O M. tuberculosis é transmitido por via aérea, de uma pessoa com TB pulmonar ou laríngea, que elimina bacilos no ambiente (caso fonte), a outra pessoa, por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro. O termo “bacilífero” refere-se a pessoas com TB pulmonar ou laríngea que têm:
A asma tem diferentes graus de gravidade, que podem evoluir ou regredir. O grau mais brando tem sintomas leves e com pausa e manifesta-se em:
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. As manifestações clínicas mais frequentes são, exceto:
O metotrexato (MTX) é o medicamento mais utilizado para o controle da artrite devido à sua eficácia, facilidade posológica, por sua segurança e seu baixo custo. No uso regular do MTX, recomenda-se a realização de exames laboratoriais periódicos (hemograma e enzimas hepáticas) como a anemia e a hepatite medicamentosa pelo menos:
Se consumidos em doses necessárias, podem ser meios de prevenção da osteoporose, todas abaixo, exceto:
Sobre a síndrome do pânico, é verdadeiro o disposto em:
O sarampo é uma doença viral aguda, infecto-contagiosa, altamente transmissível que atinge com mais severidade populações de baixo nível sócio-econômico. Sobre os sintomas do sarampo, é falso afirmar que:
No que tange as políticas de Acolhimento com classificação de risco disposto no Humaniza SUS, observe as informações abaixo: I - Cogestão expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão - que se transforma também em espaço de realização de análise dos contextos, da política em geral e da saúde em particular, em lugar de formulação e de pactuação de tarefas e de aprendizado coletivo; II - Acolher é reconhecer o outro e o que ele traz como legítima e singular sua necessidade de saúde; III - Ambiência é o termo derivado da junção das palavras ambiente e vivência, aponta para o processo de construção de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e considerem todas as dimensões humanas implicadas no processo de ocupação dos espaços para que estes sejam de fato produtores de saúde e lugares de encontro entre as pessoas; Diante das informações acima, é correto dizer que:

























