No que diz respeito às ferramentas, aos aplicativos e aos procedimentos de internet e intranet, é imprescindível usar um browser para navegar nos sites. Nesse sentido, no ambiente do Firefox Mozilla BR, em sua última versão, instalado em um notebook Intel gerenciado pelo Windows 11 BR, a execução do atalho de teclado Alt + Home tem por objetivo:
Um conjunto de instalações e serviços, com a finalidade de distribuir água para fins de consumo doméstico a uma população, é conhecido como sistema público de:
Um conjunto de tubulações que tem a finalidade de coletar esgotos domésticos sem a presença das águas pluviais é conhecido como:
Um sistema de esgoto sanitário pode ser constituído por diversas partes, entre elas o/a:
Uma das partes mais importantes em uma rede de distribuição de água são as ligações domiciliares. O acessório responsável pela conexão da rede de distribuição com o ramal domiciliar é conhecido como:
Sob o ponto de vista hidráulico, uma tubulação em que a água ocupa totalmente a seção de escoamento, com pressão interna superior à pressão atmosférica, é conhecida como:
Uma alternativa para obtenção de água para abastecimento público é a perfuração de poços. Essas águas, conhecidas como “águas subterrâneas”, podem conter em sua composição teores de ferro que precisam ser removidos. Para sua remoção, uma possibilidade é a realização de um processo conhecido como:
Os sistemas de abastecimento de água devem ser projetados com previsão para instalação de diversos acessórios, entre os quais um conhecido como ventosa, que tem a finalidade de:
Considerando-se duas tubulações de mesmo diâmetro e material, e que por elas seja conduzida também a mesma vazão, a perda de carga é:
Conforme as localidades onde devem ser instaladas as redes de distribuição de água, a configuração do traçado pode ser diferente. Uma rede que consiste em uma tubulação principal, da qual partem tubulações secundárias, sendo alimentada por um só ponto, é conhecida como:
Em uma determinada situação, a água captada necessita ser conduzida por bombeamento, desde um reservatório localizado na base de um morro, para outro reservatório localizado no topo desse morro. Essa tubulação é denominada adutora por:




























