Sobre as peculiaridades do recém-nascido como paciente cirúrgico, analise as afirmativas abaixo:
I. Os neonatos, especialmente prematuros, possuem a função renal reduzida; a maturação ocorre após duas semanas de vida e se completa aos dois anos, podendo prolongar a meia-vida de algumas medicações;
II. A hemoglobina (Hb) fetal predomina ao nascimento e apresenta maior afinidade pelo O2, desviando a curva de dissociação da Hb para a esquerda;
III. Neonatos e lactentes possuem o centro termorregulador ineficaz e são incapazes de utilizar o tremor como forma de produção de calor;
IV. Os estoques de glicogênio são aumentados, especialmente em prematuros, apresentando maior tendência à hiperglicemia.
Estão corretas:
Em relação à má rotação intestinal, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como (V) verdadeira ou (F) falsa, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Sua apresentação é variada, sendo mais comuns as manifestações de volvo intestinal, obstrução duodenal, hérnia interna e dor abdominal crônica e intermitente;
( ) Quando ocorre a torção do intestino médio em torno da artéria mesentérica superior no sentido horário, tem-se o volvo de intestino, considerado uma emergência cirúrgica;
( ) Seus sinais e sintomas surgem de forma súbita, como vômitos biliosos, dor e distensão abdominais, choro persistente e, algumas vezes, sangramento intestinal baixo;
( ) A radiografia contrastada do trato digestivo superior é o exame de eleição para o diagnóstico, e deve ser realizada mesmo naqueles pacientes que apresentam sinais de obstrução intestinal.
O sinal da dupla bolha de ar (estômago e bulbo duodenal) foi descrito primeiramente em radiografias abdominais com raios horizontais e em posição supina, sendo considerado sinal patognomônico de:
A cirurgia na criança com atresia de esôfago não é urgente, mas deve ser realizada o mais breve possível para evitar as complicações pulmonares decorrentes da aspiração. Sobre este tema assinale a alternativa correta:
Em relação à Hérnia Diafragmática Congênita (HDC), analise as afirmativas abaixo:
I. A maioria (80%) das HDC ocorre no lado direito, sendo a HDC bilateral comum em pacientes do sexo feminino;
II. A causa específica de HDC é desconhecida, mas acredita-se que seja resultante de falha no fechamento do canal pleuroperitoneal no feto em desenvolvimento;
III. Os sintomas e sinais iniciais incluem respiração ruidosa (com “grunhido”), tiragem, dispneia e cianose, com abdome escafoide;
IV. Ao nascimento, bebês com HDC demonstram sintomas de desconforto respiratório com aparência na radiografia torácica clássica de várias alças intestinais na cavidade torácica, juntamente com desvio mediastinal.
Estão corretas:
O cisto broncogênico é a lesão cística mais comum do mediastino. Sobre esta malformação, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como (V) verdadeira ou (F) falsa, a seguir, assinale a opção que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) A parede do cisto consiste em tecido fibro elástico, músculo liso e cartilagem, enquanto o próprio cisto é forrado com epitélio do trato respiratório (células colunares ciliadas);
( ) Pode ocorrer em qualquer lugar ao longo da árvore traqueobrônquica, mas é geralmente encontrado ao redor do hilo direito e carina;
( ) Quando os cistos são grandes, podem comprimir as estruturas vitais circundantes, incluindo as vias aéreas;
( ) A resseção é realizada por cirurgia torácica assistida por vídeo (Video-assisted Thoracic Surgery - VATS), sendo a toracotomia contraindicada.
A atresia do esôfago (AE) é uma doença congênita em que ocorre descontinuidade esofágica que resulta em obstrução proximal do órgão. Sobre este assunto, assinale a opção correta:
A estenose hipertrófica do piloro (EHP) é um dos distúrbios cirúrgicos do trato gastrointestinal mais comuns no início da infância. Sobre a EHP, analise as afirmativas abaixo:
I. Meninas são afetadas quatro vezes mais do que meninos, com bebês femininos primogênitos em maior risco;
II. A palpação de um tumor pilórico em formato de azeitona (oliva pilórica) no epigástrio ou quadrante superior direito por examinador experiente é patognomônica de diagnóstico de EHP;
III. O tratamento da EHP é uma piloromiotomia, que consiste na incisão através da musculatura pilórica espessada, preservando a mucosa subjacente.
