Considerando-se a classificação silábica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Dissílaba.
(2) Trissílaba.
(3) Polissílaba.
Segundo a Política Nacional de Saneamento Básico, instituída pela Lei nº 11.445/2007, exercem a titularidade dos serviços públicos de saneamento básico:
I. Os Municípios e o Distrito Federal, no caso de interesse local.
II. O Distrito Federal, em conjunto com os Municípios que compartilham efetivamente instalações operacionais integrantes de regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões.
III. Gestão associada, mediante consórcio público ou convênio de cooperação, observadas determinadas disposições.
Está CORRETO o que se afirma:
Conforme a Lei nº 9.433/1997 — Política Nacional de Recursos Hídricos, a gestão desses recursos deve ser:
Conforme a Lei nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, são instrumentos da PNRS, entre outros:
I. A pesquisa científica e tecnológica.
II. A redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos.
III. A educação ambiental.
Está CORRETO o que se afirma:
De acordo com Lei nº 9.795/1999 – Política Nacional de Educação Ambiental, a educação ambiental tem por objetivo fundamental:
I. O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
II. A garantia de restrição das informações ambientais.
III. O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
Está CORRETO o que se afirma:
Em relação às expedições de licenças, com base na Resolução CONAMA nº 237/1997 — Licenciamento Ambiental, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
A Licença de _________ autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.
Diversas abordagens para o tratamento de resíduos sólidos urbanos devem ser avaliadas com base em critérios técnicos, econômicos e socioambientais. Quanto à compostagem de resíduos orgânicos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
Compostagem de resíduos orgânicos: é um tratamento biológico, que decompõe a matéria orgânica __________ presente nos Resíduos Sólidos Urbanos, ou seja, com a __________ de oxigênio. Para que a compostagem seja eficaz, é necessário que exista condições adequadas de temperatura, umidade e nutrientes, resultando em um produto biologicamente estável, denominado de composto orgânico, que pode ser utilizado para fins agrícolas como fertilizante (adubo). A característica da compostagem é de ser um processo _________, de baixo custo de implantação e operação quando comparado a outros tratamentos.
A respeito da otimização do processo de floculação no tratamento da água, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Os ensaios para o tempo de floculação ideal devem abranger o intervalo entre 5 e 40 min.
( ) Nos ensaios de floculação com gradiente de velocidade inferior a 25 s-1, possivelmente ocorrerá a deposição de flocos durante o processo.
( ) Para definição das condições da floculação, considera-se a cor aparente e a velocidade da sedimentação.
Em relação à gestão municipal de resíduos sólidos, analisar os itens.
I. Os consórcios públicos intermunicipais são ferramentas que fortalecem a gestão municipal, formados pela união de Municípios de uma determinada região, para viabilizar a execução de políticas públicas que seriam difíceis de implementar de forma isolada.
II. Pontos de Entrega Voluntária (PEVs): também chamados de “ecopontos”, são estruturas instaladas exclusivamente pelos Municípios com o objetivo de permitir que a população descarte resíduos recicláveis.
III. Há três tipos de disposição final ambientalmente adequadas de rejeitos: lixão, aterro controlado e aterro sanitário.
Está CORRETO o que se afirma:
De acordo com a Lei nº 11.428/2006 – Regime Jurídico do Bioma Mata Atlântica, a prática que prevê a interrupção de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais do solo por até dez anos para possibilitar a recuperação de sua fertilidade chama-se:
Sobre amostragem de águas e análises físico-químicas, analisar os itens.
I. Os frascos de coleta de água para exames bacteriológicos devem ser estéreis, e a amostra deve ser recolhida sempre após as demais coletas. O frasco deve ser preenchido até ¾ de seu volume.
II. A alcalinidade total da água é dada pela soma da concentração de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos. As concentrações supramencionadas podem ser determinadas por análise espectrofotométrica de absorção eletrônica na região do visível.
III. O termo amostragem está relacionado à coleta de uma fração representativa de material, cuja composição seja de interesse. É considerada a etapa menos complexa de todo processo analítico, por não se relacionar à exatidão do procedimento.
IV. Os cloretos normalmente estão presentes em águas brutas e tratadas na forma de cloreto de sódio, cálcio e magnésio. Águas caracterizadas pela alta concentração de íons cloretos são impróprias para o consumo, devido às alterações no sabor e ao efeito laxativo que podem provocar. A análise de íons cloretos pode ser realizada por titulação, sendo o titulante uma solução padronizada de K2CrO4; o indicador, AgNO3; e o titulado, a amostra.
Está CORRETO o que se afirma:
Ao poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível subsuperficial, à luz da NBR 13969:1997 (Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação), dá-se CORRETAMENTE o nome de:
Com base na NBR 7229:1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos), à matéria graxa e sólidos em mistura com gases, que flutuam no líquido em tratamento, dá-se CORRETAMENTE o nome de:


























