, como de morte.Naturalmente porque a casa é retirada, bem isolada. Mas... e aqueles ruídos familiares de toda manhã? Um soar de passos, risadas, tilintar de louças que anunciamo nascimento do dia em sua casa? Lentamente vem-lhe(4) à cabeça a ideia de que sabe a razão do silêncio.Afasta-a (5), contudo, com obstinação.
Leia o trecho a seguir:
O relógio bate 9 horas. Uma pancada alta, sonora,seguida de uma badalada (1) suave, um eco. Depois, o silêncio. A clara mancha de sol se estende aos poucos pela relva do jardim. Vem subindo pelo muro vermelho da casa, fazendo brilhar a trepadeira em mil luzes de orvalho (2). Encontra uma abertura, a janela. Penetra. E apodera-se de repente do aposento, burlando (3) a vigilância da cortina leve.Luísa continua imóvel, estendida sobre os lençóis revoltos, os cabelos espalhados no travesseiro. Um braço cá, outro lá, crucificada pela lassidão (4). O calor do sol e sua claridade enchem o quarto. Luísa pestaneja.Franze as sobrancelhas. Faz um trejeito (5) com a boca. Abre os olhos, finalmente, e deixa-os parados no teto.
Assinale a alternativa que contém os sinônimos das palavras sublinhadas e assinaladas de 1 a 5, de acordo com o contexto:
As palavras nas duplas a seguir: colher/colher; cedo/cedo; absolver/absorver; censo/senso; são, respectivamente:
Leia o trecho a seguir:
Leia as orações a seguir:
Sobre a Lei nº 8.142/1990, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação ao SARAMPO, assinale a alternativa correta:
Em relação à Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS – SUS 2001 (Portaria MS/GM nº 95 de 26 de janeiro de 2001), assinale a alternativa correta:
Em relação às recomendações do Ministério da Saúde sobre vacinação, assinale a alternativa correta:
Com relação a doença denominada crupe viral, assinale a alternativa INCORRETA:
Criança de 8 anos de idade, apresenta dor de garganta e febre baixa há 04 dias, e é levada à emergência por ter surgido, há 48 horas, uma erupção discreta, eritematosa, maculopapular e não coalescente na face e, no mesmo dia, ter se espalhado pelos membros inferiores. O exantema diminuiu de intensidade, mas a criança passou a queixar-se de dor nos joelhos e punhos. A mãe não sabe informar sobre o esquema vacinal. Ao exame físico, constatam-se, além do exantema, lesões eritematosas e puntiformes no palato mole, aumento dos linfonodos retroauriculares, cervicais posteriores e occipitais, discretamente dolorosos. Qual o diagnóstico mais provável?
O agente infeccioso mais comumente envolvido em infecções de vias aéreas superiores na infância é:
Em relação aos transtornos do desenvolvimento infantil, em especial o Transtorno do Espectro Autista, assinale a alternativa INCORRETA:
A ausência de dois marcos de desenvolvimento para a faixa etária atual de uma criança configura a impressão diagnóstica de alerta. É considerada a conduta mais adequada nessa situação:
Sobre a segurança da criança e do adolescente, analise as assertivas abaixo e assinale a INCORRETA:
Sobre a indicação de isolamento e infecção hospitalar qual das crianças abaixo deverá ficar internada sozinha no quarto:
Criança de 06 anos há 04 dias apresenta erupção maculopapular no rosto, com aspecto de "face esbofeteada". Há 2 dias as lesões disseminaram-se para o tronco e extremidades, com aspecto rendado e sem outros sinais ou sintomas. Qual é o agente etiológico mais provável neste caso?
Menina de 8 meses de idade é admitida no pronto atendimento com relato de queda do berço há 1 hora.Mãe relata que a criança apresentou cianose e 2 episódios de vômitos após a queda. Durante o atendimento inicial, é realizada avaliação neurológica com classificação da Escala de Coma de Glasgow (ECG). Considerando que esta lactente apresenta abertura ocular à dor, gemido à dor na avaliação da resposta verbal e flexão anormal na avaliação da resposta motora, assinale o escore na ECG correspondente:
Menina de 7 anos foi atendida no pronto atendimento com relato de queimadura de 2º grau em grande parte do corpo. Mãe refere que a panela de água fervente caiu sobre a criança durante uma briga entre os irmãos na cozinha. Durante o atendimento, a superfície corpórea queimada (SCQ) da criança é estimada considerando a“regra dos 9”. Considerando que esta criança apresenta lesões de 2º grau em toda a parte posterior do tronco e em todo o membro inferior esquerdo, assinale a seguir a alternativa que inclui a SCQ estimada:
Assinale a alternativa com uma das etiologias mais frequentes da Hipertensão Arterial Sistêmica na faixa etária de 1 a 6 anos de idade:
Um menino de 02 anos de idade, natural e procedente de Aracaju, bairro Mosqueiro, é trazido ao pronto socorro com história de febre intermitente associada a sudorese noturna com cerca de 6 meses de evolução. Calendário vacinal atualizado, sem história de atopia em familiares.Nega perda ponderal durante esse tempo. Apresenta desenvolvimento neuropsicomotor adequado. Genitora refere que há três dias, ele iniciou quadro de tosse seca sem coriza, associado a “chiado” no peito. Ao exame físico: em BEG, ativo, reativo, hipocorado ++/4, pele e fâneros sem alterações, acianótico, anictérico, febril (T38°C), FR 58 ipm com tiragens intercostais leves. Peso:13kg. Presença de linfonodos palpáveis, em cadeias cervical, submandibular, axilar e inguinal, todos móveis,não aderentes a planos profundos, indolores e com consistência fibro elástica, sendo que os maiores mediam 1,0 cm de diâmetro em cadeia cervical anterior. Aparelho respiratório: MV bem distribuído em ambos HT, com sibilos difusos. Aparelho cardiovascular sem alterações.Abdome plano, flácido, indolor à palpação, apresentando fígado a 4cm abaixo do RCD, e baço a 5cm do RCE. Realizados exames complementares: Hemoglobina: 10g/dl. Hematócrito: 30%. Leucócitos totais: 16.000(20% neutrófilos, 3% bastões, 30% linfócitos, 2%monócitos, 45% eosinófilos). Plaquetas: 310.000/mm3. Radiografia simples de tórax: não disponível. Diante do quadro clínico e laboratorial apresentado, qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Sobre a síndrome nefrótica, assinale a alternativa INCORRETA:
Um pediatra coloca no seu facebook a foto de uma criança portadora de síndrome genética rara, com resumo do caso, internada sob seus cuidados no Hospital Universitário onde trabalha, após atendimento na sala de emergência. Segundo o Código de Ética Médica (CEM) vigente, o pediatra:


























