Provas para Download

Prova Médico da Família - Pref. Foz do Iguaçu/PR
Visualizar os arquivos PDF
Ver medico-da-familia.pdf
PDF
medico-da-familia.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar medico-da-familia.pdf
PDF
medico-da-familia.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Ver medico-da-familia.pdf
PDF
medico-da-familia.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
35
Restantes
Questão 1 de 35 Q16 da prova

Com base no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Foz do Iguaçu, analise as assertivas que seguem, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.

( )A readmissão é o reingresso de ex-funcionário exonerado, a seu pedido, de cargo de provimento efetivo, atendido o interesse do serviço público, e dependerá da existência de vaga e de capacidade física e mental, comprovada por junta médica oficial.
( )Por biênio de efetivo exercício no serviço público municipal, será concedido ao servidor um adicional por tempo de serviço correspondente a 3% (três por cento), e, a cada decênio, um adicional de 5% (cinco por cento) como prêmio de permanência.
( )A progressão funcional é a concessão de adicional de promoção por merecimento ao servidor, acada 3 (três) anos, mediante avaliação de desempenho periódica, correspondente a 5% (cinco por cento) sobre o valor do vencimento do respectivo cargo em que esteja o servidor enquadrado à época da concessão.
( )Observadas as normas para a concessão, após cada quinquênio ininterrupto de exercício, o servidor ativo fará jus a 3 (três) meses de licença especial, com a remuneração do cargo, sendo facultado, a juízo da autoridade competente, o fracionamento, em 3 (três) vezes, em períodos não inferiores a 30 (trinta) dias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 2 de 35 Q17 da prova

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, analise os seguintes deveres do Estado para garantir a saúde:

  1. Formulação de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
  2. Execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
  3. Estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Quais estão corretos?

Questão 3 de 35 Q18 da prova

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS) o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e

Questão 4 de 35 Q19 da prova

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos é entendido como:

Questão 5 de 35 Q20 da prova

Analise as seguintes assertivas a respeito das competências do Sistema Único de Saúde (SUS) com base no artigo 200 da Constituição Federal e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
( )Participar do controle e da produção de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
( )Executar ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 6 de 35 Q21 da prova

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, no âmbito dos municípios, a direção do Sistema Único de Saúde é exercida pela respectiva:

Questão 7 de 35 Q22 da prova

As ações e serviços públicos e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde, conforme a Lei nº 8.080/1990, obedecem aos seguintes princípios, EXCETO:

Questão 8 de 35 Q23 da prova

Analise os seguintes objetivos de atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite:

  1. Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS.
  2. Eleger os membros das comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Ministério da Saúde.
  3. Definir diretrizes, de âmbito nacional, regional e municipal, a respeito da organização das redes de ações e serviços de saúde.
Quais estão corretos?

Questão 9 de 35 Q24 da prova

Analise as seguintes competências da direção municipal do Sistema Único de Saúde e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )Executar serviços de saúde do trabalhador.
( )Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.
( )Executar serviços de alimentação e nutrição.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 10 de 35 Q25 da prova

Quanto ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, é INCORRETO afirmar que:

Questão 11 de 35 Q26 da prova

O Subsistema de Atendimento e Internação Domiciliar, no âmbito do Sistema Único de Saúde, estabelece que essas ações só poderão ser realizadas por indicação_____________________, com expressa concordância ____________________ e de________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Questão 12 de 35 Q27 da prova

Analise as seguintes ações de saúde com base na Política Nacional de Atenção Básica:

  1. Redução de danos.
  2. Cuidados paliativos.
  3. Vigilância em Saúde.

Quais estão previstas no âmbito da Atenção Básica?

Questão 13 de 35 Q28 da prova

É INCORRETO afirmar que, para a Rede de Atenção à Saúde (RAS), no âmbito do SUS, todas as Unidades Básicas de Saúde são consideradas potenciais espaços de:

Questão 14 de 35 Q29 da prova

De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, analise as seguintes responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )Organizar o fluxo de pessoas, inserindo-as em linhas de cuidado.
( )Manter organizado mensalmente o cadastro de equipes, profissionais, carga horária, serviços disponibilizados e outros no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente,conforme regulamentação específica.
( )Garantir acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial necessário ao cuidado resolutivo da população.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 15 de 35 Q30 da prova

Em cada município, para se programar os serviços de saúde e fortalecer o planejamento ascendente, a fim de que a Atenção Básica possa ordenar a Rede de Atenção à Saúde,é preciso reconhecer, prioritariamente:

Questão 16 de 35 Q31 da prova

Analise os seguintes deveres atribuídos às Unidades Básicas de Saúde (UBS),conforme a Portaria nº 2.436/2017:

  1. Monitorar a satisfação de seus usuários, oferecendo registro de elogios, críticas ou reclamações,por meio de livros, caixa de sugestões ou canais eletrônicos.
  2. Assegurar o acolhimento e escuta ativa e qualificada das pessoas, mesmo que não sejam da área de abrangência da unidade.
  3. Em local visível, deve estar afixado o horário de atendimento da UBS e a identificação do gerente da Atenção Básica no território e dos componentes de cada equipe, contendo os endereços eletrônicos dos profissionais de nível superior e seus telefones de contato pessoal.

