Nesta segunda-feira (8), foi publicada no Diário Oficial do Estado a portaria que institui a comissão encarregada de organizar o primeiro concurso público da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom SP).
Com a portaria, começa oficialmente a fase de planejamento, definição de requisitos e condução de todas as etapas necessárias até a divulgação do edital.
Comissão formada
A Comissão Especial terá três membros titulares e três suplentes, todos servidores da Fundação, e ficará responsável por todo o processo seletivo.
- Aline Camargo Karrasch, membro titular, Gerente de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas; suplente: Lívia Sant'Anna Carvalho.
- Rafael de Oliveira Vilas Boas, membro titular, indicado pela Diretoria de Administração; suplente: Pedro Yukimitsu Ribeiro Tokuzumi.
- Fabiana Cristina Ishikawa Raniero, membro titular, indicada pela Diretoria de Relações Institucionais; suplente: Paulo Roberto da Rosa.
Atribuições da comissão
- Estruturar e detalhar todas as fases do concurso público.
- Mapear conhecimentos, habilidades e competências exigidos para os empregos públicos.
- Definir formatos de provas e critérios de avaliação mais adequados.
- Estabelecer conteúdo programático e, quando necessário, atividades práticas.
- Analisar a pertinência de prova de títulos.
- Elaborar e publicar edital, avisos e comunicados oficiais.
- Executar e acompanhar cada etapa do certame.
- Designar avaliadores e supervisores do programa de formação, em conformidade com a Lei Federal nº 14.965/2024.
- Assegurar integridade do processo, com observância de sigilo, impedimentos legais e vedação à participação de membros com vínculos com preparatórios ou bancas examinadoras.
Próximos passos
Com a comissão instalada, serão levantadas as necessidades de pessoal: quantidade de vagas, cargos a serem providos e requisitos de ingresso.
Na sequência, o grupo elaborará o projeto básico do concurso, que servirá de referência para o recebimento e a análise das propostas das organizadoras. Após a escolha e contratação da banca, o edital poderá ser publicado.
Até o momento, não há definição oficial sobre o número de vagas, cronograma ou datas.
Sobre a Prevcom SP
A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom SP) foi instituída pela Lei Estadual nº 14.653/2011 para administrar planos de previdência complementar de servidores estaduais e, desde 2017, também está autorizada a gerir regimes de outros entes federativos.
Trata-se de entidade fechada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Atualmente, atua em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, além de diversos municípios conveniados.

































