O texto apresenta um relato sobre a criação do CNPq, em meados do século passado, destacando a participação ativa do físico César Lattes nesse acontecimento.
Depreende-se do texto que o almirante Álvaro Alberto estava envolvido com o projeto de criação do que viria a ser o CNPq enquanto César Lattes conquistava reconhecimento científico internacional.
Entende-se do texto que, apesar do impacto das descobertas de César Lattes, a ciência brasileira ainda ocupava uma posição marginal no cenário mundial quando da criação do CNPq.
À época da criação do CNPq, a física nuclear era um campo de conhecimento estratégico na política nacional e internacional, conforme se infere do texto.
Depreende-se do primeiro parágrafo que a imprensa nacional e internacional congratulou o físico japonês Hideki Yukawa pela sua descoberta da existência de uma partícula que liga prótons e nêutrons nos núcleos atômicos.
O pronome “daquela”, no primeiro período do segundo parágrafo, indica que se trata, nesse trecho do texto, da mesma partícula especificada no primeiro período do primeiro parágrafo.
A expressão “em maio de 1949” (penúltimo período do segundo parágrafo) indica a data da organização da citada coletânea por Shozo Motoyama.
No penúltimo período do segundo parágrafo, o segmento “seus depoimentos” refere-se aos depoimentos do presidente Dutra reproduzidos na coletânea 50 anos do CNPq contados pelos presidentes.
O sujeito da forma verbal “confirmou” (primeiro período do primeiro parágrafo) é “César Lattes”.
A inserção de uma vírgula imediatamente após “bastante” (penúltimo período do primeiro parágrafo) preservaria a correção gramatical e os sentidos do texto.
A correção gramatical e a coerência das ideias do texto seriam preservadas caso o trecho “com o almirante como seu primeiro presidente” (final do segundo parágrafo) fosse reescrito da seguinte forma: cujo primeiro presidente foi o almirante Álvaro Alberto.
Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias do texto, a forma verbal “nascia” (último período do segundo parágrafo) poderia ser substituída por nasceu.
O servidor público é proibido de participar da administração de sociedade empresarial, personificada ou não personificada.
Constitui dever ético do servidor tratar cuidadosamente o usuário do serviço público e aperfeiçoar o processo de comunicação e o contato com o público.
O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é inaplicável aos funcionários das entidades paraestatais.
Opor resistência justificada ao andamento de documento constitui, em regra, falta funcional do servidor público.
A responsabilidade do agente público é objetiva na prática do ato de improbidade.
Constitui ato de improbidade administrativa exercer atividade de consultoria para pessoa física que tenha interesse suscetível de ser atingido por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.
As sanções previstas na referida lei se aplicam aos atos praticados contra o patrimônio de entidade privada que seja custeada pelo erário.
A tabela-verdade da proposição P possui mais de 30 linhas.
A proposição Q é equivalente à seguinte proposição: “Se o mercado é isonômico, as empresas desse mercado não possuem vantagem fiscal.”.
Se uma das empresas não se destacar no mercado, então essa empresa não tem vantagem fiscal, conforme se infere da proposição P.
O número de maneiras de escolher três empresas entre as seis, de modo que não haja duas que gozem de vantagem fiscal, é superior a 15.
Se, entre as seis empresas, duas delas forem escolhidas aleatoriamente, a probabilidade de essas duas empresas gozarem de vantagem fiscal é superior a 10%.
Por se tratar de processo administrativo de licitação, não poderá ser utilizado o instrumento da decisão coordenada, ainda que preenchidos todos os requisitos legais para a formação dessa instância decisória.
Cláudio deverá indicar o regime de contratação integrada, tendo em vista a necessidade de fornecimento de materiais pela contratada.
No que se refere à responsabilidade civil do Estado, a Constituição Federal de 1988 adota a teoria do risco administrativo, de modo que o valor da indenização devida a Alessandro poderá ser reduzido, caso seja comprovada a culpa concorrente da vítima.
No polo passivo de eventual ação de indenização proposta por Alessandro, deverá constar ou o Distrito Federal, ou a pessoa jurídica de direito privado prestadora do serviço público, ou Marcos, responsável pelo acidente.
O poder-dever de autotutela da administração pública, embora lhe permita rever os próprios atos ou anulá-los, quando ilegais, não possibilita a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima.
Nenhuma incursão no mérito administrativo é permitida no âmbito do controle judicial no processo administrativo disciplinar, restringindo-se tal controle ao exame da regularidade do procedimento e da legalidade do ato.
Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses tanto coletivos quanto individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas.
