“Comando do Sistema Operacional da Microsoft, MS-DOS,que exibe a lista de arquivos e subdiretórios de um diretório.”Trata-se de:
O Windows 7, Configuração Local, Idioma Português-Brasil,possui oito modos de exibição, sendo que apenas cinco são listados nas categorias principais. Um deles “exibe cada arquivo ou pasta em uma única linha e inclui informações sobre o arquivo, que mudam de acordo com o tipo de arquivo”. Trata-se do seguinte modo de exibição:
Contudo, se a teoria clássica é apenas aplicável ao caso do pleno emprego, torna-se obviamente enganoso aplicá-la aos problemas de desemprego involuntário – supondo-se que tal coisa exista (e quem o negará?). Os teóricos da escola clássica são comparáveis aos geômetras euclidianos em um mundo não euclidiano, os quais, descobrindo que, na realidade, as linhas aparentemente paralelas se encontram com muita frequência, as criticam por não se conservarem retas, como único recurso contra as desastrosas interseções que se produzem. Sendo esta a realidade, não há, de fato,nenhuma outra solução a não ser rejeitar o axioma das paralelas e elaborar uma geometria não euclidiana.(Keynes, 1996, p. 54.)
A teoria clássica criticada por John Maynard Keynes tem como seus principais autores:
Ao contrário da América portuguesa, que mantém a unidade territorial após a independência, a América espanhola divide--se em várias nações, apesar de tentativas de promover a unidade, como a Grã-Colômbia, reunindo Venezuela e Colômbia, de 1821 a 1830, a República Unida da América Central e a Confederação Peru-Boliviana, entre 1835 e 1838. A fragmentação política da América hispânica pode ser explicada pelo próprio sistema colonial, uma vez que as diversas regiões do império espanhol eram isoladas entre si.Essa situação favorece também o surgimento de lideranças locais fortes, os caudilhos, dificultando a realização de um projeto de unidade colonial. Para os historiadores há muitas razões que levaram à fragmentação da América espanhola e à unidade da portuguesa formando, o Brasil. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
O mestre-sala dos mares
Há muito tempo nas águas da Guanabara / O dragão do marre apareceu / Na figura de um bravo marinheiro / A quem a história não esqueceu / Conhecido como o almirante negro/ Tinha a dignidade de um mestre-sala / E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas / Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas / Jovens polacas e por batalhões de mulatas / Rubras cascatas jorravam nas costas / dos negros pelas pontas das chibatas...
“O mestre-sala dos mares”, música composta, em 1975,por João Bosco e Aldir Blanc, se refere à revolta:
O mundo está mudando rapidamente. De uma população em rápido crescimento, passando por mudanças climáticas a epidemias de saúde, como o Ebola, estamos enfrentando desafios sem precedentes em escala global. O esforço mais coordenado para enfrentar estes desafios tem sido os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), lançados em setembro de 2015 como “o projeto para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
Sobre os contratos, analise as afirmativas a seguir.
Sobre as estipulações legais de um contrato de doação,assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando que a responsabilidade civil do Estado (ou da Administração) é objetiva, existem três teses norteadoras. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
| ( ) | Teoria da culpa administrativa: leva em conta a falta do serviço, e não a culpa subjetiva do agente administrativo. Para que incorra a responsabilidade faz-se necessário que a vítima sofra um dano e comprove a falta do serviço. Exige, também, uma culpa especial da Administração,que é denominada culpa administrativa. A falta de serviço caracteriza-se: pela sua inexistência, pelo seu mau funcionamento ou retardamento. Incorrendo qualquer dessas hipóteses, a culpa administrativa é presumida. |
| ( ) | Teoria do risco administrativo: baseia-se no risco que o Estado causa a seus administrados. A Administração tem obrigação de indenizar a vítima pelo ato danoso e injusto que lhe foi causado, não sendo necessário à vítima provar culpa dos agentes ou falta de serviço.Para que surja a responsabilidade, mister se faz que a vítima comprove que sofreu um dano e que ele é injusto. Porém, se comprovado, pelo Poder Público,que a vítima teve culpa, a indenização será amenizada ou excluída. |
| ( ) | Teoria do risco integral: a administração tem o dever de ressarcir todo e qualquer ato danoso causado à vítima, ainda que esta tenha culpa ou dolo. Esta teoria foi recepcionada pela legislação pátria, com o advento do Código de Defesa do Consumidor. |
São normas, considerando os dizeres da Lei nº 8.666/1993,quando permitida na licitação a participação de empresas em consórcio, EXCETO:
Para a elaboração de um contrato tecnicamente correto,devem ser adotados cuidados importantes; analise-os.
