Douglas, 11 meses, comparece à consulta de puericultura, acompanhado de sua mãe, Mariana, que relata ao enfermeiro a seguinte queixa: “meu filho ainda não fala nada. Ele duplica sílabas, mostra o que quer e fala de uma forma que não consigo entender, como se estivesse conversando, mas não fala as palavras corretamente. A filha do vizinho já diz algumas palavras”. Ao avaliar o desenvolvimento da criança, o enfermeiro confirma as informações fornecidas pela mãe e classifica o desenvolvimento da criança. Em relação a essa classificação, é CORRETO afirmar que:
Júlia está completando 1 ano hoje, sem registro de vitamina A na caderneta da criança. Mãe relata que nunca foi orientada sobre o uso da vitamina A. Qual a conduta adequada?
Na gravidez e puerpério, a prática da vacinação é indispensável, visando à saúde materna e do concepto. Sobre a vacinação antitetânica preconizada pelo Ministério da Saúde, é CORRETO afirmar:
Na consulta de enfermagem ao adolescente, é preciso que fique claro que nada será tratado com seus pais/responsáveis sem que ele seja informado previamente, mesmo quando é preciso romper o sigilo, conscientizando-o da importância de informar determinadas situações. Nesse contexto, o sigilo deve ser preservado na seguinte situação:
A avaliação multidimensional do idoso é um importante instrumento, cuja execução simples é realizada pela revisão dos sistemas fisiológicos principais, divididos em: avaliação das atividades de vida diária, mobilidade, cognição/humor e comunicação. A esse respeito, é correto afirmar que a avaliação das Atividades Básicas de Vida Diária e Atividades Instrumentais de Vida Diária pode ser realizada com a utilização dos seguintes instrumentos:
A partir de 6 meses, além do leite materno, outros alimentos devem fazer parte das refeições da criança. Para que ela goste de vários alimentos, recomenda-se ofertar a maior diversidade possível de alimentos saudáveis e manter cuidados específicos, de acordo com a idade. Com relação a esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Considerando a responsabilidade do enfermeiro nas condutas e orientações ao paciente, marque a alternativa CORRETA.
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura desses animais. Quanto à profilaxia antirrábica humana, em casos de agressões por cães ou gatos, caso o animal agressor tenha sinais sugestivos de raiva no momento da agressão, deve-se indicar a profilaxia. Se o cão ou gato agressor não apresenta sinais sugestivos de raiva, deve-se indicar a observação do animal por 10 dias e não iniciar a profilaxia pós-exposição. Não sendo possível a observação do animal, deve-se administrar o esquema de 4 doses da vacina. A.S.C compareceu à sala de vacinas, no dia 12/08/2024 para receber a segunda dose da vacina antirrábica, pois foi mordida por um cachorro de rua, não sendo possível a observação do animal. A.S.C havia recebido a primeira dose da vacina no dia 07/08/2024, data em que foi mordida. A enfermeira administrou a vacina e aprazou a data da terceira dose, sendo agendada CORRETAMENTE para o dia
As arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti constituem-se como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Por compartilharem diversos sinais clínicos semelhantes, além da dificuldade da suspeita inicial pelo profissional de saúde, pode ocorrer a dificuldade na adoção de manejo clínico adequado e, consequentemente, predispor à ocorrência de formas graves, levando, eventualmente, a óbitos (Calvo et al., 2016). Nesse contexto, analise o seguinte fragmento de texto: A ________________ é uma arbovirose caracterizada por febre _______________, além de relato de dores articulares com intensidade _________________. As palavras que completam corretamente as lacunas do fragmento de texto apresentado são, na ordem:
Quanto ao tratamento para a tricomoníase, é CORRETO afirmar:
Julia compareceu na ESF do seu bairro, no dia 02/08/2024, para realizar a sexta consulta de pré-natal. Em sua “Caderneta da Gestante”, constava que a data da sua última menstruação havia sido em 09/01/2024. Qual era a idade gestacional de Julia, na data da consulta?
Analise as afirmativas a seguir, considerando os princípios a que a Administração Pública deve obedecer. I- A moralidade da Administração Pública limita-se à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. II- Os fatos e os atos verificados na conduta do dia a dia da vida privada do servidor podem acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. III- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio. Está(ão) CORRETAS a(s) afirmativa(s)
O servidor goza, por ano, obrigatoriamente, 30 (trinta) dias consecutivos de férias, sem prejuízo da remuneração. Analise as afirmativas a seguir sobre as férias dos servidores do município de Montes Claros (MG). I- O servidor que gozar de licença sem vencimento, ao retornar ao serviço, não compromete o período das suas férias. II- O servidor estudante tem o direito de solicitar que as suas férias coincidam com as férias escolares. III- As férias podem ser acumuladas até o máximo de 2 (dois) períodos, de acordo com o artigo 85 da Lei n.º 3.175/2003, ressalvado o disposto no artigo 87 e nas hipóteses de legislação específica. Está(ão) CORRETAS a(s) afirmativa(s)
INSTRUÇÃO: Considere o trecho a seguir para responder a esta questão. É uma entidade que serve como um gateway especial para uma rede, protegendo-a de acesso inapropiado. Para tanto, filtra o tráfego de rede que chega, verificando a validade das mensagens tanto quanto possível, podendo recusar completamente algumas mensagens. Assinale a alternativa que apresenta o termo a que o trecho se refere.


