Aos que litigam, em processo judicial ou administrativo, é assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa.
A recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do citado dispositivo constitucional, enseja a cassação dos direitos políticos.
O preceito constitucional mencionado consiste em norma de eficácia limitada.
Compete à União, aos estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação.
É competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios proporcionar os meios de acesso à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação.
O modelo de administração burocrática no Brasil surgiu ao final do processo da industrialização brasileira e modificou os critérios de aplicação do controle dos serviços públicos e as relações estabelecidas entre o poder público e seus servidores.
O gerencialismo tem como pressupostos o fortalecimento do gerenciamento público e de instituições de controle e a imputação de resultados e estruturas flexíveis de tal forma que o cidadão se perceba e participe como usuário de serviços públicos e contribuinte.
Como prática exclusiva da gestão privada, a responsabilidade social e ambiental é uma estratégia composta por ações voluntárias de empresas em benefício da sociedade.
A excelência em gestão pública pressupõe atenção prioritária ao usuário dos serviços públicos.
O elemento organizativo central do plano plurianual (PPA) é o programa, que consiste em um conjunto articulado de ações orçamentárias, na forma de projetos, atividades e operações especiais, e ações não orçamentárias, com intuito de alcançar um objetivo específico.
Indicadores permitem o conhecimento sobre a situação que se deseja modificar, auxiliam na identificação dos objetivos, apontam soluções e resolvem problemas, facilitando o processo de tomada de decisão.
Um dos motivos pelos quais os proprietários de empresas introduziram a opção de gorjeta em máquinas de autoatendimento é que acreditam que isso pode aumentar o pagamento de seus funcionários.
Gorjetas em máquinas de autoatendimento tornaram-se obrigatórias na maioria dos lugares, como cafeterias, padarias, aeroportos e estádios esportivos.
Pode-se inferir do texto que pesquisadores de gorjetas e alguns clientes suspeitam que as gorjetas dadas através de máquinas de autoatendimento nunca chegarão aos funcionários.
A palavra “Apesar” na frase “Apesar de não ter interação com os funcionários durante as transações” (segunda frase do primeiro parágrafo) pode ser corretamente substituída por Apesar de.
A frase “E logo eles perceberam que era algum tipo de chatbot” pode ser corretamente reformulada como “E, antes de muito tempo, eles perceberam que era alguma forma de chatbot”.
O passageiro que processou a companhia aérea devido a um incidente que ocorreu durante seu voo é colombiano.
Quando o ChatGPT deu ao advogado do passageiro alguns casos de tribunal, ele o avisou de que eles poderiam não ser factuais.
É correto inferir do texto que, devido à experiência do advogado, ele usou o ChatGPT para trabalho antes.
O projeto básico, documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação, dá a base para o anteprojeto e caracteriza o interesse público na contratação.
Na contratação de projetos e serviços de desenvolvimento de softwares, os autores devem ceder à administração pública todos os direitos patrimoniais a eles relativos; assim, os softwares poderão ser livremente alterados e utilizados em outras ocasiões, sem necessidade de novas autorizações por parte dos autores.
A renovação contratual e o gerenciamento de riscos de uma contratação de TI poderão utilizar como subsídio o histórico de gestão de contrato, artefato que permite documentar os principais acontecimentos positivos ou negativos que ocorrerem durante a execução do contrato.
Na execução de um serviço de TI, o contratado poderá empregar um agente público que estiver atuando na fiscalização ou na gestão do contrato, desde que o edital de licitação expressamente o permita.
De acordo com o índice de maturidade em acessibilidade digital do eMAG, o nível 3 refere-se à validação automática para a verificação do atendimento dos requisitos de acessibilidade de produtos contratados por fornecedores de TI.
O avaliador e simulador de acessibilidade em sítios do governo federal (ASES) possui três formas de validação: por URI, por upload de arquivo e por código fonte.
Perceptível, operável, compreensível e inteligente são os quatro princípios propostos pelo World Wide Web Consortium que regem a acessibilidade na Web.
Os padrões e políticas preconizados pela ePING são de uso obrigatório por parte do Poder Executivo do governo federal.
Na ePING, o desenvolvimento de ontologias e de recursos de organização da informação, a adoção de padrão de modelagem de dados e de uma política de disseminação de dados e informações fazem parte da dimensão semântica das políticas gerais.
O Cobit 2019 propõe um sistema de governança corporativa de TI que, por ser genérico e universal, pode ser implementado por qualquer tipo de organização, independentemente de sua natureza ou área de negócio, sem a necessidade de adaptação ou personalização às necessidades da organização.
