E a oração “que rompe o asfalto” é uma subordinada adjetiva, que caracteriza a “flor”. No verso: “É feia. Mas” tem valor:
De acordo com o Art. 24 da Lei Orgânica do Município de Brejo do Cruz, é vedado ao Poder Público edificar, descaracterizar ou abrir vias públicas em:
Sobre a história e concepção da infância, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
O teórico propôs uma das teorias mais influentes do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria cognitiva procura descrever e explicar o desenvolvimento de processos de pensamento e estados mentais. Também analisa como esses processos de pensamento influenciam a maneira como entendemos e interagimos com o mundo. Também propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo para explicar as fases e a sequência do desenvolvimento intelectual das crianças. O texto faz referência ao teórico:
A partir da BNCC, analise as práticas pedagógicas no berçário: cuidar-educar-brincar:
O Projeto Político-Pedagógico é um documento que define os princípios, objetivos e estratégias de uma instituição educacional, de modo a guiar sua prática educativa e ações políticas para a formação de cidadãos. Sobre as dimensões fundamentais para a gestão educacional que estrutura o PPP, assinale:
A LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), Lei nº 8.742/1993, é a legislação que organiza a assistência social no Brasil como uma política pública de seguridade social, garantindo direitos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Ela estabelece que a assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado, provendo os mínimos sociais através de serviços, programas e benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os Objetivos da LOAS são:
De acordo com o Art. 20 da Lei nº 8.742 de 07/12/1993, o benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à:
De acordo com o Art. 6 da Lei nº 8.742 de 07/12/1993, a instância Coordenadora da Política Nacional de Assistência Social é:
Sobre os critérios de adoção previstos na Lei nº 8.069/90 – ECA, analise e assinale a INCORRETA:
Com base no Art. 3º da Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:
Com base no Art. 6º da Lei nº 13.146/2015, a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para, entre outros:
De acordo com o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, analise as alternativas sobre a violência psicológica:
De acordo com o Art. 2º do Decreto Federal n° 6949/2009, que trata da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, assinale:
De acordo com o Art. 18 do Decreto Federal n° 6949/2009, que trata da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, os Estados Partes reconhecerão os direitos das pessoas com deficiência à liberdade de movimentação, à liberdade de escolher sua residência e à nacionalidade, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, inclusive assegurando que as pessoas com deficiência, entre outros:

























