Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da notícia :
Analise as afirmativas sobre a acentuação das palavras retiradas do texto: I- Camboriú e véu são acentuadas por serem oxítonas terminadas em U(S). II- Está e três são acentuadas por serem oxítonas terminadas em A(S) e E(S), respectivamente. III- Além é acentuada por ser oxítona terminada em EM. É correto o que se afirma em:
É um antônimo de “euforia”:
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto:
Analise as afirmativas acerca das classes gramaticais na notícia: I- “Por” é um verbo. II- “Ou” é uma conjunção. III- “Tudo” é um pronome. É correto o que se afirma em:
Assinale a correta classificação do sujeito em “São 20 minutos de uma caminhada...”:
No trecho “A ainda Ammvi engloba 14 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó .”, as vírgulas estão corretas, pois são utilizadas para:
Assinale o verbo do primeiro parágrafo cujo tempo verbal se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo:
A exemplo de assembleia, que perdeu o acento com o Novo Acordo Ortográfico, assinale a alternativa que contém outra palavra que também sofreu alteração, segundo as regras vigentes:
A exemplo de “pertence”, escrito corretamente com C, assinale a alternativa cuja lacuna também deve ser preenchida com C:
O ecoturismo é o grande atrativo turístico de Doutor Pedrinho. A natureza também dá o tom na principal atração religiosa da cidade, que possui uma queda-d’água de 23m, que é:
Um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao analisar o período entre o quarto trimestre de 2014 e o segundo trimestre de 2019, mostra a diminuição da renda média dos jovens. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
Os colhedores de flores do Brasil tornaram-se Patrimônio Agrícola Mundial. O registro, criado em 2002, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), distingue lugares onde a produção tradicional trabalha em prol da segurança alimentar das comunidades, respeitando a biodiversidade e a vida selvagem. A FAO reconheceu, em 12/3/2020, o sistema de colheita de flores "sempre-vivas", como "um engenhoso sistema de patrimônio agrícola mundial". Esta foi a primeira vez que a agência das Nações Unidas distinguiu o Brasil. Já houve reconhecimento de registro de patrimônio agrícola mundial em 22 países. Isso posto, o reconhecido sistema de colheita de flores "sempre-vivas" está em:
Da publicação de uma colunista, e também professora, em uma revista nacional, extraiu-se a seguinte vivência: “Em um mundo cada vez mais digital, ainda cultivo o hábito de guardar papéis, cartas, bilhetes e atividades dos estudantes com quem tenho convivido desde a última década como se fossem verdadeiros tesouros. Dentro do meu “cofre”, encontrei uma atividade feita pela Larissa, aluna que, na época, tinha 12 anos. Ao ser perguntada sobre os seus sonhos, ela respondeu: ‘O meu maior desejo é virar uma advogada. Desde pequena, quando o meu pai foi preso, eu sonho com isso. Quando o meu pai saiu, eu fiquei muito feliz, mas ele só ficou dois anos na rua. Então esse é o meu maior sonho, ser advogada para tirar o meu pai da cadeia. Sei que vou ter que estudar muito, mas tenho certeza que vou conseguir.’ Quando me deparo com sonhos como o da Larissa, vejo que não há justiça quando a maioria precisa enfrentar toda ordem de dificuldades para galgar melhores condições de vida, ao passo que uma minoria detém todas as oportunidades. Além de perverso, uma vez que deposita nas classes pobres a culpa pela fragilização de suas vidas, tal discurso tem servido para criminalizar a pobreza e a miséria. Trabalho para que essa visão deturpada da realidade não contamine meus alunos.” Isto posto, infere-se da reflexão acima, uma crítica relacionada a/ao:
Um banco de dados com informações detalhadas sobre mais de 54 mil compostos oriundos da biodiversidade brasileira foi criado por meio de uma colaboração entre o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-Unesp) em Araraquara e o Chemical Abstracts Service (CAS) – divisão da Sociedade Americana de Química. O processo de sistematização das informações acaba de ser concluído. Ao encontro dessa temática, afirma-se: I- O Brasil passa a ser detentor da segunda maior base de dados sobre produtos naturais do mundo, atrás apenas da China. II- Disponível em plataforma on-line e gratuita, o banco de dados reúne informações sobre ocorrência, estrutura química, dados analíticos e química medicinal, além de contar com uma relação de artigos publicados sobre cada elemento. III- Em razão de sua rica biodiversidade, o país conta com enorme potencial para a produção de conhecimento e de produtos com valor agregado. É correto o que se afirma em:
De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o faturamento das empresas do setor aumentou 1,4% em 2019 e somou R$ 15,1 bilhões. Apesar do crescimento, houve redução de 1,4% no número de viajantes: foram 6,5 milhões durante o ano. Ao encontro disso, a contradição entre os números pode ser explicada pela/pelo:
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), recentemente, várias doenças emergentes que geraram pandemias foram passadas de animais para seres humanos, como o Ebola, a gripe aviária, a febre do Vale do Rift, a febre do Nilo Ocidental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os animais mais prováveis transmissores do novo coronavírus são:
Doutor Pedrinho é uma homenagem a um:
Em relação às divisas intermunicipais do município de Doutor Pedrinho, ao oeste os limites são:
Em aproximadamente 25 anos, a Groenlândia e a Antártida perderam 6,4 milhões de toneladas de gelo. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- Dado os protocolos e acordos internacionais, o degelo das calotas polares é menor, quando comparado aos anos 90. II- Cientistas afirmam que o degelo é resultado do aquecimento global. III- Os mantos de gelo contribuem com a elevação do nível do mar. É correto o que se afirma em:
Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- Como campo da conduta humana e em relação aos princípios existentes ativos, a ética é tão ampla quanto a moral. II- A moral diz respeito às normas pessoais. III- A ética versa sobre normas gerais a serem cumpridas por determinado grupo social. É correto o que se afirma em:
Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A empatia é uma capacidade exclusivamente humana. II- A empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo. III- A capacidade de sentir empatia é uma consequência evolucionista. É correto o que se afirma em:
Conforme a Lei Orgânica do Município, em seu Art. 3º, é objetivo do município de Doutor Pedrinho:
Dispõe o Art. 57 da Lei Orgânica do Município de Doutor Pedrinho que o Conselho do Município é órgão superior de consulta do Prefeito e dele participam o Vice-Prefeito, o Presidente da Câmara, os líderes dos partidos, dos blocos parlamentares e do governo na Câmara Municipal, os secretários municipais e os de cargo correspondente na Câmara Municipal, além de:
Um dos principais conceitos trazidos pela Lei Complementar nº 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é o de Receita Corrente Líquida (RCL), que deve ser apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. Visando apurar a RCL de determinado município, foram verificados os seguintes valores arrecadados no mês em referência e nos onze anteriores: IPTU 100.000,00 ISSQN 80.000,00 Taxas de Alvará 2.000,00 Contribuições dos servidores (RPPS) 60.000,00 Cota-Parte do FPM 150.000,00 Conta-Parte do ICMS 120.000,00 Operação de crédito no BNDES 500.000,00 Considerando os dados acima, pode-se afirmar que a Receita Corrente Líquida do município foi de:
Visando garantir a manutenção e promover o desenvolvimento do ensino, a Constituição Federal de 1988 prevê que a União, os Estados e o Distrito Federal, assim como os Municípios, devem aplicar um montante mínimo em Educação, que será demonstrado inclusive, no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO). No caso dos Municípios, a aplicação anual na manutenção e desenvolvimento do ensino será de:
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) foi instituído com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis. É formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, que permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais. Sua utilização é obrigatória para as seguintes entidades:
É um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal, criado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e demonstra se o Município está cumprindo os limites impostos pela LRF, como gastos com pessoal, endividamento e concessão de garantias. Está se falando do/da:
A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (Estrutura Conceitual) estabelece os conceitos que devem ser aplicados no desenvolvimento das demais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), destinados às entidades do setor público. Um dos aspectos tratados na estrutura conceitual é o volume e significância das transações sem contraprestação. Sobre essas transações, é correto afirmar que:
A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (Estrutura Conceitual) estabelece os conceitos que devem ser aplicados no desenvolvimento das demais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) destinados às entidades do setor público. Um dos aspectos tratados na estrutura conceitual é a natureza e propósito dos ativos e passivos no setor público. Sobre esses aspectos, é correto afirmar que:
A Lei Federal nº 4.320/1964 prevê um regime misto para o reconhecimento orçamentário das receitas e despesas públicas. Segundo esse regime, é possível afirmar que:
Conforme a Lei nº 4.320/1964, o Balanço Financeiro demonstra a receita e a despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. Em relação à elaboração deste demonstrativo, é correto afirmar que:
Conforme disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é dividido em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam. Nesse contexto, analise o seguinte lançamento contábil: D Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional C Crédito Tributário a Receber É correto afirmar que o lançamento contábil acima exposto, refere-se ao:
As receitas orçamentárias de uma entidade pública devem ser classificadas segundo a natureza de receita, visando identificar a origem dos recursos segundo o fato gerador. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém apenas Receitas Correntes, além do ITBI:
Conforme disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a Dívida Ativa “é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez”. Ainda segundo o MCASP, quando ocorre o recebimento do crédito decorrente da inscrição em dívida ativa no órgão ou entidade competente para inscrição do crédito, há o seguinte lançamento contábil: D 1.2.1.1.x.xx.xx Créditos a Longo Prazo – Dívida Ativa C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária – Intra OFSS Nesse caso, é correto afirmar que:
É a Demonstração Contábil obrigatória apenas a algumas entidades do setor público, que apresenta somente informações que resultaram em contabilização no Patrimônio Líquido. A sentença se refere à/ao:
A Secretaria Municipal de Educação fez um levantamento que resultou num total de R$ 1 milhão em despesas, cujo fato gerador já tinha ocorrido, mas que não tinham sido empenhadas e, portanto, contabilizadas, por falta de orçamento e programação financeira. Neste caso, considerando que o pagamento destas despesas é devido aos credores e também à aplicação dos princípios contábeis à Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é correto afirmar que:
A Despesa Pública é classificada sob vários aspectos, visando, por exemplo, demonstrar o objeto do gasto público e a área em que se realiza. Com relação à Despesa Pública, assinale a alternativa correta:
Em relação ao edifício sede da Prefeitura Municipal, destinado a serviço e estabelecimento da administração municipal, é correto afirmar que:
A Decisão Normativa N.TC -06/2008 estabelece critérios para apreciação, mediante parecer prévio, das contas anuais prestadas pelos Prefeitos Municipais e o julgamento das contas anuais dos Administradores Municipais. Este normativo apresenta as restrições que podem ensejar a emissão de Parecer Prévio com recomendação de rejeição das contas prestadas pelo Prefeito. Isso posto, assinale a alternativa que contém apenas restrições de ordem constitucional:





















