O Product Owner é o responsável pelo gerenciamento do backlog do produto. O gerenciamento do backlog do produto NÃO inclui
Assinale a alternativa que apresenta as fases do Processo Unificado.
Métodos de desenvolvimento ágil usualmente aplicam desenvolvimento iterativo e _____ de tempo _____, empregam planejamento _____, promovem entrega incremental e incluem outros valores e práticas que encorajam agilidade – resposta rápida e _______ à modificação. Assinale a alternativa que preenche, correta e resp ec- tivamente, as lacunas do texto acima.
Como a maioria dos produtos de banco de dados rela - cional, o PostgreSQL suporta funções de agregação. Uma função de agregação computa um único resultado para várias linhas de entrada. Assinale a alternativa que apresenta apenas funções de agregação do PostgreSQL.
No contexto do desenvolvimento de software orienta- do a objetos, considere as afirmações abaixo sobre acoplamento. I - Uma subclasse é fortemente acoplada à sua superclasse. II - O acoplamento forte favorece o projeto de clas ses independentes, o que reduz o impacto de modifi- cações. III - Classes com acoplamento forte são mais difíce is de reutilizar, pois seu uso requer a presença adi- cional de classes das quais são dependentes. Quais estão corretas?
Para avaliar o comportamento interno do componente de software , os testes de software se utilizam da técnica denominada
Quando compilarmos e rodarmos este código, o que é apresentado na console?
O que é retornado à console ao compilarmos e execu- tarmos este código?
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo sobre conceitos de sobrecarga, sobrescrita e herança.
Ao compilarmos e rodarmos este código, o que é apre - sentado na console?
Sobre o tratamento de exceções em Java, é correto afirmar que
Ao copilarmos e rodarmos este código, o que é apre- sentado na console?
Considere as afirmações abaixo sobre a IDE Eclipse . I - Possui diversos recursos que auxiliam no proces so de desenvolvimento, como editor de código-fonte, gerador de código, compilador, depurador e executor de testes automáticos. O Eclipse pode ser usado no desenvolvimento de software nas linguagens Java, C++ e PHP. II - Além do desenvolvimento de software , também possui um console que pode ser utilizado na exe- cução de programas. III - Sendo uma IDE livre e gratuita, o Eclipse pos sui algumas limitações. Uma das dificuldades que podemos destacar é a falta de integração com sistemas de controle de versão, como SVN e CVS. Quais estão corretas?
Sistemas de controle de versão são convenientes quando diversos desenvolvedores trabalham sobre o mesmo projeto simultaneamente, resolvendo eventuais conflitos entre as alterações. Sobre sistema SubVersion é INCORRETO afirmar:
O que é impresso com a compilação e execução deste código?
Uma tabela de dispersão, também conhecida por tabe la de espalhamento ou Hashtable , é uma estrutura de dados especial que associa chaves de pesquisa a val ores. A linguagem Java oferece as estruturas de coleções HashMap e HashSet que usam o valor HashCode de um objeto para o armazenamento e busca nessas estruturas. Segundo os contratos definidos na API Java para a sobrescrita dos métodos hashCode () e equals (), podemos afirmar que
O conceito de conversação introduzido pelo Seam é um novo escopo do contexto em tempo de execução. Sobre esse conceito, podemos afirmar que
Assinale a alternativa cujo código completa a lacun a, fazendo com que a classe CastTest compile e seja executada sem erros.
Um framework de sistemas é um conjunto de funcio- nalidades genéricas e personalizáveis. Sua estrutur a consiste em uma plataforma de software reutilizável e universal no desenvolvimento de aplicativos, produt os e soluções. Considere as seguintes afirmações sobre alguns dos frameworks mais utilizados com Java. I - O Java Pages Assistant , também conhecido como JPA, é um conjunto de bibliotecas fornecido pela Oracle para facilitar o desenvolvimento de pági- nas XHTML. Ele provê um conjunto de tags e componentes que facilitam a integração entre a página e Java beans , validadores, conversores e outros objetos que estão alocados no servidor de aplicação. II - A sigla AJAX é um acrônimo para Asynchronous Java eXchange , um protocolo de comunicação en- tre aplicações por meio de mensagens. Uma vez recebidas, essas mensagens são armazenadas em filas no servidor de aplicação e processadas de forma assíncrona. III - Hibernate é um dos frameworks utilizados para facilitar o armazenamento e a consulta em bases de dados. Ele permite ao desenvolvedor utilizar o estilo de modelos de domínio estilo POJO ( Plain Old Java Object ) em suas aplicações, de forma a estender o conceito de mapeamento objeto- relacional. Quais estão corretas?
Um __________ é um servidor que disponibiliza às __________ serviços como segurança, suporte a tran- sações, balanceamento de carga, entre outros. Como exemplos de servidores que suportam __________, podemos citar o __________ e o __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e resp ec- tivamente, as lacunas do texto acima.