Quais estão corretos?

Questão 17 de 35 Q32 da prova

De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, qual o processo pelo qual se utiliza critérios clínicos, sociais, econômicos, familiares e outros, com base em diretrizes clínicas, para identificar subgrupos de acordo com a complexidade da condição crônica de saúde, com o objetivo de diferenciar o cuidado clínico e os fluxos que cada usuário deve seguir na Rede de Atenção à Saúde para um cuidado integral?

Questão 18 de 35 Q33 da prova

Qual o processo de trabalho na Atenção Básica que se caracteriza por constituir o papel que as equipes devem assumir em seu território de referência, considerando questões sanitárias,ambientais, epidemiológicas, culturais e socioeconômicas, contribuindo por meio de intervenções clínicas e sanitárias nos problemas de saúde da população com residência fixa, os itinerantes ou mesmo trabalhadores da área adscrita?

Questão 19 de 35 Q34 da prova

Analise as seguintes assertivas sobre o acolhimento à demanda espontânea na Atenção Básica:

  1. Pode se constituir como mecanismo de ampliação e facilitação do acesso.
  2. Pode provocar mudanças no modo de organização das equipes, na relação entre trabalhadores e no modo de cuidar.
  3. Pode se constituir como modo de construção de vínculos, podendo facilitar a continuidade do cuidado ou facilitar o acesso para aqueles que procuram a Unidade Básica de Saúde fora das consultas ou atividades agendadas.

Quais estão corretas?

Questão 20 de 35 Q35 da prova

A respeito do Gerente de Atenção Básica, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 21 de 35 Q36 da prova

A Lei nº 8.142/1990 dispõe sobre:

Questão 22 de 35 Q37 da prova

São sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase, EXCETO:

Questão 23 de 35 Q38 da prova

No método clínico centrado na pessoa e na Atenção Primária à Saúde, as habilidades de comunicação são tecnologias leves de cuidado fundamentais para o cumprimento dos objetivos da entrevista clínica em saúde. Sendo assim, analise as assertivas abaixo sobre os objetivos e estratégias dessa entrevista:

  1. Construir um bom relacionamento com o paciente.
  2. Considerar fatores psicossociais e desenvolver uma compreensão compartilhada sobre a situação.
  3. Detectar e responder às situações emocionais e não interromper o paciente.

Quais estão corretas?

Questão 24 de 35 Q39 da prova

Sobre testes, exames e métodos diagnósticos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

  1. Capacidade do método em acertar o diagnóstico.
  2. Capacidade do método em reconhecer os doentes.
  3. Capacidade do método em reconhecer os saudáveis.
  4. Capacidade do teste em influenciar corretamente nosso pensamento a respeito da presença ou ausência de doença.

Coluna 2


( )Acurácia.
( )Sensibilidade.
( )Especificidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 25 de 35 Q40 da prova

Homem, 55 anos, em acompanhamento na ESF devido a quadro de diabetes melito com diagnóstico aos 53 anos. Apresentou ganho progressivo de peso desde os 40 anos, quando interrompeu atividade física por ruptura de tendão de Aquiles em jogo de futebol. Histórico denefrolitíase. Mantém-se euglicêmico e normotenso nas revisões ambulatoriais. Em acompanhamento no serviço de nutrição regularmente. No último mês, procurou a emergência por quadro compatível com cólica renal. Identificada infecção do trato urinário, sem perda de função renal. O tratamento da infecção finalizou há 2 semanas. Faz uso de Glibenclamida 5 mg, antes do café e do jantar, emetformina 850 mg, após o café e o jantar. Retorna à consulta sem queixas urinárias. Nega quadro de poliúria e polidipsia. Nega emagrecimento. Traz exames da última semana que revelam glicemia jejum = 128 mg/dL; HbA1C = 8%; EQU = Glicose(-); Hemoglogina (-), Proteína (+). Considerando que os resultados estejam corretos, qual a justificativa para o valor elevado da HbA1C nesse caso?

Questão 26 de 35 Q41 da prova

Homem, 70 anos, diabético e hipertenso, em acompanhamento com seu médico da família e comunidade. Queixa-se de tontura. Na revisão clínica, foi medida a pressão arterial (PA) como paciente em repouso, sentado, com as pernas descruzadas e confortável. Para identificação de hipotensão ortostática, como se deve proceder e quais reduções se espera nos níveis pressóricos?

