Governo de SC autoriza novo concurso para Polícia Civil com 300 vagas

Processo seletivo promete agilidade, com nomeação e curso de formação garantidos para 2026; detalhes serão divulgados em breve após formalização do aval no Diário Oficial do Estado.
Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Governo de SC autoriza novo concurso para Polícia Civil com 300 vagas

No dia 15, o governador Jorginho Mello autorizou a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil de Santa Catarina, com oferta de 300 vagas destinadas aos cargos de agente e escrivão.

Informação confirmada pela chefia da Polícia Civil

O delegado-geral da Polícia, Ulisses Gabriel, confirmou que o processo seletivo será realizado em ritmo acelerado. O objetivo é garantir que a nomeação dos aprovados e o curso de formação ocorram a tempo de permitir que os novos profissionais estejam atuando já em 2026.

Maior detalhamento deve ser publicado em breve

O número de vagas para cada função ainda não foi especificado oficialmente. Informações detalhadas e a distribuição das oportunidades devem ser publicadas posteriormente em documento próprio, após confirmação e formalização do aval pelo Diário Oficial do Estado.

O anúncio foi realizado durante a cerimônia de formatura dos novos policiais civis aprovados na última seleção, realizada em 2022. Nesse evento, também foram nomeados delegados e psicólogos para as funções.

Unificação dos cargos e mudança de nomenclatura

Mesmo com as vagas autorizadas para os cargos de agente e escrivão, a expectativa é que a Polícia Civil avance com o processo de unificação dessas funções. Caso isso se confirme, a nomeação dos novos servidores já ocorrerá sob o título de oficial investigador de polícia.

Essa alteração segue diretrizes da Lei Geral das Polícias Civis aprovada pelo Governo Federal, estabelecendo uma nova estrutura para as forças estaduais. De acordo com a legislação, as entidades deverão contar com três cargos efetivos, todos com necessidade de diploma de nível superior:

  • Delegado de Polícia: graduação em Direito e experiência mínima de três anos em atividade jurídica ou policial;
  • Oficial Investigador de Polícia: responsável por investigações, com formação superior em qualquer área;
  • Perito Oficial Criminal: atuação em perícia, exigindo graduação relacionada à área de especialidade.

Os Estados deverão ajustar suas legislações internas para adequação ao novo formato proposto pela legislação nacional.

Redução na quantidade de vagas previstas

Inicialmente, o governador havia sinalizado a possibilidade de até 500 vagas, porém a autorização confirmada é para 300 oportunidades.

Resumo do último concurso para Polícia Civil de SC

A seleção anterior ocorreu em 2017, contemplando um total de 394 oportunidades, das quais 200 eram voltadas ao cargo de agente e 194 para escrivão.

Na ocasião, houve mais de 57 mil inscritos. O processo contou com provas objetivas, avaliação física e psicológica, além do curso de formação específico.

Compartilhe:
Aviso sobre o conteúdo
Esta notícia foi produzida com o auxílio de inteligência artificial e pode conter erros, imprecisões ou inconsistências.
Recomendamos sempre consultar os editais e fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos concursos mencionados.