É tema prioritário da Política Nacional de Promoção à Saúde:
Analise as afirmativas abaixo sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF). 1. A equipe da ESF deve ter uma equipe multiprofissional composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. 2. A equipe da ESF deve ter uma equipe multiprofissional composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade e agentes comunitários de saúde. 3. A ESF é considerada uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica capaz de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica e de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Uma das atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é participar dos processos de regulação a partir da Atenção Básica para acompanhamento das necessidades dos usuários. Na prática, como os ACS desenvolvem esta atribuição?
No Brasil, a partir da Reforma Psiquiátrica, a Política Nacional de Saúde Mental está pautada em um cuidado territorializado e organizado em redes. Assinale a alternativa que indica corretamente o serviço de referência para casos de saúde mental que necessitem de cuidados mais intensivos e ultrapassem as possibilidades de intervenção conjunta das equipes de Atenção Básica.
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são causadas por agentes como vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas de pessoa para pessoa, principalmente por meio do contato sexual oral, vaginal e anal ou ainda por transmissão vertical, de mãe para filho, no caso de mulheres grávidas. A camisinha continua sendo um método eficaz de prevenção, e, no Sistema Único de Saúde (SUS) também são oferecidas vacinas que protegem contra algumas ISTs. Quais IST podem ser prevenidas também pela vacinação, no SUS?




