A correta elaboração de um contrato tem como objetivo propiciar às partes o cumprimento do pacto como um todo, bem como obter – pelos meios que o próprio contrato dispuser – garantia de que o mesmo venha a ser cumprido,mesmo que para isso seja necessária a atuação do Poder Judiciário. Portanto, existem precauções que devem ser seguidas na elaboração desse importante documento.Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO traz precaução a ser observada na elaboração de um contrato.
Considerando os termos da Lei nº 8.666/93, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
| ( ) | O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa. |
| ( ) | Para efeito do disposto na Lei, considera-se como adimplemento da obrigação contratual a prestação do serviço, a realização da obra, a entrega do bem ou de parcela destes, bem como qualquer outro evento contratual a cuja ocorrência esteja vinculada a emissão de documento de cobrança. |
| ( ) | A Administração Pública poderá, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exigir da contratada que um percentual mínimo de sua mão de obra seja oriundo ou egresso do sistema prisional, com a finalidade de ressocialização do reeducando, na forma estabelecida em regulamento. |
A emergência do Serviço Social conecta-se com a questão social. Sobre esta relação, é correto afirmar que:
São traços do processo de renovação do Serviço Social brasileiro, EXCETO:
Sobre as particularidades do trabalho profissional do assistente social na contemporaneidade, é INCORRETO afirmar que:
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que acriança e o adolescente têm direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho,assegurando-se-lhes, EXCETO:
Sobre o Projeto Ético Político Profissional do Serviço Social, é INCORRETO afirmar que:
São direitos do assistente social nas relações que estabelece com as instituições empregadoras, dentre outras, EXCETO:
São consideradas competências do assistente social, EXCETO:
A Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.Sobre este Estatuto, assinale a afirmativa INCORRETA.
No cenário atual de crescente pobreza, absoluta e relativa,marcado pela ofensiva neoliberal e concentração da riqueza,o Banco Mundial vem assumindo a expressão do multilateralismo e se tornando o principal promotor das “políticas de combate à pobreza”, sobretudo nos países da periferia.São proposições do Banco Mundial, EXCETO:
A formulação do projeto de trabalho é uma estratégia importante no reconhecimento e planejamento das atividades profissionais. A formulação do projeto de trabalho profissional deverá conter os seguintes elementos, EXCETO:
O planejamento estratégico absorve a categoria estratégica e lhe dá visibilidade por agregar ao processo a noção de mobilização,de negociação, de movimento, de manejo de técnicas. Constituem procedimentos do planejamento estratégico, as seguintes identificações, EXCETO:
Em relação à teoria, método e pesquisa é correto afirmar que, EXCETO:
A afirmação acerca da centralidade da assistência social na Seguridade Social brasileira nos anos 2000 finca-se na tese que:
Sobre a organização e gestão da Assistência Social, conforme a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS/1993), é correto afirmar que:
A política social no Brasil contemporâneo se caracteriza tanto pela inovação quanto pelo conservadorismo. Sobre essa condição, é INCORRETO afirmar que:
Ao avaliar política ou programa social um aspecto importante a ser considerado relaciona-se aos diretos e benefícios estabelecidos e assegurados aos cidadãos. Para avaliar este aspecto faz-se necessário considerar, dentre outros indicadores, EXCETO:
O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. A respeito do Estatuto do Idoso, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre a assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, é INCORRETO afirmar que:
Acerca do fundo público e a política social no Brasil contemporâneo, é correto afirmar que:



























