Observando a tabela abaixo os números estão dispostos seguindo um mesmo padrão lógico.
7 21 28
12 36 43
15 X Y
A soma dos números X e Y é igual a:
A negativa das proposições abaixo está presente na alternativa:
I. Marcos é bombeiro ou enfermeiro;
II. Carol não é estudante.
A)
Uma seção de corte Mecanizado de castanha de caju possui várias máquinas que emitem níveis de ruídos diversificados. A empresa contratou um especialista para analisar e emitir parecer sobre as condições do trabalho na seção. Em medições realizadas pelo profissional contratado foram constatados níveis de ruídos intermitentes e períodos de exposição a tais ruídos pelo trabalhador. Na tabela abaixo seguem os níveis de ruídos obtidos nas medições e seus respectivos limites de tolerâncias conforme NR 15 – Anexo 1
MÁQUINA NÍVEL DE RUIDO MEDIDO (dB) TEMPO DE EXPOSIÇÃO DO OPERÁRIO (Hora) TEMPO DE EXPOSIÇÃO MÁXIMO PERMITIDO PELA NORMA (hora)
01 85 1 8
02 95 3 2
03 86 6 7
Analisando os dados da tabela, marque a opção correta.
Em uma indústria de produção de fios de algodão, foi realizada uma análise para instalação de sistemas de proteções contra incêndios. Abaixo segue algumas observações feitas relativas as seções e produtos existentes na fábrica. Analise o quadro e determine a alternativa correta relacionando a carga incêndio e substância extintora mais adequada para o combate a princípios de incêndios nas áreas da empresa.
A CIPA de uma fábrica de embalagens de papelão está elaborando o Mapa de Riscos da empresa. Em análise criteriosa dos riscos presentes nas seções de trabalho, foram detectadas as presenças dos seguintes agentes e fatores;
ITEM SEÇÃO ANÁLISE
01 Sala de manutenção. Ruído de impacto.
02 Laboratório de análise. Bactérias no ambiente.
03 Seção de beneficiamento. Liberação de gases.
04 Cozimento de papel. Temperatura elevada.
05 Embalagem. Prensa sem proteção.
06 Escritório tele atendimento. Mesas baixas.
Sabendo que no mapa de risco as cores determinam os tipos de riscos conforme segue: Vermelho – Risco Químico, Verde – Risco Físico, Marrom – Risco Biológico, Azul – Risco de Acidente, Amarelo – Risco Ergonômico.
Marque a alternativa correta:
Durante a obra de construção de um aeroporto, um canteiro de obras com 670 funcionários, realizou a implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. De acordo com o número de funcionários e CNAE C 18a, a CIPA será formada por 12 efetivos e 10 suplentes, metade empregados e metade representante dos empregadores. No início estava tudo indo dentro da normalidade. Com o andar dos serviços o diretor da construtora convocou uma reunião com a gerência do canteiro para comunicar algumas decisões que deveriam ser tomadas com relação ao funcionamento da referida CIPA.
Decisões comunicadas pela diretoria na reunião:
I. Transferir o vice-presidente da CIPA para outro canteiro em outra localidade sem acordo com o mesmo;
II. Mudar de função de um membro dos representantes dos empregados que faz parte da diretoria da CIPA sem acordo do mesmo. Passando de Bombeiro Hidráulico para Pedreiro;
III. Desativar a CIPA três meses antes de finalizar a obra;
IV. Solicitar a CIPA a remoção de um dos membros que durante as 7 reuniões ocorridas da comissão só compareceu 2 reuniões;
V. Solicitou ao departamento de RH que enviasse ao Ministério do Trabalho o comunicado de formação da CIPA com 6 representantes dos empregados e 6 representantes dos empregadores, ambos efetivados por eleições, 5 suplentes dos empregados e 5 suplentes dos empregadores ambos indicados;
VI. Estabelecer uma sala para reuniões da CIPA.
Seguindo as normas estabelecidas pela NR 5 marque a opção que corresponde as decisões corretas, que estão de acordo com a Norma.
Em uma fábrica de componentes elétricos e eletrônicos, é realizado um planejamento estratégico para a área de manutenção. Foi elaborado uma série de orientações em um programa de conservação e uso de máquinas e equipamentos. No relatório constam determinações relativas as manutenções que devem ser realizadas no complexo industrial. Seguem abaixo as principais considerações:
1. Realizar inspeções periódicas, para acompanhar as condições de uso e desempenho dos equipamentos e máquinas, evitando a necessidade de desmontagens desnecessárias, comparando com os manuais de uso dos fabricantes;
2. Formar uma equipe qualificada para atuar prontamente no conserto de máquinas e equipamentos que quebram;
3. Estabelecer um cronograma determinando os períodos necessários para realização dos serviços de lubrificação, trocas de peças ainda em funcionamento, mas que já apresentam desgaste, limpeza, pintura, das máquinas e equipamentos;
4. Colocar em funcionamento todas as máquinas que estão com peças danificadas;
5. Elaborar um plano de prevenção de quebra de desempenho de máquinas e equipamentos.
Analisando as considerações acima citadas, marque a opção correta.
