Com base nas reflexões da articulista, é possível inferir que, para 2025, ela deseja:
Analise os pares de verbos em letras maiúsculas no texto. Em seguida, marque a alternativa que identifica, dentre esses pares, os verbos flexionados segundo a concordância padrão, diante do contexto sintático em que foram empregados.
Dentre os vocábulos "interdependentes", "irremediavelmente", "independentemente" e "superioridade", é(são) proparoxítono(s):
Qual(is) das quatro ocorrências da vogal A em destaque com números sobrescritos no artigo necessita(m) de ser acompanhada(s) pelo acento grave?
As vírgulas empregadas em todas as ocorrências de "caro 2025" e de "querido 2025" no texto são obrigatórias, pois:
A lacuna inserida no terceiro parágrafo do texto deve ser preenchida por uma expressão de função relativa. Assinale a alternativa que apresenta uma expressão adequada ao contexto, segundo a norma padrão da língua portuguesa.
No contexto em que é utilizada no penúltimo parágrafo do texto, a expressão "sob seus auspícios" significa:
Durante todo o artigo, é possível notar que a autora faz projeções e profere desejos, enunciados que se apoiam, linguisticamente, no uso do modo verbal subjuntivo. Em qual dos trechos a seguir NÃO se pode ver a utilização de tal modo verbal?
Com base na leitura geral do artigo, é possível afirmar que o sentimento da autora perante o ano que se inicia é de:
O calendário segue padrões cíclicos, onde os dias da semana se repetem de acordo com o número de dias do ano. Considere as seguintes informações: • O ano de 2028 será bissexto. • O dia 1º de janeiro de 2027 será uma sexta-feira. Com base nessas informações, analise as assertivas abaixo: I. O dia 31 de dezembro de 2027 será um sábado. II. O dia 1º de janeiro de 2028 será um domingo. III. O dia 1º de março de 2028 será uma quarta-feira. Está(ão) correta(s):
Uma escola realizou uma pesquisa para a escola de três diferentes métodos de ensino entre os alunos: Método A, Método B e Método C. A pesquisa revelou os seguintes dados: 10% dos alunos aprovaram os Métodos B e C; 50% dos alunos aprovaram o Método A; 20% dos alunos aprovaram os Métodos A e B; 40% dos alunos aprovaram o Método B; 15% dos alunos aprovaram os Métodos A e C; o número de alunos que não aprovaram nenhum dos métodos é o dobro do número de alunos que aprovaram somente o Método C; 5% dos alunos aprovaram os três métodos simultaneamente. Qual a porcentagem dos entrevistados que aprovaram o método C?
Considere a seguinte sequência numérica: 2, 6, 12, 20, 30, 42, 56, ... Qual é a soma do 20º termo com o 25º termo dessa sequência?
Uma empresa possui um capital de investimento dividido em três setores: 50% do capital está no setor administrativo, 30% no setor de vendas e o restante no setor de produção. No final do ano, o setor de vendas recebeu um aumento de 20% no capital investido, enquanto o setor de produção sofreu uma redução de 25%. Após essas mudanças, o capital total da empresa passou a ser de R$ 990.000,00. Qual era, aproximadamente, o capital inicial da empresa?
Em uma conferência, 120 participantes foram divididos em três grupos: A, B e C. O grupo A possui do total de participantes, enquanto o grupo B possui do total. O restante dos participantes foi alocado para o grupo C. Após uma reavaliação, decidiu-se transferir dos participantes do grupo A para o grupo B e, logo após, dos participantes do grupo B para o grupo C. Ao final dessas transferências, quantos participantes ficaram no grupo C?
