Foi oficialmente confirmada a contratação do Cebraspe para organizar o novo concurso da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte, com vagas para auditor fiscal. O contrato foi assinado em 10 de setembro e consta no Portal Nacional de Contratações Públicas. Na mesma data, o secretário de Administração, Pedro Lopes, anunciou a instituição responsável.
Segundo o termo de referência, a seleção utilizará provas objetivas de múltipla escolha, em caráter eliminatório e classificatório.
Estrutura da prova
A avaliação para auditor fiscal do tesouro estadual ocorrerá em três turnos, com disciplinas distribuídas conforme abaixo.
Turno 1
- Português: 15 questões
- Direito Constitucional: 10 questões
- Direito Administrativo: 10 questões
- Direito Comercial: 5 questões
- Direito Civil: 5 questões
- Direito Penal: 5 questões
- Direito Financeiro: 5 questões
- Economia: 5 questões
- Contabilidade Geral: 20 questões
- História e aspectos geoeconômicos do RN: 15 questões
- Auditoria: 25 questões
- Matemática Financeira e Estatística: 10 questões
- Tecnologia da Informação: 25 questões
Turno 2
- Direito Tributário I (Geral): 20 questões
- Direito Tributário II (Reforma Tributária): 20 questões
- Contabilidade Avançada e de Custos: 10 questões
Turno 3
- Legislação Tributária Estadual: 20 questões
- Processo Administrativo Tributário: 10 questões
Critérios de aprovação
- Alcançar, no conjunto da prova objetiva, pelo menos 92 pontos
- Acertar no mínimo 50% das questões em cada turno
- Acertar, no mínimo, 60% do total de questões do concurso
- Não zerar nenhuma disciplina
Candidatos que não cumprirem os critérios acima serão eliminados.
Publicação do edital e cronograma
Com o contrato assinado em 10 de setembro, a publicação do edital está prevista para ocorrer em até 30 dias após essa data, ou seja, até 11 de outubro. A aplicação das provas está estimada para ocorrer até janeiro de 2026.
Vagas, requisitos e remuneração
O concurso ofertará 100 vagas para auditor, sendo 50 imediatas e 50 para cadastro de reserva. Será exigido nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial prevista é de R$ 32.069,09.
Último concurso
A seleção anterior da Sefaz RN ocorreu em 2004, com 50 vagas para auditor fiscal do tesouro estadual. A organização ficou a cargo da Esaf e o vencimento inicial era de R$ 13.283,64. Na época, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, totalizando 190 questões de múltipla escolha, distribuídas em três blocos:
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa: 20 questões
- Direitos: 20 questões
- Contabilidade Geral: 20 questões
Conhecimentos Específicos A
- Ética do servidor na Administração Pública: 10 questões
- Aspectos geoeconômicos do RN: 10 questões
- Informática: 10 questões
- Processo Administrativo Tributário: 20 questões
- Direito Tributário: 20 questões
Conhecimentos Específicos B
- Legislação Fiscal do Estado: 30 questões
- Auditoria Contábil Fiscal: 30 questões


































