O edital do concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul está cada vez mais próximo de ser lançado. Recentemente, os gestores e fiscais responsáveis pelo acompanhamento do contrato com o Instituto Avalia, banca organizadora do certame, foram nomeados.
Os responsáveis terão a missão de garantir o cumprimento dos prazos e cláusulas estabelecidos no acordo firmado com a empresa organizadora.
Instituto Avalia é o responsável pela seleção
O Instituto Avalia foi oficializado em junho como organizador do concurso público. Caberá à banca a tarefa de receber as inscrições e aplicar as provas para os cargos ofertados.
Segundo informações do governo estadual, a contratação da organizadora já foi concluída e a expectativa é de que o edital seja divulgado ainda neste mês.
Vagas e cargos disponíveis
No total, serão ofertadas 400 vagas para a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, distribuídas da seguinte forma:
- 300 vagas para investigador de Polícia;
- 100 vagas para escrivão de Polícia.
Para se candidatar a qualquer um dos cargos, será necessário possuir ensino superior completo em qualquer área. O salário inicial está previsto em R$ 5.295.
Outros concursos organizados pela banca
Além do certame para a Polícia Civil, o Instituto Avalia também ficará encarregado do concurso para as carreiras de Gestão de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Também já foram definidos fiscais e gestores desse contrato.
Serão abertas 70 vagas, sendo 50 para agente socioeducativo e 20 para analista socioeducativo. Para ambas as funções, é exigido nível superior e o salário inicial será de R$ 5.295.
De acordo com a Secretaria de Administração, ambos os concursos serão realizados simultaneamente, com o objetivo de promover economia e garantir qualidade na seleção.
Diploma de tecnólogo passa a ser aceito em concursos da PC MS
O concurso da Polícia Civil MS aceitará a participação de candidatos com diploma de curso superior, incluindo graduações do tipo tecnólogo. A alteração, aprovada pela Assembleia Legislativa, amplia o acesso à seleção.
A medida está alinhada ao estabelecido pela Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei Federal nº 14.735/2023), sancionada em novembro de 2023.
Além da ampliação para cursos tecnólogos, podem ocorrer mudanças nas fases do concurso e no curso de formação dos aprovados.
Último concurso da PC MS ocorreu em 2017
A edição anterior do concurso aconteceu em 2017, quando foram oferecidas 180 vagas, sendo 100 para escrivão e 80 para investigador.
Na época, os participantes foram submetidos a diversas etapas, incluindo:
- Prova objetiva;
- Exames médicos e odontológicos;
- Teste de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Análise de títulos;
- Prova prática de digitação.
O conteúdo da prova objetiva incluiu as disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Legislação Institucional;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal.
Para ser aprovado, foi necessário atingir pelo menos 60% do total de pontos e não zerar em nenhuma disciplina.





