No domínio de avaliar, dirigir e monitorar, encontram-se processos de governança do Cobit 2019.
A cadeia de valor de serviço do ITIL v4 possui como elemento central o sistema de valor de serviço (SVS).
O gerenciamento de desempenho do Cobit 2019 utiliza-se de cinco níveis de maturidade de áreas foco, alcançados quando todos os processos contidos em uma área foco estão em um determinado nível de capacidade de processos, o qual é embasado no CMMI (Capability Maturity Model Integration).
Desenvolvimento e gerenciamento de software é uma das práticas de gerenciamento de serviços do ITIL v4.
O Decreto n.º 7.724 inclui autarquias e sociedades de economia mista na sua abrangência.
A Lei n.º 12.527/2011 reconhece a obrigatoriedade de consentimento para divulgação de informações pessoais quando estas forem necessárias à prevenção e diagnóstico médico, quando o interessado estiver física ou legalmente incapaz, com a finalidade única e exclusiva de tratamento médico.
O Decreto n.º 7.845 tem por objetivo regulamentar exclusivamente procedimentos para credenciar e tratar segurança da informação classificada como confidencial no âmbito do Poder Executivo federal.
Multa financeira e atuação em trabalhos sociais são as penas previstas para interrupção ou perturbação de serviço de informação de utilidade pública.
Configura-se como crime divulgar informações de forma não autorizada, obtidas por meio de invasão.
Segundo a Lei n.º 13.709/2018, o titular dos dados pessoais tem assegurado o direito de obter informações a respeito do tratamento dos seus dados.
A Lei Geral de Proteção de Dados aborda o tratamento de dados pessoais e se aplica também à administração pública.
Os dados que forem anonimizados serão considerados dados pessoais para os fins da Lei Geral de Proteção de Dados independente se a anonimização possa ser revertida ou não.
Um dos princípios fundamentais do governo eletrônico é a transparência promovida por meio do acesso a informações públicas.
O governo eletrônico contempla o desenvolvimento de padrões de interoperabilidade que definem um conjunto de especificações técnicas, as quais ajudam a regulamentar o uso de tecnologia da informação e da comunicação no Poder Executivo federal.
Programas e especificações de segurança da informação não fazem parte das iniciativas de governo eletrônico.
No sistema com arquitetura em camadas, a camada mais interna é responsável pela integração com o sistema operacional.
Na arquitetura MVC (model-view-controller), o componente controlador incorpora todos os estados de um webapp.
As diversas visões da descrição arquitetural de um sistema representam as necessidades específicas de um grupo específico de envolvidos.
Na arquitetura orientada a objeto, os dados e as operações são encapsulados para facilitar a manipulação das informações.
Para facilitar o intercâmbio de dados, arquivos e diretórios de um contêiner específico estão disponíveis para outros contêineres.
A utilização de contêineres garante que o mesmo pacote seja instalado nos diversos ambientes de uma organização, como, por exemplo, ambientes de desenvolvimento, homologação e produção de TI.
Devido a conflitos de implementação, aplicações com microsserviços não podem ser construídas com a utilização de contêineres.
No desenvolvimento de um sistema, arquitetura e design são considerados como sinônimos, possuindo os mesmos objetivos de qualidade e comportamento.
O design de software pode ser aplicado como produto, em uma abstração do mundo real, ou como processo, orientado aos objetivos do software.
Além dos requisitos funcionais, o designer de software deve considerar os requisitos não funcionais, que representam as expectativas dos clientes e usuários.
O projeto de componentes de um software detalha a estrutura de cada componente em um nível de abstração próximo à linguagem de máquina.
A sequência a seguir é uma lista que representa um objeto no formato JSON. {atributo1:valor1 , atributo2:valor 2}
Na gestão de configuração de software, os elementos de processos representam ações e tarefas para um controle eficaz das alterações no software.
A existência de um repositório de versões é fundamental para o controle das alterações nos artefatos individuais.
As mensagens SOAP são escritas em HTML para facilitar a manipulação em diversas plataformas.
Em um serviço web do tipo RESTful, todos os métodos são identificados pela mesma URL.
O padrão adapter da visão GoF permite que uma classe de persistência seja adaptada de acordo com o banco de dados utilizado na aplicação.
Os padrões de comando da visão GoF determinam o encapsulamento de uma ação e seus respectivos parâmetros.
Na visão GoF, o padrão singleton define que cada classe pode ser instanciada em um único objeto.
