As frases do escritor Machado de Assis sofreram alteração na pontuação. Assinale a opção em que se conservou o uso da vírgula conforme a escrita do autor e da Norma Culta L:
De acordo com a NR 15 (Atividades e Operações Insalubres), a descoloração de vidros e cristais à base de compostos de arsênico, confere insalubridade de grau:
Com relação a NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), não cabe aos empregados:
Em uma Universidade foram feitas avaliações de exposição ao calor de dois vigilantes em postos de trabalhos externos, sendo encontrados, nos dois postos, os resultados conforme o quadro abaixo:
Temperaturas
Valores em °C
Temperatura do bulbo úmido natural 21,3
Temperatura do bulbo seco 25,0
Temperatura do globo 39,2
Com base nessas informações e considerando que em um posto de trabalho há exposição do servidor à carga solar e no outro não, é correto afirmar que os valores do IBUTG, em ºC, são, respectivamente:
Sobre doenças profissionais e do trabalho, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:
(1) PAIRO;
(2) DORT;
(3) Bissinose;
(4) Asbestose.
( ) Causada pelo amianto;
( ) Causada pelo ruído contínuo, intermitente ou de impacto;
( ) Causada pela poeira das fibras de algodão;
( ) Causada por posições estáticas ou movimentos repetitivos.
A sequência correta de cima para baixo é:
Sobre Proteção contra Incêndios, assinale a opção incorreta:
A NBR 18801 estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), permitindo que uma organização controle os seus riscos e melhore o seu desempenho em SST. Para o desenvolvimento dessa norma, agruparam-se os requisitos em etapas. Em que etapas se encontram os requisitos de preparação e resposta a emergências e requisitos legais e outros?
Marque a opção que se refere à técnica de reconhecimento e análise de riscos que é utilizada para identificar fontes de perigo, consequências e medidas corretivas simples, sem aprofundamento técnico, resultando em tabelas de fácil leitura.
A aposentadoria especial pode ser concedida após a avaliação das condições de trabalho, as quais deverão ser comprovadas pelas demonstrações ambientais, que fazem parte das obrigações acessórias dispostas na legislação previdenciária e trabalhista. As opções a seguir correspondem aos documentos de demonstração ambiental, à exceção de uma. Assinale-a.
Uma empresa pode traçar ações no sentido de não ter a alíquota referente aos Riscos Ambientais do Trabalho – RAT (antigo Seguro Acidente de Trabalho – SAT) aumentada pelo Fator Acidentário de Prevenção – FAP. Assinale a opção que configura uma ação dessa natureza:
A Previdência Social estabeleceu que algumas doenças são decorrentes das atividades desempenhadas pelo trabalhador em uma empresa. Esse aspecto é denominado como Nexo Técnico, Epidemiológico Previdenciário – NTEP. No caso de constatação dessa situação, essa doença:
No estudo das condições sanitárias nos locais de trabalho, que consumo diário de água deverá ser previsto, por trabalhador, nas instalações sanitárias?
A exposição ao calor deve ser avaliada através do “Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo” – IBUTG. Sabendo-se que tbn é a temperatura de bulbo úmido natural, tg é a temperatura de globo, e tbs é a temperatura de bulbo seco, assinale a opção que representa o IBUTG para ambientes externos com carga solar.
A declaração das intenções e princípios da organização em relação ao seu desempenho ambiental geral, que fornece uma estrutura para ação e estabelecimento de seus objetivos e metas ambientais está relacionada a que etapa da NBR ISO 14001?
A Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT) é o documento que deve ser obrigatoriamente emitido após a ocorrência de acidentes:
As convenções internacionais têm por finalidade traçar uma diretriz (“uma norma”) de caráter generalista a ser seguida pelos países membros. No Brasil, estas “normas” passam a integrar nosso ordenamento jurídico após aprovação do Congresso Nacional. Quais as Convenções aprovadas por Decreto que traçam diretrizes sobre: “a prevenção e controle de riscos profissionais causados pelas substâncias ou agentes cancerígenos”; e “a segurança e saúde dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho”?
Esta é uma ficha que fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente; transmitindo desta maneira, conhecimentos sobre produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência. Segundo a ABNT NBR 14.725 está ficha é conhecida como:
A rotulagem preventiva deve conter alguns elementos, dentre eles, o(s) pictograma(s) de perigo. Assinale a opção que apresenta a classe de perigo da Figura abaixo, no Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).
Segundo a NR -9, considera-se Nível de Ação (NA), o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. O NA para os agentes químicos e para o agente físico ruído são, respectivamente:


