Estão corretas:
A Enterocolite Necrosante (ECN) é a emergência gastrointestinal mais comum no período neonatal. Sobre esta patologia, analise as afirmativas abaixo:
I. Distensão abdominal aguda, sensibilidade e intolerância à alimentação, com sangue macroscopicamente visível ou oculto nas fezes, são características marcantes da ECN;
II. Prematuridade não é um fator de risco importante;
III. A característica radiográfica patognomônica da ECN é a pneumatose intestinal, causada por bolhas de gás hidrogênio gerado pela fermentação bacteriana de substratos luminais;
IV. O tratamento médico inicial consiste em descompressão com sonda oro gástrica, ressuscitação hidro eletrolítica, transfusão de sangue e plaquetas, e administração de antibióticos de amplo espectro.
Estão corretas:
Em relação à Gastrósquise assinale a opção correta.
Sobre a onfalocele, analise as afirmativas abaixo:
I. O conteúdo da onfalocele varia desde uma pequena quantidade de líquido até a presença do fígado e grande quantidade de alças intestinais;
II. A onfalocele pequena (com diâmetro do defeito III. A onfalocele extensa (com diâmetro > 05 cm) tem quase sempre o fígado em seu interior e não apresenta grande dificuldade para o fechamento primário.
IV. O prognóstico da onfalocele está geralmente relacionado ao seu volume, à maior ou menor dificuldade de fechamento do defeito, à existência e ao tipo de anomalias associadas.
Estão corretas:
É a anomalia mais comum do pênis, caracterizada pela ausência do meato uretral em sua posição habitual na extremidade distal da glande:
O fluxo retrógrado de urina da bexiga para o ureter e a pelve renal é chamado de refluxo vesico ureteral. Sobre esta patologia congênita, analise as afirmativas abaixo:
I. Em crianças com infecção do trato urinário (ITU) febril, as que apresentam refluxo têm três vezes mais chances de desenvolver lesão renal em comparação com as crianças sem refluxo;
II. A nefropatia de refluxo permanece sendo uma das causas mais comuns de hipertensão em crianças;
III. O refluxo, mesmo na ausência de infecção ou pressão vesical elevada causa lesão renal.
Estão corretas:
Em relação ao tratamento cirúrgico do Refluxo vesico ureteral, assinale a afirmativa correta:
As malformações congênitas pulmonares englobam um conjunto de patologias raras, sendo a mais frequente:
A respeito do Enfisema Lobar Congênito (ELC), assinale a afirmativa correta:
O neuroblastoma (NB) perinatal tem apresentação no período pré-natal ou nos primeiros três meses de vida e é o tumor maligno mais frequente no período neonatal. Sobre esta patologia, analise as afirmativas abaixo:
I. A sua principal localização é na glândula suprarrenal, particularmente à direita;
II. A distinção entre NB quístico e hemorragia suprarrenal é difícil, mas a massa quística, cujo componente sólido aumenta progressivamente, tem maior probabilidade de ser uma hemorragia suprarrenal;
III. Ao nascer, o exame objetivo é habitualmente normal, mas podem ser evidentes distensão abdominal com massa palpável e hepatomegalia secundária a metástases.
Estão corretas:
Teratomas são tumores constituídos de células oriundas, em geral, das três camadas germinativas. Sobre este tipo de tumor que pode ocorrer no período neonatal, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como (V) verdadeira ou (F) falsa, a seguir, assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
( ) A incidência dos teratomas é rara, sendo mais comuns na região cervical;
( ) Os teratomas cervicais (TCs) são encontrados mais frequentemente no recém-nascido (RN) e no lactente, raramente na criança maior e no adulto, podendo apresentar-se já na vida intrauterina;
( ) Os níveis de alfa-feto proteína (AFP) devem ser monitorados, especialmente no seguimento pós-operatório, para confirmar a completa excisão tumoral ou para detectar sua recorrência.




























