Com base no texto “Nossos dias melhores nunca virão?” de Arnaldo Jabor, pode-se inferir que o autor:
A frase “ver se havia ali alguma chave que explicasse meu presente hoje” expressa um mecanismo de produção de sentido, identificado como:
O intertexto utilizado por Arnaldo Jabor em “Funcionar é preciso, viver não é preciso” corrobora a ideia de que:
Quanto ao mecanismo de subordinação, classifica-se a oração “correndo sempre por nada, como se o tempo tivesse ficado mais rápido do que a vida” por:
Considere as seguintes afirmações sobre a formação morfológica de 03 palavras do texto:
I - O substantivo narcisismo é formado a partir de uma derivação sufixal.
II - A palavra insegurança forma-se a partir do adjetivo seguro por meio de derivação parassintética.
III - Em bichos um sufixo derivacional de plural é adjungido.
O funcionamento do operador discursivo e sua descrição correspondem em:
O nível linguístico usado na elaboração textual:
Nos verbos destacados, há ERRO de regência em:
Assinale a alternativa correta. Em “Até segunda-feira a roupa que encomendaram-nos estará pronta.”, de acordo com a norma padrão, percebe-se um desvio de:
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego da crase.
Dois empresários constituem uma associação financeira com o capital de 100 mil reais. Um deles trabalha 3 dias por semana e o outro 2. Após algum tempo, desfazem a sociedade e cada um recebe 99 mil reais. Qual foi a contribuição de cada um para o capital da sociedade?
Um produtor rural possui material suficiente para construir 20 metros de cerca. Com ele pretende fazer um cercado retangular de 26 m² de área. Quanto devem medir os lados desse retângulo?
De um barril de “Aguardente do Cerrado”, alguém retira uma certa quantidade e substitui por um volume igual de água. Após repetida a mesma operação, o líquido que restou no barril é metade “Aguardente”, metade água. Quanta água foi colocada no barril cada uma das duas vezes? Ou seja, a cada operação a água colocada no barril corresponde aproximadamente a quanto do seu conteúdo?
Uma empresa estatal vinculada ao ministério de minas e energia, possui um lucro mensal dado por L = 15x - 2000, em que x é a quantidade mensal vendida. Acima de qual quantidade mensal vendida o lucro dessa empresa será superior a R$ 5.500,00?
A parede lateral exterior de um comércio, de dimensões de 6 metros por 5 metros, deve ser pintada em 30% de sua área. Da área pintada, 12% deve ser na cor azul. Sabendo que cada tubo de tinta possibilita pintar 1200 cm², determine quantos tubos de tinta azul serão necessários?
Numa Micro Indústria, o faturamento LR (Líquido Relativo) a um certo produto é calculado pela equação y = 5x - 2500, onde y representa o faturamento líquido de x unidades vendidas. Determine a quantidade mínima de unidades que deem ser vendidas para que haja lucro.
No lançamento de um dado não viciado, a probabilidade de ser obter um número primo é:
A probabilidade de um homem com idade acima de 40 anos tenha um AVC (Acidente Vascular Cerebral) é de aproximadamente 75,6%. Qual a probabilidade de que um homem com mais de 40 anos não tenha um AVC?
Num grupo de 120 alunos, 50 jogam basquete, 40 jogam vôlei e 20 jogam basquete e vôlei. Escolhendo ao acaso um dos alunos, qual a probabilidade desse aluno não praticar nenhum desses esportes?
Considere duas urnas, A e B. Na urna A há 4 bolas pretas e 6 azuis e na urna B há 8 bolas pretas e 2 azuis. Escolhendo ao acaso uma urna e, em seguida, tirando-se uma bola. Qual a probabilidade desta bola ser azul?
Ao entrarem em ação, o que ocorre com estas funções e habilidades:
É correto o que se afirma APENAS em:
Da participação de crianças especiais nas aulas de educação pode trazer inúmeros benefícios, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades afetivas, de integração e inserção social.
Nas propostas apresentadas acima, são afirmações apropriadas APENAS:
Assinale a sequência das abordagens pedagógicas de acordo com as tendências de cada uma:
Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:
Essa explicitação minimiza a construção de valores e atitudes, por meio do chamado de:
Assinale a alternativa correta:
Num jogo de voleibol, para evitar a quebra de linha, a regra diz que no momento do saque do adversário, os jogadores deverão estar na seguinte posição:
No Brasil, a lei nº 9.394/96 (BRASIL, 1996) orienta que o tipo de avaliação para ser seguido no processo de ensino-aprendizagem dos alunos seja a formativa.
Assinale a alternativa correta:
A seleção das lutas como conhecimento a ser ensinado e discutido na escola ainda é recente, muitas discussões surgem em relação à forma ideal que o assunto deve ser tratado. Mas as lutas apresentam muitas possibilidades para o seu desenvolvimento na escola, mediante uma abordagem intencional, de caráter pedagógico, já que esse é um dos espaços onde os alunos experimentam, vivenciam, criticam, compreendem e atribuem significados às suas experiências. As lutas devem ser vistas na escola como:
O Atletismo faz parte dos esportes individuais e é considerado um esporte base, pois suas modalidades englobam a todos os demais esportes atléticos. O surgimento do atletismo aconteceu:
[...] desenvolver uma reflexão sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros, que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 38), a ginástica acaba tendo pouco ou nenhum espaço no ambiente escolar brasileiro, sendo que, esta é a base para toda e qualquer atividade física. A Ginastica pode ser Competitiva e Escolar. Utilize (C) para a alternativa competitiva e (E) para as alternativas escolar:
Vários autores justificaram o significado social do esporte pelos aspectos que o mesmo envolve. Cotta (1981) dissecou socialmente o fenômeno esportivo dizendo que:
A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e se enxergue como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana. As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Marque a alternativa correta:
As informações sobre aspectos históricos, contextos sociais em que os jogos foram criados, as regras e as estratégias básicas de cada modalidade podem e devem ser abordados. A reflexão, a apreciação e a crítica desses aspectos passam a ser incluído como conteúdos, o que pode ser feito a partir das informações veiculadas pelos meios de comunicação. Assinale a alternativa incorreta em relação aos conteúdos nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais:
Assinale a alternativa que condiz com os critérios de avaliação em Educação Física:
Para ser considerada como proposta metodológica da Educação Física, a teoria deve apresentar determinados elementos, que segundo o Coletivo de Autores (1992: 61) são:
A escassez de materiais e equipamentos, principalmente na rede pública de ensino é uma realidade presente, tanto para a educação física, quanto para outras disciplinas, por este motivo, o professor de educação física deve estar apto a planejar e desenvolver atividades de acordo com o material existente ou disponível na instituição de ensino em que trabalha. Diante disso, marque a alternativa correta:





















