A biblioteconomia organiza, compila o conhecimento ou a informação que gerará conhecimento, e faz a transferência, a disseminação aos que dela precisam ou procuram. O conhecimento possui, dentre outras, a seguinte característica:
De acordo com as cinco leis básicas da biblioteconomia, as "5 leis de Ranganathan", é correta a seguinte afirmação:
As características de um documento podem ser atribuídas por aspectos físicos e intelectuais. No que diz respeito ao aspecto intelectual, um documento pode ser qualificado quanto:
Um documento é chamado de literatura subterrânea ou cinzenta, quando:
Os pequenos reparos são ações simples que visam interromper um processo de deterioração em andamento de um documento. Assinale a alternativa que se refere ao tipo de reparo descrito abaixo: Consiste na aplicação de uma folha de reforço, geralmente o papel japonês de gramatura baixa (para a transparência), no verso de uma folha, visando a manutenção da integridade do documento. Nesse sentido, usa-se cola à base de metilcelulose (CMC) e uma trincha, para dar maior sustentação. Após a aplicação da CMC, deixe-a secar e retire o excesso de papel japonês. No entanto, nunca devemos usar uma tesoura, pois pode alterar a forma da folha. Use uma régua e uma lixa para aparar o excesso.
Conhecer a natureza dos materiais que compõem o acervo e seu comportamento diante dos fatores aos quais estão expostos é essencial no estabelecimento de um programa de conservação preventiva. Indique um dos agentes químicos que podem danificar os documentos.
A catalogação deve possuir, então, algumas características por parte dos catalogadores, profissionais de informação que desenvolvem a atividade de catalogar materiais. Assinale a alternativa que se refere a uma das funções da catalogação descrita abaixo: Significa que a mesma solução deve ser sempre usada para informações semelhantes. Por exemplo, se a biblioteca decidir que a recuperação dos nomes pessoais se fará pelo prenome, e não pelo sobrenome, como usualmente, todos os itens deverão ter seus autores assim representados.
A catalogação em que a ficha catalográfica acompanha o respectivo livro, impressa no verso da folha de rosto, feita quando a publicação ainda está em fase de impressão, é denominada de:
O importante a ser considerado no processo de classificação é o perfeito entendimento, por parte de quem está classificando, do sentido que o autor quis dar ao seu trabalho. Para isso é recomendado a leitura técnica do livro. Nesse sentido, é INCORRETA a seguinte afirmação:
O mais atual sistema de classificação foi criado pelo indiano Shiyali Ramanrita Ranganathan. Ranganathan idealizou um sistema de classificação do tipo:
De acordo com as dez classes principais da Classificação Decimal de Dewey, a classificação Filosofia, é indicada pela classe:
Que sistema de classificação bibliográfica tem como uma de suas principais características a possibilidade de classificações alternativas?
A Notação de Cutter refere-se à corporação ou à jurisdição geográfica a que o autor corporativo se subordina. Isso ocorre em seis tipos de corporações, que, no caso de a denominação ser genérica, está desprovida de dados de corporação. Assinale a alternativa que exemplifica o tipo dito.
Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta: I. As Linguagens pré-coordenadas buscam facilitar a representação consistente das matérias por parte dos indexadores e utilizadores que recuperam, evitando a dispersão dos elementos relacionados; II. As linguagens documentárias hierárquicas ou pré- coordenadas são notacionais, isto é, os termos se coordenam antes de sua determinação, exemplos de linguagens documentais hierárquicas são os sistemas classificatórios, como CDU (Classificação Decimal Universal) e CDD (Classificação Decimal de Dewey); III. Nas linguagens documentárias alfabéticas ou pós- coordenadas, os termos se coordenam após sua determinação. E são formadas pelos vocabulários controlados como os tesauros ou cabeçalhos de assunto.
Os termos de indexação podem ser expressos através de linguagem coordenada. Quando as relações lógicas entres os termos é existente, e parte do genérico para o específico e vice-versa, pode-se afirmar que há uma relação de:
O vocabulário controlado consiste em uma ferramenta que visa o controle dos termos utilizados em um sistema de informação, ou seja, há uma estrutura construída para representar conceitos atribuídos aos documentos. Assinale a alternativa abaixo que se refere à modelos como metadados:
O esquema de categorias e subcategorias, usualmente de forma hierárquica, que podem ser usadas para classificação de itens, são comuns na organização da disposição de informações em sites, é denominado de:
Tesauros são aplicados preferencialmente aos sistemas automatizados, são usados, por vezes, como base para indexação pré-coordenada em sistemas manuais, desvirtuando-se de seu objetivo principal. Em um Tesauro de Medicina Clínica por exemplo, quando da expressão "Doença do Sistema Nervoso", o TG seria:
Quando os metadados são utilizados para resumir, buscar,avaliar, selecionar, recuperar e especificar o uso e interpretação dos dados a que se referem, eles estão sob o enfoque:
Elaborado a partir de termos contidos no título do documento, as características de um bom resumo são:
Indexar é construir índices. No campo da informação, isso significa construir índices que referenciam os conteúdos dos documentos. Assinale a alternativa que se refere ao princípio da indexação descrito abaixo: Quanto mais termos de indexação forem construídos pelo bibliotecário sobre um livro, por exemplo, mais chances haverá deste mesmo livro ser encontrado pelos usuários em suas buscas realizadas por assunto.
