De acordo com o texto, a principal consequência do excesso de estímulos é que as pessoas:
No trecho: “Quando tudo chama a nossa atenção, é preciso aprender a decidir o que realmente importa.” A conjunção “quando” expressa ideia de:
Em: “São muitas telas, sons e informações disputando o olhar. As pessoas tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas acabam não se concentrando totalmente em nenhuma delas.” O pronome destacado “delas” retoma:
No trecho: “Desacelerar, portanto, não é perder tempo, mas recuperar a capacidade de perceber o que acontece dentro e fora de nós.” O termo “desacelerar” pode ser substituído, sem alterar o sentido, por:
A ideia central do texto é que:
A vírgula em “...e viu outro, recolhendo estrelas-do-mar...” foi usada para:
Na frase “Ele as pegava uma a uma...”, a palavra “as” é:
No trecho “estrelas-do-mar trazidas pela maré”, a palavra “trazidas” exerce função de:
No trecho: “A leitura exige tempo, silêncio, concentração e vontade de compreender o outro.” A conjunção “e” estabelece ideia de:
As palavras “tempo”, “silêncio”, “concentração” e “vontade” são classificadas como:
No trecho: “Ler nos faz pensar, imaginar, questionar e nos coloca em contato com outras formas de ver o mundo.” Assinale a alternativa em que ambos os verbos são irregulares:
Assinale a alternativa cuja palavra possui dígrafo:
Assinale a alternativa em que o uso de “a fim de” está CORRETO:
Colocando as frações 41,32= y x e 65=z em ordem crescente, temos a sequência:
Um tanque tem formato cúbico com aresta de 2 metros. A capacidade máxima desse tanque é:
Assinale a alternativa cujas medidas não podem representar os lados de um triângulo:
Numa proporção, temos que 4 está para 6 assim como X está para 3. Logo, o valor de X é:
Em um triângulo retângulo, um dos ângulos agudos internos é 20⁰, então o outro ângulo agudo interno é:
Ana recebeu o salário do mês. Ela gastou 20% do salário com aluguel, 10% com remédios e 40% com alimentação. Após esses gastos, restaram apenas R$540,00 do salário. Logo, o salário recebido por Ana foi igual a:
De acordo com o art. 8º da Lei Orgânica do Município de Brejo do Cruz, a autonomia do Município se configura, especialmente, pela: Assinale a alternativa INCORRETA:
De acordo com o art. 11 da Lei Orgânica do Município de Brejo do Cruz, são símbolos do Município, EXCETO:
Quem tem seu local de origem natural de Brejo do Cruz, o Gentílico é chamado de: Assinale a alternativa CORRETA:
A Pedra da Turmalina, um marco geológico no município de Brejo do Cruz, Paraíba, terra natal do artista Zé Ramalho, é imortalizada na canção:
A classificação do tipo de resíduo especificado no texto é:
São considerados resíduos sólidos recicláveis, EXCETO:
Quanto a classificação e separação desses materiais, assinale:
Sobre hemorragia, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
O desmaio é a perda súbita, temporária e repentina da consciência, devido à diminuição de sangue e oxigênio no cérebro. Automaticamente o cérebro reage com falta de força muscular, queda do corpo e perda de consciência. As condutas a serem seguidas se a vítima estiver acordada (consciente), são, entre outras, EXCETO:
A corrosão é o resultado da ação da reação de oxirredução entre os materiais e os produtos utilizados ou o ambiente. Ao se tratar de produtos que provocam o processo de corrosão, na corrosão química, é onde os solventes ou agentes oxidantes atacam diretamente algum material. Sobre os materiais corrosivos e de manutenção, assinale:
São legalmente consideradas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, entre outras: I. Coleta, transporte e transbordo de resíduos sólidos urbanos e resíduos de serviços de saúde até a descarga para destinação final. II. Varrição e lavagem de feiras, vias e logradouros públicos. III. Capina, roçagem e poda de árvores. IV. Manutenção de áreas verdes e pintura de meio-fio. V. Desobstrução e limpeza de bueiros, bocas de lobo e correlatos. VI. Triagem e manejo de resíduos sólidos urbanos recicláveis. Estão CORRETOS:
O Corpo de Bombeiros Militar é instituição permanente, organizada com base na hierarquia e na disciplina, cabendo-lhe, entre outras, as seguintes atribuições, EXCETO:

























