Analise as seguintes sentenças: I. Não posso ir à aula porque estou doente. II. Todas as atividades foram feitas conforme o professor instruiu. III. Me avise caso mude de ideia. Nas sentenças dadas, a função das palavras “porque”, “conforme” e “caso” é:
Complete a lacuna e assinale a alternativa correta de acordo com a Lei Federal 8.142/1990. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo_____________________.
Analise os itens a seguir de acordo com o Decreto Federal n° 7.508/2011 e assinale a alternativa correta.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil. Analise os itens abaixo e assinale a resposta correta. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
Das alternativas abaixo assinale a que corresponde a opção correta:
As funções do ligamento periodontal podem ser divididas em física, formativa, remodeladora, nutricional e sensorial. Considerando essa afirmação, relacione a função numerada com a sua respectiva descrição e marque abaixo a alternativa que corresponde à sequência correta.
A Recomendação Nº 003, de Fevereiro de 2023, que trata de ações de serviços e retomada de uma agenda de fortalecimento da Política Nacional de Saúde Bucal, faz as seguintes recomendações EXCETO:
A ocorrência de convulsões enquanto um paciente está sob cuidados no consultório dentário, apesar de causar grande preocupação na equipe, raramente é uma emergência que exija atuações além de simplesmente proteger o paciente, evitando que ele se machuque. Contudo, o modo de lidar com o paciente durante e após a convulsão varia, dependendo do tipo de convulsão em andamento. Das opções abaixo assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao modo de lidar com o paciente em casos de convulsões.
Em relação ao tema trauma de oclusão e os tecidos periodontais, evidências convincentes demonstram que nem as forças unilaterais nem as forças alternadas aplicadas em um periodonto sadio resultam em formação de bolsa ou na perda da inserção do tecido conjuntivo. Com base nestas evidências e considerando a condição acima marque a alternativa incorreta:
Periodontais de 2017 a categoria na qual se encontram - Outras condições que afetam o Periodonto -, nesta categoria podemos enquadrar:
A perda de inserção e a perda óssea estão associadas a um aumento na proporção de organismos Gram negativos no biofilme subgengival, com aumentos específicos nos organismos excepcionalmente patogênicos e virulentos também conhecidos como “complexo vermelho”. Os organismos Gram negativos obrigatórios que compõem o complexo vermelho são:
Como - Outras condições que afetam o Periodonto - classificamos fatores locais relacionados ao Dente e à Prótese dental. Dentre os fatores locais relacionados à Prótese dental enquadram-se:
O objetivo primário da raspagem e alisamento radicular é restabelecer a saúde gengival removendo completamente os elementos que provocam a inflamação gengival da superfície dentária. Podemos afirmar que estes procedimentos:
Dentre as circunstâncias abaixo qual delas não deve ser considerada como condição para se realizar o controle do biofilme por meios químicos:
O índice mais utilizado em inquéritos populacionais para a aferição da condição periodontal tem sido o CPI (Índice Periodontal Comunitário), proposto pela OMS. O CPI é utilizado para verificar:
Após o diagnóstico e prognóstico terem sido estabelecidos, o tratamento é planejado. O plano de tratamento deve compreender objetivos a curto e longo prazos. Podem ser considerados objetivos a serem alcançados a curto prazo: IA reconstrução de uma dentição saudável que preencha todas as exigências estéticas e funcionais. IIA eliminação de todo o processo infeccioso e inflamatório que causa a doença periodontal, além de outros problemas orais que prejudiquem a saúde sistêmica do paciente. IIIA eliminação da inflamação gengival e na correção de condições que as causam e as perpetuam permitindo que a cavidade oral retorne ao estado dito saudável. Assinale a alternativa correta a respeito das proposições de I a III:
Doenças ou condições sistêmicas que afetam os tecidos de suporte periodontal:
A fase cirúrgica da terapia periodontal tem os seguintes objetivos principais:
Condições agudas como os abscessos periodontais em paciente sem periodontite ocorrem em casos de:
As membranas são fabricadas a partir de materiais biocompatíveis, que podem ser não reabsorvíveis ou reabsorvíveis. São propriedades ideais de uma membrana EXCETO:
Vários fatores diferentes influenciam a etiopatogenia da periodontite crônica. A composição da microbiota oral é um fator etiológico importante que leva à destruição periodontal. Nesse contexto, o grau de destruição periodontal depende da competência imune do hospedeiro e também das predisposições genéticas que influenciam a suscetibilidade individual à doença. Considerando os aspectos microbiológicos relacionados as doenças periodontais, marque a alternativa correta:
Com relação a doença cárie julgue as proposições abaixo: I Pode ser definida como a destruição localizada dos tecidos dentários causada pela ação bacteriana. II A cárie não é um evento linear que leva consequentemente à cavidade ou a perda do dente. Esse processo pode ser interrompido em qualquer uma das etapas. III O único fator considerado imprescindível para a ocorrência da doença, é a presença de um biofilme cariogênico.



