Questão 27 de 35 Q42 da prova

Mulher de 45 anos em acompanhamento com seu médico da família devido a infecções urinárias de repetição. Paciente já foi revisada quanto a situações de higiene pós-micção,hidratação, uso de medicações, alterações no aparelho genito-urinário e doenças pré-existentes como diabetes. Não fumante e não etilista. Qual a complicação mais comum que essa paciente pode vir a apresentar?

Questão 28 de 35 Q43 da prova

Homem, 68 anos, branco, hipertenso, com má-adesão ao tratamento devido a etilismo e quadro de vulnerabilidade social. É levado à emergência proveniente de albergue por quadro de confusão mental e perda de equilíbrio com evolução de dois dias. Aparentemente não embriagado no momento. Ao exame físico, apresenta-se hipertenso, com ausculta cardíaca compatível com fibrilação atrial, perda de força muscular em membro superior e inferior à esquerda. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

Questão 29 de 35 Q44 da prova

Homem, 68 anos, diabético desde os 64 anos, em uso de Glibenclamida 5 mg e Metformina XR 500 mg, em doses máximas preconizadas. Consultou há dois meses atrás devido a quadro de cansaço, sonolência, constipação, edema periorbicular e fragilidade ungueal. No exame físico, foi constatado bócio discreto. Solicitados exames. Retorna para atendimento clínico. Glicemia capilar no acolhimento de 126 mg/dL, em jejum. Exames: T4 livre = 0,65 ng/dL (0,9-1,7);TSH US = 10,4 mUI/L (0,45-4,5), anticorpos antitireoperoxidase positivos. Qual o diagnóstico provável, considerando os exames, e qual o tratamento preconizado, considerando o diagnóstico provável, respectivamente?

Questão 30 de 35 Q45 da prova

Sobre o Código de Ética Médica (CEM) em vigor, analise as assertivas abaixo:

  1. O Conselho Federal de Medicina, sempre que necessário, expedirá resoluções que complementem este CEM e facilitem sua aplicação.
  2. Contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive nas atividades relativas a ensino, pesquisa e administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras que utilizem o conhecimento advindo do estudo da Medicina.
  3. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste CEM é atribuição dos Conselhos de Medicina, das comissões de ética e dos médicos em geral.

Quais estão corretas?

Questão 31 de 35 Q46 da prova

Sobre as orientações do Ministério da saúde referente à sífilis congênita, analise as assertivas abaixo:

  1. É uma doença de fácil prevenção, mediante acesso precoce à testagem no pré-natal e tratamento adequado das gestantes positivas que inclui tratamento do parceiro.
  2. O teste rápido da sífilis é um teste não treponêmico para triagem.
  3. É um importante marcador da qualidade da assistência no pré-natal.

Quais estão corretas?

Questão 32 de 35 Q47 da prova

O objeto de análise deixa de ser os pacientes e passa a ser as pesquisas já realizadas anteriormente sobre determinado objeto de pesquisa. Os trabalhos originais publicados na literatura são revisados e selecionados de maneira sistemática, e os resultados deles podem ser sumarizados sob um único parâmetro de magnitude de efeito. Idealmente, deve reunir toda a evidência existente referente a um assunto, e a busca de artigos deve ocorrer em mais de um banco de dados. Esse conceito se refere a qual delineamento de pesquisa?

Questão 33 de 35 Q48 da prova

No Brasil, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi planejada para reorientar a atenção à saúde da população, fomentando a qualidade de vida, por exemplo, mediante a promoção do envelhecimento saudável. Como o envelhecimento não é um processo homogêneo, necessidades e demandas dos idosos variam, sendo preciso fortalecer o trabalho em rede para contemplar a atenção aos idosos saudáveis e atender àqueles com diferentes graus de incapacidade ou enfermidade,inclusive nos domicílios. Assim, o adequado cuidado ao idoso demanda um sistema de saúde organizado. Qual dos atributos da APS está envolvido mais sensivelmente nesse cuidado?

Questão 34 de 35 Q49 da prova

Na abordagem familiar, em relação aos pré-requisitos de competência do Médico da Família e Comunidade, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade/Comissão Nacional de Residencia Médica/MEC, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( )Conhecer conceitos de abordagem familiar e as várias tipologias familiares.
( )Conhecer a visita domiciliar de modo adequado.
( )Conhecer os ciclos vitais familiares.
( )
Conhecer aspectos da violência familiar.
( )Conhecer os níveis de intervenção familiar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 35 de 35 Q50 da prova

Sobre a atuação dos profissionais de saúde frente a uma pessoa com possibilidade de suicídio, analise as assertivas abaixo:

  1. Descobrir se a pessoa tem um plano definido para cometer suicídio com perguntas do tipo: você fez algum plano para acabar com sua vida?
  2. Descobrir se a pessoa tem os meios para se matar com perguntas do tipo: você tem pílulas, uma arma, inseticida ou outros meios?
  3. Ficar chocado ou muito emocionado para fazer a pessoa mudar de ideia.

Quais estão corretas?

Acertos
Erros
35
Total