O contador de uma empresa criou uma planilha no Google Sheets listando o número de vendas por funcionário ao longo de três trimestres, cujo print é mostrado abaixo: Fórmulas foram digitadas nas células B8, C8 e D8, de modo a obter os respectivos valores exibidos. Assinale a opção que apresenta as fórmulas corretas digitadas nas células B8, C8 e D8, respectivamente:
No Google Drive, é possível realizar várias ações para organizar, compartilhar e gerenciar documentos e arquivos. Assinale a alternativa correta sobre as funcionalidades do Google Drive:
O Microsoft Teams é a plataforma da Microsoft para comunicação e colaboração em equipe. Lançado em 2016, o aplicativo faz parte do Office 365 e associa todas as suas plataformas (Word, Powerpoint, Excel, entre outras) em um só programa que visa simplificar e sistematizar a comunicação entre grupos (equipes). Considerando as funcionalidades apresentadas, analise as alternativas a seguir: I. A plataforma permite chamadas de vídeo em grupo, e, dependendo da configuração, permite a gravação e transcrição em tempo real. II. O Teams oferece recursos de compartilhamento de tela, incluindo a opção de selecionar aplicações específicas ou toda a área de trabalho. III. A edição simultânea de documentos no Teams é viabilizada através da integração com o Microsoft Office, permitindo que múltiplos usuários colaborem em tempo real, com rastreamento de alterações. Está(ão) correta(s):
Os operadores de pesquisa permitem refinar resultados e localizar informações específicas com maior eficiência. Sobre o uso desses operadores, analise as assertivas abaixo: I. O uso de aspas (") em uma pesquisa garante que o mecanismo de busca retorne apenas resultados que contenham a frase exata digitada. II. O operador OR permite combinar palavras ou frases diferentes na mesma pesquisa, exibindo resultados que incluam qualquer uma das opções. III. O hífen (-) é usado para destacar palavras-chave importantes, priorizando-as nos resultados. IV. O asterisco (*) funciona como um curinga, permitindo encontrar variações de palavras em uma pesquisa. Das assertivas, é correto afirmar que:
No contexto do correio eletrônico Gmail, ao abrir uma janela para redigir um novo e-mail, há, na parte inferior, uma barra com opções de formatação. Uma destas opções é quanto ao tamanho da fonte para o texto da mensagem. Sobre a denominação dos tamanhos de fonte disponíveis no Gmail, pode-se afirmar que elas são, EXCETO:
Nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Cariacica/ES, são requisitos básicos para o provimento de cargos públicos, EXCETO:
Acerca dos tributos municipais, na esteira da Lei Orgânica do Município de Cariacica/ES, é correto afirmar que:
O orçamento público municipal constitui-se na expressão físico-financeira das ações do Poder Público Municipal, sendo parte constitutiva do processo de planejamento municipal, devendo expressar o conjunto de ações propostas anualmente, bem como ser instrumento de descentralização e de maior eficácia na aplicação dos recursos públicos. Nesse sentido, conforme a Lei Orgânica do Município de Cariacica/ES, a lei orçamentária anual reservará, no mínimo, quantos por cento do valor do orçamento para o pagamento de precatórios?
A ordem econômica e financeira do Município tem como objetivo garantir a todos uma existência digna, promovendo o bem-estar econômico, a melhoria da qualidade de vida e a justiça social. Para isso, valoriza o primado do trabalho e das atividades produtivas, respeitando os princípios da propriedade privada e sua função social, da livre concorrência, da defesa do consumidor e do meio ambiente, além de buscar a redução das desigualdades regionais e sociais e a plena empregabilidade. Nesse sentido, com base na Lei Orgânica do Município de Cariacica/ES, assinale a alternativa INCORRETA.
Com o objetivo de orientar para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, as Nações Unidas e seus parceiros trabalham para atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para isso estabeleceram 17 metas, entre elas está: "Cidades e comunidades mais inclusivas, seguras resilientes e sustentáveis", entre as ações recomendadas, visando um melhor uso e ocupação do solo, qual das alternativas abaixo não fazem parte dessas metas?
Conforme o artigo 8º da Lei 9.462/2010, que institui o sistema estadual de unidades de conservação, o grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidades de conservação, exceto:
Leia as afirmativas: I. ________________ sua definição é dada como a sucessão dos aspectos e variáveis do meio ambiente, classificado por características comuns como: padrões de radiação solar, vegetação, tipos de solo, ventos, temperaturas, massas de ar e etc. Reúne os aspectos e variáveis climáticos de uma localidade ao longo do tempo, logo, remete à caracterização climática de uma região encontrada por meio da observação do tempo ao longo de muitos anos. II. _______________ é o estado momentâneo da atmosfera. Portanto, em uma previsão climática diária, define-se o daquela localidade, ou seja, qual o estado da atmosfera local para aquele dia. Varia bastante, especialmente por meio da atuação de elementos e fatores, com destaque para a pressão atmosférica e as massas de ar. As palavras que completam as lacunas são:
Para fins de análise do nível de incomodidade e/ou impacto dos Empreendimentos Geradores de Impactos Urbanos deverão ser observados os seguintes fatores, EXCETO:
Assinale a opção que corresponde CORRETAMENTE ao que prevê a Lei Nº 5728/2017 sobre o que é o Estudo de Impacto de Vizinhança e seu objetivo.
