O objetivo principal do texto é:
O texto é predominantemente expositivo, mas há conselhos ou orientações dirigidas aos leitores, no modo imperativo: “Acorde cedo”, “Se hidrate ao acordar”, “Faça exercícios físicos” e “Tenha um café da manhã nutritivo”. Esses conselhos são essencialmente organizados segundo um determinado modo de organização do discurso, que é o:
O texto anterior pertence ao domínio jornalístico, tendo sido veiculado por um órgão da imprensa. Seu objetivo é detalhar um tema, de modo claro e objetivo, sem necessariamente ser algo recente. Esses traços permitem a classificação do texto como um exemplar de:
Em “[...] os primeiros minutos do dia são essenciais para o bom funcionamento do corpo e da mente humanos; e que, por isso, estabelecer hábitos saudáveis desde cedo melhora o humor, aumenta a concentração e mantém a energia ao longo do dia” (2º parágrafo), a expressão destacada veicula sentido:
Em “Além disso, segundo o psicólogo Travis Bradberry, fazer atividade física pela manhã proporciona mais energia para enfrentar o resto do dia”, o trecho destacado tem sentido:
Em “[...] no mundo moderno, as manhãs das pessoas são muitas vezes marcadas por elevados níveis de estresse e cansaço constante, o que muitas vezes dificulta a realização de determinadas tarefas” (1º parágrafo), as palavras em destaque são classificadas, respectivamente, como:
Paciente de 65 anos, obesa, queixando-se de dor, rigidez e enfraquecimento muscular persistente que impede suas atividades de vida diária, principalmente aquelas que exigem posição ortostática prolongada. No exame de Rx, apresenta gravidade de alterações estruturais na região do quadril à esquerda, sendo sugestivo de:
Paciente comparece ao serviço de fisioterapia queixando-se de hipossensibilidade na face lateral do pé, redução da força de flexão plantar e eversão do pé. Ao testarmos o reflexo aquileu, o mesmo apresenta-se diminuído, sendo compatível com comprometimento da raiz nervosa:
A paralisia cerebral é um conjunto de distúrbios que afetam o desenvolvimento do movimento e da postura, causando limitações das atividades na infância. O dano encefálico que leva à paralisia cerebral é decorrente de alguns fatores na fase perinatal, que são:

