Considere uma tecnologia – um framework de compo- nentes no lado do servidor para construir aplicaçõe s web baseadas em Java – que consiste de uma API para representar componentes e gerenciar o seu estado, controlar eventos, validar e converter dados no lad o do servidor, definir navegação entre páginas, supor tar internacionalização e acessibilidade e prover exten si- bilidade para essas ações. O framework consiste ainda de Tag libraries para adicionar componentes em pági- nas web e para ligar componentes a objetos no lado do servidor. Assinale a alternativa que apresenta a tecnologia em questão.
Existem tags que representam componentes HTML para receber entrada de dados ou mostrar dados aos usuários. Esses dados são coletados como partes de um formulário e submetidos ao servidor, geralmente quando o usuário clica em um botão. Páginas web representam a camada de apresentação em aplicações web . O processo de criar páginas web para uma aplicação Java web inclui adição de compo- nentes para a página e a ligação a beans gerenciados, validadores, listeners, conversores e outros objetos do lado do servidor associados com a página. Neste contexto, considere as seguintes afirmações. I - Conversores são usados para converter dados recebidos dos componentes de entrada. II - Listeners são usados para ouvir os eventos que acontecem na página e realizar ações conforme definido. III - Validadores são usados para checar se os dado s recebidos dos componentes de entrada são válidos. Quais estão corretas?
Considere a seguinte tabela em um banco de dados Oracle. Você é encarregado de efetuar o mapeamento objeto- relacional dessa tabela em uma aplicação Java. Entr e as alternativas a seguir, assinale a que NÃO corres- ponde às melhores práticas de desenvolvimento e que, se implementada, acarreta comportamento inde- sejável na aplicação.
A API EntityManager permite trocar o estado de uma entidade, ou seja, carregar e armazenar objetos. Numere a segunda coluna de acordo com a primei- ra, associando os estados de uma entidade com o seu significado.
Suponha que você está trabalhando em uma aplicação JAVA web , na IDE Eclipse. No seu ambiente de trabalho, todas as configurações estão corretas, as bibliotec as e dependências definidas. Existe uma classe que mapeia uma tabela do banco de dados chamada Servidor que, entr e outros, possui um campo “nome” definido como java.lang.String. Você é solicitado a realizar uma consulta nessa tabela pelo campo “nome”, sem difere nciar maiús- culas de minúsculas; o parâmetro passado na pesquis a pode estar no início, no meio, no fim ou ser o va lor exato do campo no banco de dados. Qual dos seguintes trechos de código, usando a Deta chedCriteria do Hibernate , é o mais apropriado para essa situação?
Java EE 5 introduz o conceito de contexto de persi s- tência estendido. Com relação aos benefícios desse conceito, considere as afirmações abaixo. I - Permite carregamento “ lazy ” das associações entre entidades e “ proxies ” não inicializados. II - Previne entidades desatachadas. III - Trabalha em conjunto com “ lock ” otimista para auxiliar no uso de unidades de trabalho mais longas. Quais estão corretas?
TDD - Test Driven Development é uma técnica de __________ com a qual, em pequenas iterações, são desenvolvidos testes automatizados que definem requisitos em código, onde primeiro se escreve __________ e depois __________ da aplicação. Cada iteração deve começar com um teste que falhe e terminar com todos os testes executando com sucesso.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os conceitos de desenvolvimento de soft- ware às suas respectivas descrições.
O conceito em Orientação a Objetos que promove a construção de software flexível e reutilizável, através da capacidade dos objetos serem substituíveis por o u- tros com interface coincidentes, é
O Jboss Seam utiliza anotações no código para definir componentes, injeções de componentes, segurança, etc. Para definir uma classe como um componente Seam em escopo default de aplicação, são utilizadas as seguintes anotações:
Para injetar um componente Seam em escopo de apli- cação, na propriedade de uma classe, usamos
A chave para a aplicação do padrão de projeto ___________ é projetar interfaces genéricas o bastant e para suportar uma variedade de algoritmos para a estratégia e seu contexto.
Refatoração é uma _____________ disciplinada para reestruturar um código existente, alterando sua estrutura interna ______________. Cada transformação deverá ser _____________, mas uma sequência de transformações pode produzir uma reestruturação significativa. O sistema é mantido em pleno funcionamento após cada refatoração, reduzindo as chances do sistema ficar seriamente quebrado durante a reestruturação.
Assinale a alternativa que apresenta práticas cons ide- radas ágeis.
O padrão de projeto ___________ define o esqueleto de um algoritmo, postergando a definição de alguns passos para subclasses, permitindo que as subclasses redefinam certos passos do algoritmo sem mudar sua estrutura.


























