Provas para Download

Prova Enfermeiro Estomaterapeuta - ISGH - HRSC
Visualizar os arquivos PDF
Ver enfermeiro-estomaterapeuta.pdf
PDF
enfermeiro-estomaterapeuta.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar enfermeiro-estomaterapeuta.pdf
PDF
enfermeiro-estomaterapeuta.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar enfermeiro-estomaterapeuta.pdf
PDF
enfermeiro-estomaterapeuta.pdf
Compartilhar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 19 Q1027845 Q11 da prova

Paciente idoso, diabético, internado em um hospital de Fortaleza com quadro de AVC. No momento está apresentando febre, com uma úlcera por pressão categoria III, em região trocantérica esquerda, com presença de esfacelo, úmida, exsudado em grande quantidade, bordas hiperemiadas. Pele adjacente quente, hiperemiada e edemaciada. Diante deste quadro, indique a alternativa abaixo com a cobertura mais indicada para esta lesão:

Reportar Erro
Questão 2 de 19 Q1027846 Q12 da prova

Úlcera por pressão é uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante da pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e/ou cisalhamento. Dentre as alternativas abaixo assinale a afirmativa correta que indica em qual categoria se enquadra uma úlcera por pressão com presença de flictema:

Reportar Erro
Questão 3 de 19 Q1027847 Q13 da prova

O surgimento da úlcera venosa nos membros inferiores é consequência de diversas anormalidades vasculares do sistema tegumentar. De acordo com as características das úlceras venosas, marque V para verdadeiro ou F para falso nos itens abaixo:
( ) Normalmente localizadas nas porções distais do membro, com hiperpigmentação cutânea, edema justamaleolar e aparecimento de veias varicosas secundárias;
( ) As camadas da pele sofrem um processo de espessamento e sucessivo endurecimento e a gordura é substituída por tecido fibroso;
( ) Geralmente se originam por traumatismo, mas podem surgir espontaneamente, têm caráter recorrente e ocorrem normalmente no mesmo local. A hipertensão venosa é o fator mais frequente para a ulceração;
( ) São úlceras de comportamento agressivo. Os traumatismos repetitivos e a fase de cicatrização arrastada estão entre as causas predisponentes;
( ) Essas úlceras causam redução do fluxo sanguíneo, levando a diminuição do aporte de oxigênio aos tecidos e as células.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 4 de 19 Q1027848 Q14 da prova

A fisiopatologia da Insuficiência Vascular Periférica relaciona-se com o desequilíbrio entre o suprimento e a demanda circulatória de nutrientes e oxigênio para a musculatura esquelética. A redução do fluxo sanguíneo devido a uma obstrução arterial é, em 90% dos casos, de origem aterosclerótica. Tal obstrução é mais frequente nos membros inferiores. Sobre os sinais clínicos da Insuficiência Vascular Periférica, marque a opção correta:

Reportar Erro
Questão 5 de 19 Q1027849 Q15 da prova

Os sistemas venosos superficiais e profundo são compostos por diversas veias. De acordo com as veias mais importantes que compõem o sistema venoso superficial com a respectiva formação marque a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 6 de 19 Q1027850 Q16 da prova

As úlceras arteriais são causadas pela insuficiência arterial, majoritariamente pela aterosclerose, doença inflamatória degenerativa dos grandes vasos causada pelo acúmulo de placas de colesterol, células e tecidos degradados que estreitam progressivamente o lúmen do vaso. Sobre as úlceras arteriais assinale a opção correta:

Reportar Erro
Questão 7 de 19 Q1027851 Q17 da prova

A úlcera no pé decorrente das complicações do diabetes melitos é definida como lesão espessada que atinge a derme, localiza-se na região abaixo do tornozelo, acomete pacientes diabéticos, independente do seu tempo de existência. Sobre as úlceras nos pés dos pacientes diabéticos assinale a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 8 de 19 Q1027852 Q18 da prova

Segundo as recomendações gerais dos pensos para o tratamento das úlceras por pressão marque a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 9 de 19 Q1027853 Q19 da prova

A cicatrização das feridas segue um curso previsível e contínuo, sendo dividida didaticamente em três fases, com diferentes terminologias. Sobre as fases da cicatrização, assinale a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 10 de 19 Q1027854 Q20 da prova