O desenvolvimento de coleções é um processo de planejamento e de tomada de decisão. É uma das funções básicas da gestão de unidades de informação. A tarefa que permite a continuidade da seleção, implementando as decisões tomadas no processo de seleção para o bom andamento do desenvolvimento de coleções, é denominada de:
Em se tratando do processo de seleção em bibliotecas, os critérios de seleção podem estar associados ao conteúdo dos documentos, à adequação ao usuário e aos aspectos adicionais dos documentos. Assinale a alternativa cujo texto indica um critério associado ao conteúdo do documento:
Sobre os Serviços de Referência, marque (V) se as afirmações abaixo forem verdadeiras e (F) se forem falsas, e em seguida assinale a alternativa com a sequência correta: ( ) O marketing também é de suma importância para as Unidades de Informação, pois é através dele que a comunidade de usuários tomará conhecimento dos produtos e serviços prestados pela biblioteca; ( ) O Serviço de Referência consiste na assistência efetivamente prestada ao usuário, procurando fornecer acesso rápido e seguro à informação. O Serviço de Referência precisa cumprir sua missão que é a de informar os usuários, atendendo prontamente às suas solicitações e deve ir muito além da coleção de referência de uma biblioteca; ( ) O que se espera de um Serviço de referência é que além de atender a necessidade de busca por informações, de servir como guia dos serviços oferecidos pela biblioteca e de orientar a pesquisa, é que os usuários recebam um tratamento personalizado e diferenciado, pois os usuários são a razão da existência de uma biblioteca.
Mostrar o conteúdo de um grande número de bibliotecas ou de um grande número de publicações, principalmente por meio do acesso a bases de dados catalográficos, com o emprego de interfaces de catálogos em linha de acesso público, é um dos objetivos da(o):
O PHL - Personal Home Library é um sistema especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de bibliotecas, centros de informações e museus. No PHL, que termo deve ser utilizado após a raiz de um termo, para que todos os registros, que contenha qualquer palavra com a raiz fornecida, sejam recuperados?
As condições exigíveis pelas quais devem ser referenciadas as publicações e as citações relacionadas em bibliografias ou objetos de resumos, referem-se à:
O controle bibliográfico pressupõe um domínio completo sobre os materiais que registram o conhecimento, objetivando sua identificação, localização e obtenção. Assinale a alternativa que se refere ao tipo de exemplar que não está incluso na exigência de Depósito Legal:
Fontes de informação terciárias são as que compilam e remetem às fontes secundárias e primárias, indicando e organizando-as para facilitar o acesso. Como exemplo, podemos citar:
Entre às normas de informação e documentação da ABNT disponíveis no Brasil, assinale a alternativa abaixo àquela que estabelece as regras para as referências bibliográficas:
De acordo com a legislação brasileira, o direito de conservar a obra inédita pelo autor, é um direito:
Para que se estabeleça uma estratégia de marketing eficiente em uma unidade de informação, é necessário, dentre outros, o conhecimento prévio sobre o planejamento de produtos. A unidade de informação deve observar alguns aspectos, quando for compor qualquer um de seus produtos. Assinale a alternativa que se refere a um desses aspectos, descritos abaixo: É o composto de apresentação; a descrição dos principais componentes de um produto, que são tipo, assunto e abrangência.
Dentro da gestão da qualidade e sua aplicação em unidades de informação, a satisfação do usuário em relação aos serviços prestados e suas necessidades norteiam os objetivos que levam a identificar os indicadores de qualidade. Que indicador de qualidade, nesse contexto, reflete a segurança e o bom conceito de seus clientes em relação ao atendimento prestado e as necessidades respondidas satisfatoriamente?
A lógica utilizada por todos os programas de busca de informações nos serviços de Disseminação seletiva da informação é a lógica:

