Uma das vantagens do single sign-on é garantir a privacidade das informações do usuário, por meio do uso da identidade federada.
Os módulos puppets de DevOps permitem que um usuário defina os nomes e as localizações dos diretórios de um sistema.
Em DevOps, a análise estática de código e geração de documentação fazem parte do processo de build de uma aplicação.
Na gestão de ativos, um dos objetivos da classificação da informação é prevenir, por exemplo, a divulgação indevida de dados em mídias físicas.
O controle de acesso da gestão de ativos é responsável por tratar os controles lógicos (privilégios e senhas, por exemplo) e físicos (segurança física e do ambiente, por exemplo) de uma organização.
Uma premissa do processo de autenticação do modelo single sign-on é garantir a revelação mínima de dados para um contexto.
O backlog do produto é um subconjunto de itens do backlog do sprint selecionado pela equipe do produto para ser completado na forma do incremento de código durante o sprint ativo atual.
Os princípios do Scrum são utilizados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as atividades metodológicas para requisitos, análise, projeto, evolução e entrega do software; em cada uma dessas atividades são realizadas tarefas em sprints específicos, correspondentes a cada uma delas.
Caso um sistema esteja sujeito a uma probabilidade de ataque de 25% e a sua probabilidade de repelir esse ataque seja de 95%, a integridade do software será muito alta, de aproximadamente 99%.
De acordo com a norma ISO 25010, o modelo de qualidade em uso aplicado ao software descreve as seguintes características: adequação funcional, eficiência de desempenho, compatibilidade, usabilidade, confiabilidade, segurança, facilidade de manutenção e portabilidade.
Para se implantar um gerenciamento efetivo de alterações do tipo “codifique e vá em frente”, recomenda-se modificar o processo convencional de controle de alterações de software, criando-se classes de alterações que terão fluxos de tratamentos diferenciados.
Os diagramas de casos de uso, diagramas de atividades e diagramas de sequência constituem ferramentas para a modelagem de requisitos e a definição de cenários na UML.
Um caso de uso, independentemente da sua forma, representa o software ou o sistema do ponto de vista do analista.
A finalidade do teste de esforço é determinar o modo como, por exemplo, a aplicação web e seu ambiente do lado do servidor responderão a várias condições operacionais.
Os testes de carga e os testes de esforço são testes de desempenho que exigem instrumentação de hardware e software, uma vez que frequentemente é necessário medir a utilização dos recursos de forma precisa.
Um diagrama de sequência da UML complementa o caso de uso por meio de uma representação gráfica do fluxo de interação em um cenário específico, representando como o sistema reage a eventos internos.
Independentemente do nível de abstração procedural, o diagrama de atividades da UML deve ser utilizado apenas para representar detalhes do processamento.
No contexto das equipes de desenvolvimento de software, o DevSecOps representa uma evolução pelo fato de integrar ao processo uma equipe específica que trata exclusivamente da segurança de software, liberando as equipes de desenvolvimento e operacionais dessa tarefa, de forma a agilizar significativamente a entrega do software.
O processo shift left tem por objetivo encorajar os desenvolvedores de software a migrarem a segurança da direita (fim) para a esquerda (início) do processo de DevOps (entrega).
No TDD, o teste deve ser criado com o objetivo de fazer o segmento de código falhar, gerando-se um processo iterativo que permite a submissão de muitas subfunções simultaneamente, o que confere uma agilidade significativa ao processo.
O TDD é uma tendência que enfatiza o projeto de casos de teste antes da criação do código fonte e se caracteriza como parte do modelo ágil de desenvolvimento de software.
O envolvimento do cliente, o uso do protótipo em produção parcial, o rápido planejamento e o fácil gerenciamento são vantagens da prototipação.
Após a definição dos objetivos gerais, o protótipo, nessa modelagem, atua como um mecanismo para identificar os requisitos do software.
Ao se utilizar a metodologia BDD, espera-se que as entregas sejam feitas com menor quantidade de retrabalho e com cobertura de testes automatizados, a documentação passe a ser integrada ao sistema, e os projetos passem a ter estimativas dentro do prazo, com custos controlados.
Durante o período do BDD, os planos serão validados pelos desenvolvedores conforme previsto pelo TDD por meio de ferramentas de teste como JUnit e Mockito.
A linguagem ubíqua Cucumber é utilizada para a definição de cenários iniciais no BDD e permite que a equipe de negócios faça levantamentos com as partes interessadas (stakeholders) e os transforme em histórias do usuário (user story).

























