De acordo com dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acercados aspectos relacionados ao trabalho e rendimento município de Vila Valério (ES) é adequado afirmar que:
Acerca dos aspectos ambientais do município de Vila Valério (ES) é inadequado afirmar que:
Considerando aspectos econômicos e turísticos do município de Vila Valério (ES), leia e analise os itens abaixo:
Considerando o cenário população e desenvolvimento, em especial acerca à taxa anual de crescimento do IDH no Brasil entre 1990 e 2017, no Brasil, é adequado afirmar que:
De acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acercados aspectos educacionais município de Vila Valério (ES) é adequado afirmar que:
As dificuldades de aprendizagem na escola podem ser consideradas uma das causas que podem conduzir o aluno ao fracasso escolar. Observando o cotidiano escolar, qual das alternativas abaixo pode ser considerada irrelevante associada à dificuldade de aprendizagem?
Entre as mais relevantes teorias da aprendizagem encontram-se a teoria psicogenética, de Piaget, e os estudos de Vygotsky, que hoje servem de base ao socioconstrutivismo. Com base nas contribuições desses autores, podemos afirmar, EXCETO:
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio.Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o FUNDEB está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020. Como são destinados os recursos investidos pelo FUNDEB na educação básica?Assinale a resposta correta.
A lei 9.394/96 estabelece critérios que devem ser observados para verificar o rendimento escolar.
Assinale abaixo o critério que não corresponde ao texto da lei.
Sobre a agricultura orgânica ou sistema orgânico, analise as afirmativas:
“O termo OLERICULTURA é derivado do latim: olus (=hortaliça) e colere (=cultivar) e, portanto,é utilizado para designar o cultivo de certas plantas de consistência herbácea, geralmente de ciclo curto e tratos culturais intensivos, cujas partes comestíveis são diretamente utilizadas na alimentação humana,sem exigir industrialização prévia.”
| ( ) | São aquelas cujas partes utilizáveis desenvolvem-se dentro do solo, compreendendo: tubérculos(batatinha, cará), rizomas (inhame), bulbos (cebola, alho) e raízes tuberosas (cenoura, beterraba, batata-doce, mandioquinha-salsa). |
| ( ) | Utiliza-se o fruto, verde ou maduro, todo ou em parte: melancia, pimentão, quiabo, ervilha, tomate,jiló, berinjela, abóbora. |
| ( ) | Aquelas cujas partes aproveitáveis situam-se acima do solo, sendo tenras e suculentas: folhas(alface, taioba, repolho, espinafre), talos e hastes (aspargo, funcho, aipo), flores e inflorescências (couve-flor, brócolis, alcachofra). |
“A agricultura alternativa segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)é “um conjunto de sistemas de produção que busca maximizar os benefícios sociais e a autosustentabilidade do sistema produtivo, minimizar ou até eliminar a dependência de energia não renovável (agroquímicos são obtidos do petróleo, que é uma fonte de energia não renovável) e preservar o meio ambiente através da utilização dos recursos naturais renováveis”.
Em relação aos efeitos das queimadas, analise as afirmativas assinalando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas:
| ( ) | O empobrecimento do solo causado pela eliminação dos micro-organismos essenciais para a fertilização através da queimada altera os nutrientes, como o cálcio, enxofre e potássio |
| ( ) | As queimadas deixam o solo protegido, uma vez que as árvores, arbustos e outros tipos de vegetação foram destruídos |
| ( ) | A queimada libera gases contendo o elemento carbono, em especial gás carbônico e metano. Estes gases são bloqueadores de calor e seu acúmulo na atmosfera pode alterar o balanço de energia do planeta, aumentando o efeito estufa. |
Analise as afirmativas abaixo sobre a ferrugem do cafeeiro:
• Uma das doenças mais comuns nos cafezais.
• Dentre os sintomas, destacam-se as manchas amarelo-pálidas e as pústulas que se formam na face inferior das folhas.
Esta doença é causada por qual fungo:




























