As questões 09 e 10 referem-se ao trecho reproduzido a seguir.
O vazio que advém da sanha por vivências que não se convertem em experiência talvez ajude a explicar a violência que constantemente ameaça o laço social.
A palavra em destaque é
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da ANVISA nº 222/2018 estabelece diretrizes para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) no Brasil, visando à proteção ambiental e à saúde pública. Considerando as classificações e os procedimentos definidos por essa norma, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resíduos do grupo A (biológicos) devem ser acondicionados em sacos brancos leitosos, resistentes e impermeáveis, com símbolo de biohazard, e destinados à esterilização ou incineração.
II. Resíduos perfurocortantes do grupo E (perfurocortantes) devem ser descartados em recipientes rígidos, resistentes à punctura, com tampa e identificação, mesmo que não estejam cheios completamente.
III. Resíduos químicos do grupo B (químicos) com risco à saúde pública, como medicamentos citostáticos, devem ser segregados e destinados à reciclagem obrigatória, independente de suas características de periculosidade.
IV. O plano de gerenciamento de RSS deve incluir a segregação, o acondicionamento, o armazenamento, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final, sendo obrigatória a capacitação dos profissionais envolvidos.
Das afirmativas, estão corretas
Uma paciente de 35 anos relata fadiga intensa, palidez e adinamia (falta de energia) há três meses. Um hemograma completo desta paciente revelou os seguintes valores:
• Hemácias: 3,8 milhões/µL (VR: 4,0 - 5,2 milhões/µL)
• Hemoglobina: 8,0 g/dL (VR: 12,0 - 16,0 g/dL)
• Hematócrito: 28% (VR: 36 - 48%)
• VCM: 72 fL (VR: 80 - 100 fL)
• HCM: 22 pg (VR: 27 - 31 pg)
• CHCM: 28 g/dL (VR: 32 - 36 g/dL)
• RDW: 18% (VR: 11,5 - 14,5%)
• Plaquetas: 600.000/µL (VR: 150.000 - 450.000/µL)
• Leucócitos: 9.000/µL (VR: 4.000 - 11.000/µL)
Com base na análise do hemograma, o diagnóstico laboratorial mais provável será
Paciente do sexo feminino, 28 anos, apresenta disúria (dor ao urinar), urgência miccional e dor suprapública há 2 dias. Foi solicitado um exame de Urina Tipo I (EAS) e uma Urocultura com Antibiograma. O EAS mostrou numerosos leucócitos e nitrito positivo, e enquanto a urocultura quantitativa resulta em uma contagem de colônias > 100.000 UFC/mL de Escherichia coli. O antibiograma correspondente demonstra sensibilidade à ciprofloxacina, norfloxacina e ceftriaxona; e resistência à amoxicilina.
Considerando o quadro clínico e os resultados laboratoriais, deve-se concluir que




























