paciente em Insuficiência Respiratória Aguda e qual conduta deve ser realizada em ambiente domiciliar é de extrema importância. Assinale a alternativa CORRETA.
res prostaglandinas e os leucotrienos. Esses mediadores resultam em aumento da espessura da par CORRETA.
Vanessa, 32 anos, é secretária executiva e atualmente está de licença, pois encontra-se no puerpério. Refere dor frequente em região radial do punho e radial do antebraço. Durante a avaliação, os testes de Tinel, Phalen e sinal de Froment foram negativos e apenas o teste de Filkenstein foi positivo. A possível lesão será:
O teste para verificação dos miótomos avalia a integridade motora das raízes dos nervos que saem da coluna. Em um teste com o paciente em decúbito dorsal, o examinador aplicando resistência ao movimento de dorsiflexão do tornozelo, o miótomo testado será:
Após um Acidente Vascular Cerebral, o paciente apresenta diversos tipos de comprometimentos, entre eles, os déficits de sensibilidade, que podem ser perceptivos e proprioceptivos. Assinale a alternativa INCORRETA para a intervenção relacionada ao manejo das alterações proprioceptivas:
Paciente 25 anos, sofreu um acidente automobilístico, com sequela de traumatismo raquimedular, após a fase de choque medular, apresenta ASIA A (American Spinal Injury Association), com nível motor e sensorial em T2 (segunda vértebra torácica). De acordo com esses dados, pode-se afirmar que:
A execução apropriada dos movimentos exige coordenação refinada de diferentes grupos musculares. Para avaliação da coordenação muscular, é essencial a anamnese completa, análise dos resultados dos exames neurológicos e aplicação de testes específicos para a coordenação muscular estática e dinâmica. Abaixo, assinale o teste que NÃO é utilizado para a avaliação da coordenação motora:
Em um Acidente Vascular Cerebral de artéria cerebral média, afetando a região parietal superior do hemisfério cerebral não-dominante (direito), pode ocorrer a heminegligência ou síndrome da negligência unilateral, que está associada com prejuízos funcionais no processo de reabilitação, principalmente nas atividades de vida diária e deambulação. Para confirmação do diagnóstico de heminegligência, pode-se usar o teste:
As atividades funcionais dependem de um bom controle de tronco, que funciona como estabilizador e base para o movimento. Existe uma ordem para a aquisição motora do controle de tronco e o último movimento adquirido será:
Paciente refere lombociatalgia à direita, com parestesia posterior distal, apresentando dificuldade em realizar a flexão plantar na fase de impulso da marcha, com atrofia da musculatura na região posterior de perna (tríceps sural). De acordo com as características, o nervo comprometido será:
J.A.S, 72 anos, aposentado, gosta de fazer pequenos reparos em sua casa. Relata que costumava caminhar até a loja de materiais de construção e para encontrar os amigos (1). Foi diagnosticado com doença de Parkinson há 5 anos (2), apresenta bradicinesia e tremor distal no membro superior direito, além de déficit de equilíbrio (3). Atualmente, evita andar ou caminhar sozinho (4), pois a calçada é irregular e possui muitos buracos (5) e tem medo de cair (6). De acordo com o modelo de interação entre os componentes da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), assinale a alternativa que possui a sequência numérica CORRETA:
As quedas em pessoas idosas, acima de 65 anos, são comuns e causa importante de morbidade, mortalidade e redução da função. Para manter o equilíbrio, o corpo precisa ajustar continuamente sua posição no espaço, de modo que o centro de massa fique em cima da base de apoio ou ajuste a sua posição após um movimento. Entre as estratégias para controlar a oscilação corporal, a mais usada pelos idosos, para perturbações externas rápidas e/ou amplas ou para movimentos executados com o centro de gravidade perto dos limites de estabilidade na base de apoio, é a estratégia de:
Durante uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, os conselheiros discutem a aplicação da Resolução nº 553, de 9 de agosto de 2017. Um dos pontos em debate é a implementação das diretrizes para o controle social no SUS. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE uma das recomendações da Resolução nº 553 para promover a participação e o controle social no Sistema Único de Saúde:
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, trata sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. De acordo com a referida lei, analise as afirmativas a seguir e assinale a CORRETA.
Marcos precisava realizar uma videoconferência com sua equipe e estava avaliando diferentes plataformas disponíveis. Ele listou algumas opções, mas percebeu que uma delas não é usada para videoconferências. Qual opção Marcos deve descartar?
Lucas estava tentando acessar a internet em seu computador, mas percebeu que não conseguia se conectar. Ele verificou que os outros dispositivos na mesma rede estavam funcionando normalmente. Ao checar as conexões do computador, Lucas notou que um dos cabos necessários para conexão de rede estava solto. Após reconectá-lo, a internet voltou a funcionar corretamente. Qual cabo Lucas reconectou?
Qual das alternativas a seguir apresenta a função correta no Excel para somar os valores do intervalo de células A1 a A10?
No Excel, ao calcular a média dos valores inseridos no intervalo de células C2 a C7, qual das fórmulas a seguir deve ser utilizada?
Carlos deseja projetar uma apresentação para sua equipe. Para isso, ligou seu notebook e conectou o cabo HDMI ao projetor. No entanto, Carlos percebeu que a imagem do notebook não aparecia no projetor. Após verificar as configurações do projetor e constatar que estavam corretas, ele percebeu que algo precisava ser feito em seu notebook. Qual alternativa indica o que Carlos deve fazer para que a imagem do notebook apareça no projetor?
Carla estava usando seu computador com Windows 11 e percebeu que um programa parou de responder. Ela precisava abrir o Gerenciador de Tarefas para encerrar o processo do programa travado. Qual é a combinação de teclas que Carla deve usar para abrir o Gerenciador de Tarefas de forma rápida?
Marcos estava navegando na internet com o Google Chrome e queria acessar rapidamente a barra de endereços do navegador para digitar um novo site. Qual é a combinação de teclas que ele deve usar para selecionar a barra de endereços de forma rápida?
Considere a afirmação a seguir em relação às ferramentas do Pacote Office 365. I. No Word, os atalhos Ctrl+B, Ctrl+I e Ctrl+U aplicam, respectivamente, negrito, itálico e sublinhado ao texto selecionado. II. No Excel, a fórmula SOMA() realiza a adição de todos os valores em um intervalo de células. III. Considerando o pacote Office 365, para criar uma planilha de controle de tarefas diárias com gráficos e cálculos, a ferramenta mais indicada para essa tarefa é o Word. IV. No PowerPoint, a fórmula PROCV() é usada para calcular a soma de um conjunto de números em uma planilha. É verdadeiro:



