Foi apresentado a um técnico em edificações o Projeto Arquitetônico de um edifício residencial contendo: Planta de situação, Plantas baixa dos pavimentos, Plantas de fachadas, Plantas dos cortes e Plantas de coberta. Foi também solicitado ao mesmo que realizasse um levantamento de alguns itens relacionados em uma lista que lhe foi entregue. Tentando orientar o técnico de segurança, qual opção abaixo está correta quanto ao projeto a ser consultado e o item a ser levantado.
Em um projeto estrutural de uma edificação uma viga foi calculada e desenhada conforme abaixo:
Analisando o projeto, um estagiário de engenharia no canteiro de obras elaborou uma solicitação de ordem de serviço para a equipe de armadores contendo as seguintes observações:
I. A viga V7 possui dimensões 17cm x 35cm com estribos de ferro 5.0mm e espaçamento de 15cm entre os estribos armados na viga;
II. A viga V7 possui armadura positiva com ferro 10.0mm e estribos de ferro 5.0 mm com comprimento total do ferro de cada estribo de 88cm;
III. A viga V7 possui armadura negativa com 2 ferros 10.0mm com comprimento total de 875cm para cada, um ferro e dobra de 17cm para cada um ferro;
IV. A viga V7 possui 4 ferros longitudinais e 45 estribos;
V. A viga V7 possui 27 estribos entre os pilares P8 e P3 e 2 ferros positivos com bitola de 12.5mm.
Analisando as observações feitas pelo estagiário, marque a opção considerada correta.
Considerando uma obra de construção de uma edificação com terreno natural plano e altura da cinta acima do nível do baldrame aparente, obtivemos as seguintes quantidades dos serviços abaixo descriminados:
Alvenaria de pedra argamassada (pedra de fundação) = 80m3
Alvenaria de tijolo cerâmico furado (baldrame de tijolo) = 60m3
Escavação manual de terra (valas para fundação) = 210m3
Aterro manual de baldrames acima do solo natural = 110m3
Considerar que todo o material escavado é de boa qualidade para fundações.
Analisando os dados e o esquema do projeto das fundações qual das opções abaixo é a correta?
Nos serviços de confecção de piso cimentado e de reboco um processo se torna comum aos dois serviços e primordial para o nivelamento de ambas as superfícies. Assim como o referido processo, algumas ferramentas também são comuns na utilização do mesmo. Baseados nessa afirmação qual é esse processo e quais as ferramentas e materiais comuns utilizados em ambos os serviços? Marque a opção correta.
Em uma obra de um complexo industrial que envolve um montante elevado em valores, se tornou necessário o planejamento adequado desde a elaboração dos projetos até a execução. Será importantíssimo o acompanhamento dos serviços, da mão de obra, da aquisição e entrada de materiais no canteiro, o acompanhamento dos prazos e os valores gastos durante o desenrolar da obra. Diante dos fatos expostos, qual a ferramenta de planejamento mais adequada para o controle da obra durante o seu desenvolvimento? Marque a opção correta:
Em um sistema de refrigeração para aparelhos de ar condicionados SPLIT, vários componentes são considerados para um funcionamento adequado de cada unidade. Qual desses componentes é responsável pela transformação do fluido frigorífico do estado de vapor para o estado líquido e possui um compressor? Marque a opção correta.
Ao ser chamado para detectar um defeito na instalação de um aparelho de ar condicionado tipo Split, pois o equipamento apresentava problemas em seu funcionamento, o técnico de refrigeração realizou uma vistoria em todo o sistema. Na vistoria foram observados e descritos em relatório alguns detalhes existentes conforme segue:
I. O ponto de drenagem do sistema estava colocado no nível acima da condensadora;
II. A evaporadora se encontrava instalada em local fechado, com poucas aberturas;
III. A distância entre a condensadora e a evaporadora era de aproximadamente 30m;
IV. As tubulações frigoríficas e elétricas estavam protegidas dentro de um cilindro esponjoso único, evitando contato direto com o ambiente;
V. A evaporadora não estava instalada com proteção de borrachas para evitar vibrações.
Qual a opção que só contém as observações que representam irregularidades na instalação e podem ocasionar danos ou perda de eficiência no funcionamento do aparelho?


