"É o processo pelo qual a água se evapora misturando-se com o ar atmosférico, condensando-se em seguida, e depois passando ao estado líquido ou sólido (nuvens), e volta sob precipitação (água ou neve)". Essa definição corresponde a/ao:
De acordo com a Política de Patrimônio Ambiental do Plano Diretor Municipal de Cariacica/ES, é diretriz geral da política municipal de meio ambiente:
Sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, é INCORRETO afirmar que:
Analise as afirmativas abaixo: I. Quando a poluição de um determinado corpo d’água prejudica a saúde do homem, diz-se que a água está "purificada". Assim, a purificação é um caso particular da poluição, no qual a água apresenta substâncias químicas ou radioativas e microrganismos que podem causar malefícios ao homem. II. A água apresenta-se como um recurso essencial para a vida do planeta. Ela representa um componente obrigatório para a geração e a manutenção da vida e é fonte de hidrogênio. Dessa maneira, a existência dos seres vivos na Terra se deve graças à presença da água em seu estado líquido na biosfera. III. A poluição hídrica é caracterizada por qualquer alteração nas condições naturais de um recurso hídrico de modo a torná-lo prejudicial para os seres que dele dependam ou que dificulte ou impeça um uso definido a ele. IV. São as principais fontes de poluição hídrica: as de origem natural, as águas residuárias, as águas do escoamento superficial, as de origem agropastoris, e os resíduos sólidos. Estão excluídos desse montante: os esgotos domésticos e industriais. As afirmativas acima estão corretas, EXCETO:
A transformação geométrica ou mapeamento direto pode ser executada através de três modelos matemáticos distintos, qual opção é a INCORRETA?
Baseado no último Censo demográfico do IBGE analise as informações a seguir: MUNICÍPIO POPULAÇÃO ÁREA (km²) Cariacica 353.491 279,718 Guarapari 124.656 589,825 Serra 520.653 547,631 Viana 73.423 312,279 Vila Velha 467.722 210,225 Vitória 322.869 97,123. De acordo com as informações disponíveis na tabela acima, qual município da grande Vitória/ES possui a maior e a menor densidade demográfica, respectivamente:
A forma de uso e ocupação do solo pelo ser humano influencia na taxa de erosão, das alternativas abaixo qual apresenta duas possibilidades dessa ocupação prejudicial para o aumento da erosão?
Baseando-se no que prevê a Política Estadual de Educação Ambiental, do estado do Espírito Santo, sobre a Educação Ambiental Não-Escolar, assinale abaixo a alternativa INCORRETA.
Considerando seu conhecimento sobre Cartografia, analise as afirmativas abaixo: I. Cartografia é um vocábulo criado pelo historiador português Visconde de Santarém, em carta de 8 de dezembro de 1839, escrita em Paris e dirigida ao historiador brasileiro Adollo de Varnhagen. II. A Cartografia pode ser definida como conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, visando à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como a sua utilização. III. Ao geógrafo é dado conhecimento e habilidade para transpor a realidade, fatos e fenômenos que ora se organizam e se articulam para o entendimento do espaço geográfico, das questões ambientais e de planejamento territorial na representação gráfica por meio dos mapas e das técnicas cartográficas. IV. A Cartografia antiga refere-se a um período histórico anterior ao medieval em que prevaleceu a ideia de que a Terra era constituída de um plano circundado por água (o mar oceano). Estão CORRETAS as afirmativas:
No estado do Espírito Santo, o implemento da Política Estadual de Educação Ambiental prevê que, compete:

























