Jovem, 24 anos, vítima de acidente automobilístico, encontra-se internado na UTI devido trauma raquimedular. Evolui com insuficiência respiratória por pneumonia, insuficiência renal e hipercalemia, necessitando de intubação orotraqueal. No procedimento, evoluiu com parada cardiorrespiratória, sendo iniciadas medidas de reanimação cardiopulmonar. O medicamento que mais provavelmente é a causa da parada cardiorrespiratória é:
Mulher, 41 anos, refere cefaleia unilateral paroxística, em região temporal e supra orbitária de início há 6 meses, de forte intensidade, com duração de 15 minutos, 4 a 6 episódios ao dia, associado a lacrimejamento ipsilateral. Nega alterações visuais, febre e vômitos. Realizou tomografia de crânio que não identificou alterações. O diagnóstico mais provável se trata de:
Considerando os dados anteriores, assinale a afirmativa correta.
Quanto ao “limite de tolerância” e o “nível de ação” dos níveis de ruído em que cada grupo foi exposto, assinale a afirmativa correta.
Determinado funcionário de linha de produção, que mantém frequentemente o punho pressionado contra superfície rígida, queixa-se de dores em ambos os punhos e dormência em 1º, 2º, 3º e metade radial de 4º dedo. Considerando os sintomas expostos, bem como a sua atividade laboral citada, qual deverá ser o nervo afetado e o provável causador de sintomas parestésicos?
Em uma renomada empresa de corte de madeira, certo funcionário percebeu grave risco de vida em máquina contendo serra circular, não possuía nenhum dispositivo de segurança; após denúncia às autoridades competentes, se dirigiram à empresa e constataram que a referida máquina causava risco grave e iminente à vida dos seus operadores. Considerando a Norma Regulamentadora nº 03, é correto afirmar que:
O funcionário de uma loja, cuja função é o empilhamento de pneus, ao executar tal função retira o pneu do solo e o eleva a uma altura que varia de 1,5 m a 2 m dependendo da altura da pilha, necessitando, frequentemente, elevar seus membros superiores acima de 90° para a atividade. Comparece em ambulatório de medicina do trabalho com queixa de dor intensa em ombros em movimento de abdução de membros superiores acima de 90°. Considerando os sintomas expostos, bem como a sua atividade laboral, qual o provável tendão lesionado e o teste especial ortopédico mais específico para auxiliar o diagnóstico de lesão neste músculo?
A empresa A decidiu se instalar na Santa Maria de Jetibá -ES; sabe-se que ela possui em seu quadro 1.100 funcionários ativos e grau de risco 3. Para estar de acordo com a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), o mínimo dimensionamento de seus Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) deveria ser de:
Para estar de acordo com a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), qual deveria ser a carga horária mínima do profissional Médico do Trabalho dimensionado em Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa?
Uma obra que apresentava indícios de diversas irregularidades foi denunciada. Ao se dirigir à obra, as autoridades competentes se depararam com situações que geravam risco grave e iminente à vida dos trabalhadores. Considerando a Norma Regulamentadora nº 03, é correto afirmar que:
Na hipótese dessa obra ter sido paralisada, tendo em vista a Norma Regulamentadora nº 03, é INCORRETO afirmar que:
Funcionário com histórico laboral em empresa produtora de telhas de amianto por mais de quinze anos procura ambulatório de medicina do trabalho, apresentando dispneia importante e tosse. Refere aparecimento de sintomas há cerca de um ano com piora progressiva. Nega histórico de tabagismo; nega melhora dos sintomas aos finais de semana. Considerando o histórico laboral, bem como o quadro clínico, qual deverá ser a principal hipótese diagnóstica do médico do trabalho dessa empresa?
Deverão ser as primeiras ações do médico do trabalho que realizou o atendimento:
Empresa produtora de fertilizantes apresenta grave vazamento de monóxido de carbono em setor de produção. Mesmo após todas as medidas realizadas, ocorre tragicamente o óbito de um dos funcionários. Considerando a situação hipotética descrita, o provável mecanismo que levou ao falecimento do funcionário é a asfixia:
O prazo de abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) nesta situação é:
Funcionário devidamente orientado por seu advogado, procura empresa onde trabalha, afirmando que foi informado que, em tese, teria direito à aposentadoria especial, uma vez ter sido exposto a agentes prejudiciais à saúde. Refere, ainda, que necessita de “documento” que comprove essa situação; porém, não sabe citar o nome de tal documento. O provável documento buscado por referido funcionário é:
Serve como base técnica para elaboração de documento solicitado por funcionário:


