Ainda sobre o processo de cicatrização das feridas, assinale os itens abaixo como V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) A proliferação capilar é uma das características marcantes da primeira fase do processo de cicatrização das feridas (fase inflamatória), uma vez que, microscopicamente, a angiogênese inicia-se minutos após a lesão;
( ) As fibras de colágeno aparecem em torno do quarto ou quinto dia após o trauma. O espaço da ferida é preenchido por pequenos feixes de fibras colágenas, orientadas ao acaso, que vão dar origem a uma estrutura densa e consistente;
( ) Outro fenômeno que ocorre na fase proliferativa é o aumento da formação endotelial;
( ) A etapa final da fase de maturação consiste na contração da ferida, mecanismo através do qual as margens do ferimento são unidas, em consequência das forças existentes no seu interior;
( ) A fase de maturação é caracterizada pelos seguintes fenômenos: formação de tecido de granulação, contração da ferida, reepitelização e fechamento da ferida.
Agora marque o item com a sequência correta:

Reportar Erro
Questão 11 de 19 Q1027855 Q21 da prova

Com relação aos sinais e sintomas que auxiliam no diagnóstico das infecções mais comuns na área da estomaterapia, marque a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 12 de 19 Q1027856 Q22 da prova

O tecido necrótico é constituído de células mortas, material proteico, fibras de colágeno, fibrina, elastinas e sangue. De acordo com a classificação das necroses mais encontradas nas feridas cutâneas assinale a opção correta:

Reportar Erro
Questão 13 de 19 Q1027857 Q23 da prova

O termo “biofilme” é utilizado para definir uma complexa estrutura microbiana, aderida a uma determinada superfície, incorporada dentro de uma matriz polimérica extracelular, sintetizada pelas próprias bactérias. Sobre o biofilme bacteriano marque a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 14 de 19 Q1027858 Q24 da prova

O debridamento pode ser definido como a remoção de tecidos mortos e de corpos estranhos de uma área lesada até a exposição dos tecidos vivos. Quando se pretende promover a limpeza de uma ferida, pensa-se, em debridamento. Sobre esse assunto marque a opção correta:

Reportar Erro
Questão 15 de 19 Q1027859 Q25 da prova

As feridas cirúrgicas, mesmo quando produzidas por procedimentos eletivos, representam alto risco para as pessoas, ao considerar que, por meio delas, podem ingressar inúmeros microrganismos que tendem a desequilibrar a saúde. Sobre a avaliação e monitoramento da ferida cirúrgica assinale a opção correta:

Reportar Erro
Questão 16 de 19 Q1027860 Q26 da prova

As coberturas especiais são uma forma de tratamento das feridas e sua escolha depende de fatores intrínsecos como a idade, a imobilidade, o estado nutricional, as doenças associadas e o uso de medicamentos contínuos, principalmente drogas imunossupressoras. Dependem também de fatores extrínsecos como a localização anatômica da ferida, a presença de infecção e de tecido desvitalizado. Sobre os diversos tipos de coberturas marque a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 17 de 19 Q1027861 Q27 da prova

A lesão por pressão é caracterizada por uma ferida localizada na pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre uma proeminência óssea, como resultado da pressão ou de uma combinação entre forças de compressão e tração tecidual. É considerado um indicador da qualidade do cuidado nos serviços hospitalares e domiciliares, sendo também considerado um problema de saúde pública. Sobre as lesões por pressão assinale a alternativa correta:

Reportar Erro
Questão 18 de 19 Q1027862 Q28 da prova

Quando se pensa na prevenção das lesões por pressão, o que mais intriga os estudiosos é o paradoxo que há entre a simplicidade das medidas capazes de evitar a progressão do problema e o número cada vez mais crescente de pessoas sofrendo com esse tipo de lesão. A Escala de Risco de Braden é uma das medidas utilizadas para identificar o risco de pessoas em desenvolver lesão por pressão. Sobre essa escala marque a opção correta:

Reportar Erro
Questão 19 de 19 Q1027863 Q29 da prova

A Terapia de Pressão Negativa (TPN) é um tipo de tratamento ativo da ferida que promove sua cicatrização em ambiente úmido, por meio de uma pressão subatmosférica controlada e aplicada localmente. Sobre essa tecnologia avançada no tratamento de feridas complexas marque a opção verdadeira:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota