Detran RN autoriza concurso com 80 vagas; edital até novembro e provas em janeiro de 2026

Autorizado pela governadora, concurso oferecerá 80 vagas e formação de cadastro de reserva, com foco em melhorar o atendimento e eficiência do órgão após mais de 15 anos sem nova seleção.
Quarta-feira, 3 de setembro de 2025
Detran RN autoriza concurso com 80 vagas; edital até novembro e provas em janeiro de 2026

O Governo do Rio Grande do Norte autorizou um novo concurso para o Departamento Estadual de Trânsito. O ato foi assinado pela governadora Fátima Bezerra nesta quarta-feira, 3, durante visita às obras da sede do órgão, em Natal.

A seleção ofertará 80 vagas para provimento efetivo, além de formação de cadastro de reserva.

De acordo com o governo, o edital está previsto para ser publicado até novembro, e a aplicação das provas deve ocorrer em janeiro de 2026. As datas específicas serão confirmadas posteriormente.

Os cargos contemplados ainda não foram detalhados. A gestão estadual informa que o reforço de pessoal integra um conjunto de melhorias para ampliar a eficiência do atendimento, junto à reforma da sede, cuja entrega é esperada até dezembro.

As próximas etapas incluem a criação da comissão organizadora e a abertura do processo para escolha da banca examinadora, que ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas.

Como foi o último concurso do Detran RN

O certame anterior do Detran do Rio Grande do Norte foi realizado em 2010, sob organização da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na ocasião, foram oferecidas 285 vagas para níveis médio, técnico e superior, em funções como assistente, assessor, analista de suporte, eletricista programador, programador e vistoriador/emplacador.

A seleção atraiu mais de 31 mil inscritos.

A avaliação consistiu em prova objetiva, com a seguinte distribuição de questões:

  • 12 de Língua Portuguesa
  • 6 de Informática
  • 24 de Conhecimentos da área técnica
  • 12 de Legislação de Trânsito
  • 6 de Conhecimentos Gerais
Compartilhe:
Aviso sobre o conteúdo
Esta notícia foi produzida com o auxílio de inteligência artificial e pode conter erros, imprecisões ou inconsistências.
Recomendamos sempre consultar os editais e fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos concursos mencionados.