O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo enviou um pedido de autorização para a realização de um novo concurso público, solicitando 839 vagas para o cargo de agente estadual de trânsito. O pedido será analisado pelas instâncias competentes do governo estadual.
Situação atual dos cargos no Detran SP
Atualmente, dos 1.400 cargos previstos para agentes estaduais de trânsito, apenas 561 estão preenchidos. O novo concurso tem o objetivo de reforçar o quadro de servidores para suprir essa defasagem.
Por outro lado, também existem 800 vagas previstas para o cargo de oficial estadual de trânsito, sendo que apenas 254 posições estão ocupadas. No último processo seletivo realizado, 186 novos profissionais foram nomeados.
Requisitos e remuneração para o cargo de agente de trânsito
Para concorrer à função de agente estadual de trânsito, é necessário possuir nível superior completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria B.
A remuneração inicial para este cargo é de R$ 5.430,65, podendo alcançar até R$ 11.544,27 conforme progressos na carreira.
Próximas etapas para realização do concurso
O andamento do concurso depende da autorização oficial, que será publicada pelo Governo do Estado de São Paulo no Diário Oficial. Posteriormente, será formada uma comissão para organizar o certame e escolher a instituição responsável por receber as inscrições e realizar as provas.
Após a contratação da banca organizadora, o edital será finalizado e divulgado ao público.
Informações sobre o último concurso Detran SP
O concurso anterior foi realizado em 2019, ofertando 400 vagas, divididas entre 200 para agente estadual de trânsito e 200 para oficial estadual de trânsito.
O cargo de agente estadual de trânsito exigiu nível superior, enquanto para oficial estadual de trânsito era necessário nível médio completo. As etapas da seleção incluíram provas objetivas e discursivas, avaliando conhecimentos em várias áreas.
Conteúdos cobrados para agente estadual de trânsito:
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Código de Trânsito Brasileiro;
- Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito.
Conteúdos cobrados para oficial estadual de trânsito:
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Código de Trânsito Brasileiro;
- Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito.
O concurso realizado anteriormente teve 150.545 inscritos, demonstrando grande interesse pelos cargos oferecidos pelo Detran SP.


































