Analise o texto abaixo:
A maior parte do município de Concórdia integra a bacia hidrográfica do Rio , sendo que este é o responsável pela divisa sul com o estado do , nas margens do qual se localiza a unidade de conservação de Concórdia: o Parque Estadual . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
O controle bibliográfico foi institucionalizado como iniciativa global da área de biblioteconomia nos anos 70, com a parceria Unesco/IFLA no lançamento do Controle Bibliográfico Universal (CBU). Neste contexto, são basicamente três os mecanismos e as ferramentas utilizados para o controle bibliográfico. Assinale a alternativa que os indica corretamente.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da instituição responsável pelo programa de Controle Bibliográfico Universal no Brasil.
A expressão “texto livre”, que normalmente se refere às palavras que ocorrem em textos impressos, é chamada, em indexação, de linguagem:
Analise o texto abaixo:
“A é o terceiro processo de descrição de conteúdo da organização da informação. Sua função é complementar a informação dada pela classificação e pela indexação. Este é o único que não segue uma linguagem específica de padronização, mas pode obedecer a determinados métodos e normas” (CAFE; SALES, 2010). Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Analise a definição abaixo:
“[…] Define o que a empresa quer fazer e como fazer para alcançar os objetivos visados por meio de ações incutidas em algum método, plano ou lógica. […] Deve ser feito para se conhecer e melhorar a utilização de pontos fortes; eliminar ou adequar às situações os pontos fracos; usufruir das oportunidades externas; e evitar ou neutralizar as ameaças externas.” Assinale a alternativa a que se refere corretamente a definição apresentada.
Assinale a alternativa que indica corretamente a definição de Marketing em bibliotecas.
Analise a definição abaixo:
“É um meio de comunicação que veicula mensagens sobre registros do conhecimento, de um ou de vários acervos, reais ou ciberespaciais, apresentando-as com sintaxe e semântica próprias e reunindo os registros do conhecimento por semelhanças, para usuários desses acervos. […] explicita por meio de mensagens, os atributos da entidades e os relacionamentos entre elas” . MEY; SILVEIRA, 2009, p.12. Assinale a alternativa a que se refere corretamente à definição apresentada.
Assinale a alternativa correta sobre sistemas de classificação.
Assinale a alternativa correta sobre a indexação de assuntos.
Assinale a alternativa correta em relação ao desenvolvimento de coleções em unidades de informação.
Considerada a função maior de uma biblioteca e atividade básica do profissional da informação que permite o encontro daqueles que têm necessidade do conhecimento, com as fontes que contêm os conhecimentos. Por meio desta atividade é possível fornecer a qualquer pessoa as informações de que ela necessita, por meio da seleção dos documentos que contenham as informações pertinentes. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome desta atividade.
Analise as oito etapas a seguir: 1) O problema; 2) A necessidade de informação; 3) A questão inicial; 4) A questão negociada; 5) A estratégia de busca; 6) O processo de busca; 7) A resposta; 8) A solução. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do processo a que essas oito etapas estão relacionadas.
Assinale a alternativa que indica corretamente o protocolo de comunicação entre computadores, desenhado para permitir pesquisa e recuperação de informação – documentos com textos completos, dados bibliográficos, imagens, multimeios – em redes de computadores distribuídos. Baseado em arquitetura cliente/servidor e operando sobre a rede Internet, permite um número crescente de aplicações.
De acordo com Amaral (2012) “parte-se do princípio que é um processo gerencial capaz de contribuir para garantir o futuro da biblioteca e demais unidades de informação como atividade inovadora e criativa, que envolve o planejamento, execução e controle da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação.” […] O pensamento recente sobre este assunto sugere que a “tarefa da biblioteca não seja apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender os interesses da clientela no futuro.” O texto acima se refere:
Analise as afirmativas abaixo sobre catalogação:
1. A RDA é a nova norma de catalogação que foi desenvolvida com a pretensão de substituir as AACR2, mas toma como base a norma anterior (AACR2) e é pensada para os conteúdos no ambiente digital.
2. De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2, revisão 2002, a responsabilidade compartilhada na criação de um livro “é a colaboração entre duas ou mais pessoas ou entidades que desempenham o mesmo tipo de atividade na criação do conteúdo de um item.”
3. De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2, revisão 2002, o cabeçalho de entrada correto para a Prefeitura Municipal de Concórdia é: Brasil. Prefeitura Municipal de Concórdia.
4. Na catalogação de um recurso bibliográfico, o processo que consiste em analisar o recurso para levantar as informações necessárias a sua representação ou descrição chama-se levantamento bibliográfico.
5. Segundo o Apêndice D – Glossário, do AACR2R, o título equivalente é “o título principal, em outra língua e/ou alfabeto”. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.




























