Provas para Download

Prova Médico Intensivista Neonatologista - Pref. Cabedelo/PB
Visualizar os arquivos PDF
Ver medico-intensivista-neonatologista.pdf
PDF
medico-intensivista-neonatologista.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar medico-intensivista-neonatologista.pdf
PDF
medico-intensivista-neonatologista.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar medico-intensivista-neonatologista.pdf
PDF
medico-intensivista-neonatologista.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 6 Q1229978 Q34 da prova

De acordo com o que está estabelecido na Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, a respeito da Atenção Básica na Rede de Atenção à Saúde, analise os itens a seguir:
I. A Atenção Básica é caracterizada como porta de entrada preferencial do SUS, possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade. Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas e terapêuticas), além da articulação da Atenção Básica com outros pontos da RAS.
II. Os Estados, Municípios, Distrito Federal e a União, devem articular ações intersetoriais, assim como a organização da RAS, com ênfase nas necessidades locorregionais, promovendo a integração das referências de seu território.
III. A gestão municipal deve articular e criar condições para que a referência aos serviços especializados ambulatoriais, sejam realizados preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade: Ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da RAS; Gerir a referência e contrarreferência em outros pontos de atenção; e estabelecer relação com os especialistas que cuidam das pessoas do território.
Está(ão) CORRETOS:

Reportar Erro
Questão 2 de 6 Q1229980 Q36 da prova

De acordo com a verificação do crânio e da face do Recém Nascido, é correto afirmar que:
I. Verificar o tamanho (perímetro cefálico, distância biauricular e anteroposterior), forma da cabeça, proporcionalidade com o rosto e o restante do corpo, aspecto e dimensões das suturas e fontanelas, além de lesões como: bossa serosangüínea, cefalohematoma, hematoma subgaleal, depressão óssea e aplasia cutânea.
II. No perímetro cefálico a medida da circunferência do crânio deve ser realizada com a fita métrica passando pela glabela e proeminência occipital externa.
III. Distância biauricular, essa medida é obtida da glabela até a proeminência occipital externa no sentido sagital.
IV. Distância antero -posterior medida obtida da inserção superior de uma orelha até a outra, no sentido coronal.
Estão CORRETAS:

Reportar Erro
Questão 3 de 6 Q1229981 Q37 da prova

Sobre a hipomagnesemia, é correto afirmar, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 4 de 6 Q1229982 Q38 da prova

Convulsões neonatais são descargas elétricas anormais no sistema nervoso central do recém-nascido e geralmente se manifestam como alterações estereotipadas da atividade muscular ou autonômica.
Sobre as Convulsões neonatais, analise os itens a seguir:
I. O diagnóstico é confirmado pelo eletroencefalograma (EEG), sendo indicados testes para condições causais.
II. A maioria das convulsões neonatais é focal, provavelmente porque no recém-nascido a generalização da atividade elétrica é impedida por falta de mielinização e formação incompleta dos dendritos e sinapses cerebrais.
III. Alguns recém-nascidos submetidos a eletroencefalograma (EEG) para avaliação dos sintomas de demonstram convulsões silenciosas clinicamente (≥ 20 segundos de atividade elétrica epileptiforme durante o EEG, mas sem qualquer atividade convulsiva clinicamente visível). Ocasionalmente, a atividade elétrica silenciosa clinicamente é contínua e persistente por > 20 minutos; nessa situação, é definida como estado elétrico epiléptico.
IV. Hipóxia isquêmica, a causa mais comum de convulsão neonatal, pode ocorrer antes, durante ou após o parto.
V. Acidente isquêmico é mais provável em recém-nascidos com policitemia, trombofilia devido a uma genética ou hipotensão grave, mas também pode ocorrer mesmo na ausência de quaisquer fatores de risco.
Estão CORRETAS:

Reportar Erro
Questão 5 de 6 Q1229983 Q39 da prova

Sobre o tratamento das Convulsões Neonatais, podemos afirmar que:
I. No caso de glicose sérica baixa, administra-se dextrose a 10%, 2 mL/kg IV monitorando-se a glicemia; se necessário, faz-se infusão adicional, mas com cuidado para evitar hiperglicemia.
II. Na hipocalcemia, administra-se gliconato de cálcio a 10%, 1 mL/kg IV (9 mg/kg do elemento cálcio), repetindo-se a dose se a convulsão hipocalcêmica persistir. A infusão do gliconato de cálcio não deve exceder 0,5 mL/minuto (50 mg/min), sendo necessário monitoramento cardíaco contínuo durante a infusão. O extravasamento deve ser evitado, pois a pele pode necrosar.
III. Para hipomagnesemia, faz-se aplicação IM de solução de sulfato de magnésio a 10%, na dose de 2,0 mL/kg (500 mg/kg).
IV. As infecções bacterianas são tratadas com antibióticos.
V. Encefalite por herpes é tratada com aciclovir.
Estão CORRETAS:

Reportar Erro
Questão 6 de 6 Q1229984 Q40 da prova

Sobre a Displasia Broncopulmonar analise os itens a seguir:
I. É uma doença pulmonar crônica do neonato, tipicamente causada por ventilação prolongada e é definida ainda mais pelo grau de prematuridade e extensão da necessidade de suplementação de oxigênio.
II. O diagnóstico baseia-se na necessidade prolongada de suplementação de oxigênio e, às vezes, suporte ventilatório.
III. O tratamento é de suporte e inclui suplementação nutricional, restrição líquida, diuréticos e talvez broncodilatadores inaláveis e, como um último recurso, corticoides sistêmicos ou inaláveis.
IV. Os pulmões do prematuro são mais vulneráveis às alterações inflamatórias que resultam da ventilação mecânica. O desenvolvimento da arquitetura normal do pulmão é interrompido; desenvolvem-se alguns grandes alvéolos e o interstício torna-se espessado.
Estão CORRETAS:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota